quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

MARAVILHAS TROPICAIS


Musse de Cupuaçu

ingredientes:1 lata de leite condensado1 lata de creme de leitea mesma medida de polpa de cupuaçua mesma medida de leiteModo de preparo:Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 10 minutos.Coloque em uma travessa e leve na geladeira por 2 hrs e esta pronto p servir.Fica muito bom também se na hr de colocar na travessa você colocar uma camada de creme, uma de de biscoito de maisena e mais uma camada do creme

BRASIL um país tropical,



*É originária da Pérsia. A ameixa é uma fruta com caroço, de sabor doce, ligeiramente mais ácida na parte da polpa próxima ao caroço. E existem várias variedades de ameixa, e as mais conhecidas são: a vermelha, a amarela e a roxa. Mas elas podem ser pequenas ou grandes.A ameixa é bastante rica em açúcar, sais minerais como, cálcio, fósforo e ferro, mais algumas vitaminas*UtilizaçãoA ameixa pode ser utilizada naturalmente, e deve ser consumida enquanto está firme, com a aparência fresca e cor viva.A fruta seca tem várias aplicações como: em sorvetes, caldas, pudins, mouse, bolos, licores e refrescos. E também combina com pratos salgados.A procura da ameixa é bastante no final de ano, ou seja, natal e ano novo.É utilizado para combater tosse, Bronquite e anemia.Cultivo*A ameixa se adapta em clima tropical.

BRASIL um país tropical,



Caju
Uma árvore nativa brasileira, caju é o fruto comestível do cajuzeiro. Mas a fruta do cajuzeiro não é o caju e sim, a castanha. É muito fácil de ser encontrada aqui no Brasil.Tem a coloração de amarelo-avermelhada. Ela é rica em vitaminas B, B1, B2, B3, C, ferro, cálcio e fósforo.UtilizaçãoA sua polpa é utilizada na preparação de sucos, vinhos, sorvetes, licores ou doce. Já a castanha (fruto) é bastante usada na culinária nordestina e no mundo todo.Ajuda a proteger as células contra os radicais livres.A madeira e a casca do cajuzeiro são utilizadas e infecções de garganta.CultivoSua ramificação é de porte baixo, chega na altura de 5 a 8 metros.Teve ser plantada no clima tropical, pois a planta é sensível ao frio ou geada.O solo deve ser profundo, evitar plantar no solo compacto.Sua colheita deve ser manualmente. Deve ser colhidos de 7 em 7 dias, caso de aproveitamento do fruto.A colheita é do mês de agosto a janeiro.

BRASIL um país tropical,



Maná - cubiu
*CARACTERISTICA DO MANÁ - CUBIUPlanta aclimatada pela Estação Experimental Santa Luzia às condições de clima da Região Sudeste do Brasil, o MANÁ-CUBIU vem demonstrando ser uma nova e excelente alternativa de agricultura para produtores rurais brasileiros.*MANÁ – CUBIUO cubiú (Solano sessiliflorum) é um fruto bastante nutritivo de sabor e aroma agradáveis.

BRASIL um país tropical,



Romã
*A romã fruta da romãzeira, originária do Irã, a fruta tem um tamanho de laranja e sua cor varia do amarelo ao marrom.*O fruto pode ser consumido ao natural, ou como doce, sucos ou geléias. Tem propriedades terapêuticas e é usada na medicina popular. O suco de romã ajuda a combater câncer de próstata.*A fruta se adapta em climas tropicais e subtropicais.

BRASIL um país tropical,



*Abacate
O abacate é mais um fruto da América central, o abacateiro é uma árvore originada do México. Ele é um fruto comestível do abacateiro e pode ser chamado de abacate, abacado ou pêra-de-advogado. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole que envolve toda a semente.O abacate é muito rico em vitamina A e do complexo de B, e contém ferro, cálcio e fósforo. O abacate é muito rico em calorias, e tem uma alta taxa de gordura e isso impede no tratamento de regime de emagrecimento ou manutenção de peso.UtilizaçãoO abacate é bastante utilizado na área da culinária como, salada temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou sozinho com açúcar, sobremesa, batido com leite e açúcar no Brasil.Suas folhas contém propriedades diurética, e além de conter 20 a 25% de óleo usado em perfumaria.Na Amazônia algumas tribos usam os brotos para combater doenças dos pulmões.Nas utilidades medicinais usada combater a Bronquite, diarréia e tosse.CultivoO Brasil é o quarto produtor mundial. A planta pode atingir uma altura de 20 metros. Sua safra vai de dezembro a fevereiro.

BRASIL um país tropical,




A Banana é um fruto cuja origem é o sudeste do continente asiático.
Esta fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce.
Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira.
Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça.
Elas nascem verdes e quando estão maduras ficam com as cascas amarelas (maioria das espécies) ou vermelhas (minoria).
Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana.
São muito utilizadas na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas.
Uma banaca madura e de porte grande (nanica, por exemplo) pesa, em média, 120 gramas.
A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.
A banana não possui sementes, ela é um fruto sem fecundação prévia.
Aproximadamente, 70% deste fruto é composto por água.
A banana nanica, mais consumida no Brasil, é muito utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira.
Fruto da bananeira, planta das musáceas. Alguns historiadores suspeitam que ela seja mais antiga do planeta. É a fruta mais popular no Brasil. Há vários tamanhos de banana. Aqui no Brasil as mais comuns são a banana-nanica, a nanição, a prata, a maçã, a figo, a d’água, da terra, pai-antônio e são-tomé.A banana é rica em açúcar, sais minerais, carboidratos, e tem um alto valor nutritivo, contêm várias vitaminas do tipo A, B1, B2 e C.UtilizaçãoPode ser consumida ao natural, como sobremesa, crua, assada, cozida ou frita. Doce ou Salgada.Também é apreciada pelos atletas, pois, o amido dá energia e o potássio evita cãibras.Quase não tem gordura, é indicada nas dietas baixas em colesterol.E serve para combater a anemia e asma.CultivoA banana é cultivada desde a Antiguidade. É facilmente cultivável. As doenças causadas pela bananeira, são por fungos, pragas como à broca, que perfura suas raízes. Depois do primeiro ano de plantio, os primeiros cachos já podem ser colhidos. Cada cacho, com cerca de dez pencas, pode pesar até 50 kg.

BRASIL um país tropical,



Graviola

É uma fruta originária da Amazônia. A graviola contém a vitamina C e complexos de B e também sais minerais como cálcio e ferro.UtilidadesA graviola é utilizada para combater a câncer como se seios, próstata, pulmão entre outros. A casca, as raízes, e os próprios frutos são ótimos para combater; a asma, doenças cardíacas, problemas do fígado e artrite.CultivoSua árvore pode chegar a uma altura de 4 a 6 metros, e a graviola se adapta em climas tropicais e subtropicais. O cultivo da graviola é bem recente, e no Brasil destaca-se a Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas e Minas Gerais.

BRASIL um país tropical,



Pitanga
A pitanga é originária do Brasil, pode ser encontrada em muitos lugares do país. A fruta é arredondada, mede de 2 a 3 cm, tendo uma coloração avermelhada, rubra, roxa, vai depender da maduração. Contendo em vitaminas A, complexo de B e C, sendo rica em sais minerais como ferro, cálcio, zinco e fósforo.Pode ser consumida ao natural, como suco, geléias, vinhos, licores e sovertes. É utilizada para combater febres, diarréias, além de ajudar a tratar de verminoses.A pitanga se adapta em climas quente e úmido. A árvore pode chegar a uma altura de 10 metros. Sua safra ocorre duas vezes ao ano nos meses de outubro e dezembro/janeiro. Os períodos de colheita geralmente são nos meses de março a abril e de agosto a dezembro.

BRASIL um país tropical,


É uma fruta originária da Ásia. É muito rica em vitaminas A, B e C e também contém sais minerais como proteínas, Cálcio e Ferro.Se for consumida em excesso, pode ocorrer problemas estomacais, pois ela contém muito tanino.UtilizaçãoSendo consumida ao natural, a fruta tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas.A cerejeira se adapta ao clima frio.

BRASIL um país tropical,



É uma fruta originária da Índia. Rica em sais minerais como ferro, cálcio, fósforo e cloro. Sua casca e dura e da cor marrom, tem a polpa avermelhada e é classificada como legumes.Na culinária, usam-se muito como doces, sorvetes, sucos e conservas. E como medicinal é utilizada como laxantes, cólicas do fígado e verminose. A árvore pode chegar a uma altura de 25 metros. Se adapta muito bem no clima tropical, em regiões úmidas e áridas.

BRASIL um país tropical,



Existem duas espécies de amoras mais comuns que são: amora-preta e amora-brancaGeralmente elas atingem a altura máxima de 15 cm e as amoras não passam de 3 cm.Amoreira-preta é por dentro vermelho-escura e negra por fora, ao contrário das amoras brancas que tem a cor mais rosada. Elas são bastante ricas em açúcar.A amora-preta origina-se da Pérsia e a amora-branca é de da Ásia Orienta.UtilizaçãoEla é utilizada na forma de geléias, compotas, cristalizados, doces em massas, vinagre, vinho, etc. A amoreira é a árvore é a mais utilizada na produção de seda, pois, o fio retirado da larva da mariposa que deposita seus ovos nas folhas na árvore e o nome dessa larva é o bicho-da-seda. E também é usada na produção de xaropes, licores e geléias. Serve para combater a bronquite, catarro e diarréia.CultivoA amoreira nasce em qualquer tipo de clima e solo. No Brasil, as amoreiras crescem muito bem. Adapta-se em qualquer solo, menos aos sujeitos de encharcamento.

BRASIL um país tropical,


A fruta é Originária da Ásia. É uma fruta rica em vitaminas A, C, complexos de B, e também contendo em sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.É bastante usada para combater tosse e anemia. E por ela ser uma fruta rica em vitaminas e sais minerais, isso ajuda nas na formação de ossos e dentes e também evita a queda-de-cabelos.A jaqueira pode chegar a uma altura de 20 a 25 metros, seu tronco tem mais de 1 m de diâmetro. Seu período de safra vai dos meses de janeiro a julho.

BRASIL um país tropical,



Originária da Ásia tropical. É uma fruta de cor variada podendo ser verde ou amarela, pertence a caramboleira, uma árvore que pequena, pode chegar a produzir 200 frutos e podendo durar a cerca de 50 a 70 anos.A fruta com vitaminas A, C e complexo de B e rica em sais como cálcio, fósforo e ferro.A carambola tem um formato curioso, seus gomos são achatados, e quando cortados, têm o aspecto de estrela.UtilizaçãoEla é utilizada para combater a febre, e sua casca serve para prender o intestino.É consumida natural, geléias, caldas, sucos e compotas.CultivoDeve ser cultivada em clima quente e úmido.A carambola é uma planta pouco exigente quanto a solos. Pode ser profundo ou raso.

BRASIL um país tropical,


O melão é originário da Ásia. Contem as vitaminas A e C, e não contém muito Cálcio, Ferro e Fósforo. E tem um grande teor de emetina. O melão é recomendado em meses de calor, pois a fruta é refrescante.O melão maduro é ótimo para calmantes, diurético e laxante e febre. E também é recomendado para as pessoas que tem gota, reumatismo, obesidade, artrite, prisão de ventre, colite, afecções renais, nefrite, cistite e corrimento das mulheres.O melão se adapta em climas tropicais.Os períodos de colheitas vão de dezembro a março e de julho a setembro.

BRASIL um país tropical,


Originária das regiões tropicais da América, incluindo o Brasil. A goiaba é muito rica em vitaminas B1 e C, e ainda contém muitos sais minerais como Cálcio, fósforo e ferro, que ajudam na formação de ossos, dentes e sangue. É indicado para todas as idades.UtilizaçãoA fruta por ter um grande valor nutritivo, ela é muito importante para combater infecções, hemorragias e muitos outros.O chá é muito utilizado para fazer gargarejos, infecções da boca e garganta, irritações vaginais e lavagens de úlceras.Pode ser consumida ao natural e também é bastante usada no preparo de suco, geléia e doce.CultivoA goiabeira é uma planta que se adaptam muito bem regiões do clima subtropical. E se desenvolvem em quase todo território brasileiro. Seu período de safra vai do mês de janeiro a maio.

BRASIL um país tropical,




A árvore que produz o mamão chama-se mamoeiro. Esta árvore produz o fruto durante o ano todo, porém a safra ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro.
Possui um formato oval e sua casca é lisa. Quando está maduro apresenta-se na cor amarela.
Sua polpa interna é macia de cor alaranjada, sendo que no centro existem muitas sementes.
Quando maduro apresenta um sabor doce e suave.
Existem diversas variedades de mamão. As mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.
Cada 100 gramas de mamão apresenta, em média, 50 calorias.
É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo.
Este fruto possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.
A origem deste fruto é a região sul do México.
O mamão é muito utilizado na culinária, principalmente em sucos, vitaminas, doces e até mesmo em saladas.
O mamoeiro adapta-se facilmente em solos de regiões de clima tropical.
O mamão é originário da América Tropical, sendo uma fruta muito rica em sais minerais como Fósforo, cálcio, sódio, ferro e potássio. Sua polpa é de cor avermelhada ou amarela. A fruta contém uma substância muito importante para o funcionamento do aparelho digestivo, que é a papaína. Com um alto valor nutritivo e tem um grande poder medicinal, sendo considerada uma das melhores frutas do mundo.Quando ainda estiver verde, deve ser embrulhado em um jornal, e manter em lugares fresco e escuro.UtilizaçãoO mamão é muito utilizado para as pessoas que tem asma, diabetes, e contém propriedades laxativas e calmantes. Sua resina leitosa é usada em verrugas e calos.É utilizado para combater o câncer, bronquite, doenças de fígado, intestino e muitos outros.O mamoeiro chega a uma altura de 2 a 10 metros, podendo durar até 20 anos.O mamão de adapta muito bem em climas tropicais, O período de colheita é do mês de abril a julho.

BRASIL um país tropical,


É uma fruta típica da Amazônia, o guaraná é pequeno e sua cor é vermelho, parecido coma pitanga, o guaraná nasce em cachos. Era utilizado pelos povos indígenas, antes dos portugueses chegarem, os índios moíam as sementes até virar uma pasta, moldavam em forma de bastão, deixavam secar até ficar duro e depois raspavam e com o pó, eles produziam bebidas que, diziam, garantia vida longa. O guaraná possui cafeína. A fruta é utilizada para fazer os refrigerantes mais vendidos no mundo.A árvore pode chegar a uma altura de 10 metros, tem flores grandes, brancas e muito cheirosas.

BRASIL um país tropical,



A laranja é uma fruta originária da Ásia. A maior parte da produção brasileira de laranjas destina-se à indústria do suco, concentrada no estado de São Paulo, responsável por 70% das laranjas e 98% do suco que o Brasil produz.Ela é muito rica em vitaminas C, e contém sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.UtilizaçãoPor ela ser uma fruta muito rica em vitaminas e sais minerais, com isso, facilita nas principais funções como auxiliar o organismo, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas e queimadura e muitos outros.É utilizada para combater a gripe, asma, apetite e também para a dor-de-cabeça.A arvore é considerada do porte médio, chegando a uma altura de 8 metros. O plantio deve ocorrer nos períodos chuvosos. E o período de safra é de março a setembro e janeiro.

BRASIL um país tropical,



Nome científico:
Annona cherimola x Annona squamosaFamília: AnnonaceaeOrigem e dispersão: A atemoya é intermediária às espécies que lhe deram origem. Produzida por hibridação, na África do Sul e Israel, a atemoya foi introduzida em vários países. Na Flórida, é plantada comercialmente no Sul do Estado. É exportada por Israel e África do Sul, é plantada na Austrália, mas ainda pouco divulgada em outros países. No Brasil, foi introduzida recentemente e já desperta o interesse de alguns produtores, pela sua qualidade, superior à fruta-do-conde.Clima e solo: A atemoya adapta-se a vários tipos de solo, mas prefere os bem drenados.Propagação: É indicada a propagação por enxertia, tanto por borbulhia como garfagem, usando como cavalo ela mesma, a fruta-do-conde ou a cherimoya. Annona reticulata (lisa), também pode ser usada.Variedades: Quanto aos cultivares, os mais conhecidos são Gefner e Page, mas, em São Paulo, o primeiro é mais utilizado junto com African Pride e PR-3. Por isso o seu cultivo exige rigorosos tratos fitossanitários, podas e outros tratos culturais, inclusive o desbaste de frutos.Utilização: É uma fruta típica de mesa, para consumo ao natural; portanto, a sua aparência é muito importante. Serve também para sorvetes, polpa e suco. Seu valor alimentar é principalmente alto para açúcares, mas o apelo e qualidade desta fruta deve-se ao seu aroma e sabor, dados pelos componentes ácidos orgânicos, lipídios, fenóis e constituintes voláteis, especialmente os ésteres.

BRASIL um país tropical,




A árvore que produz este fruto chama-se videira, também conhecida como parreira.
Possui um formato arredondado, podendo ser, de acordo com a espécie, da cor preta, rosada ou verde.
Existem diversas espécies de uva, porém as mais conhecidas no Brasil são: uva itália, niagara, branca e rosada.
É uma fruta rica em sais minerais, tais como: cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio.
Possui também, em quantidade razoável, vitaminas (complexo B e vitamina C).
Não é muito calórica, pois 100 gramas de uva possui, aproximadamente, 50 calorias.
É muito utilizada para a fabricação de sucos, doces, vinhos e geléias.
O sabor da uva varia muito de acordo com o tipo de solo, podendo ser doce, cítrico ou ácido.
É uma fruta típica da região asiática, sendo que o plantio foi introduzido no Brasil na época da colonização portuguesa (século XVI).
É originada no Oriente, chegando aqui no Brasil em 1532. É uma fruta rica em vitaminas C e complexos de B, rica em carboidratos. É uma das frutas mais apreciada pelos homens, desde a mais remota antiguidade.A fruta é muito utilizada como um suave laxante, essa fruta atua contra várias enfermidades do intestino, fígado, abdome, vômitos, anemia e amargo da boca, além de estimular as funções cardíacas. As folhas também são usadas, na forma de chá, elas atuam na menopausa, hemorragia e em acnes (espinhas).Alguns vinhedos chegam a durar em média de 150 anos, Adapta-se em climas tropicais. Sua safra de janeiro a março.

BRASIL um país tropical,




A árvore que produz a maçã chama-se macieira.
A maçã possui um excelente valor nutritivo, pois em sua casca encontramos a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Além disso, é um fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.
É um fruto com propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e cordas vocais. É ótimo também para evitar a constipação intestinal.
As variedades mais consumidas no Brasil são: fuji, gala, red, verde, melrose e Brasil.
Cada 100 gramas de maça possui, em média, 55 calorias e 1,5 gramas de fibras.
É muito utilizada para a fabricação de sucos, doces e também da sidra (bebida alcoólica).
A polpa da maçã é branca, possuindo internamente sementes.
Cada maça pesa, em média, de 100 a 200 gramas.
É um fruto que a necessita de clima frio para se desenvolver adequadamente.
Suas origens são do Oriente Médio, sendo rica em vitaminas e sais minerais, contendo vitamina C, B1, B2 e E, e fibras e potássios, fósforo e ferro.UtilidadesA maçã é recomendada para as pessoas com problemas intestinais, obesidade, reumatismo, gota, enfermidades na pele, diarréia e catarro pulmonar. Sua casca também é usada como chá, para purificar o sangue e como diurético.Aqui no Brasil, a maça é cultivada em São Paulo, a fruta se adapta em clima temperado, como no Sul e Sudeste brasileiro. Seu período de colheita vai de dezembro a fevereiro e março. A árvore pode chegar a uma altura de 10 metros.

BRASIL um país tropical,




A árvore que produz o figo chama-se figueira.
É uma fruta cuja origem é a região do Mediterrâneo.
É um fruto doce, saboroso e com uma polpa consistente.
Externamente possui uma coloração verde clara e roxa. Internamente é avermelhado e possui várias sementes pequenas.
São muito utilizados para a fabricação de doces e compotas. O figo em calda também é muito apreciado na culinária de diversos países.
É uma fruta muito energética, pois possui uma grande quantidade de açúcar.
Ela é rica em fósforo, potássio e cálcio.
Cada 100 gramas de figo possui, em média, 150 calorias.
A casca do figo possui uma consistência porosa.
O figo é uma fruta do figueiro. Ela é rica em vitaminas A, B e C e contendo sais minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio e sódio. A cor da casca pode ser roxa, esverdeada ou vermelha, vai depender da espécie. É tem a forma parecida com a pêra.UtilizaçãoÉ muito utilizada para combater caspa, constipação intestinal, garganta. Ótimo como expectorante (tosse e catarros), caspas e inflamações em geral.CultivoO figueiro pode chegar a uma altura de 8 metros. Adapta-se em climas subtropicais temperados, e o solo profundo. Seu período se safra vai de janeiro a abril.

BRASIL um país tropical,




A pêra é o fruto comestível da pereira, uma árvore do gênero Pyrus, e uma das mais importantes frutas de regiões temperadas.
Conteúdo vitamínico
Possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B12, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo que fortifica o músculo cardíaco essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e sanam alguns problemas de pele.
Ainda contem vitaminas A e C e sais sais minerais incluindo o Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre,
Magnésio, Silício e Ferro
É muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, devido ao seu baixo valor calórico cerca de 53 calorias por cada cem gramas de fruto, Usada em regimes alimentares, devido a sua leveza e textura e de fácil absorção pelo organismo e tratamentos cardíacos, é um bom complemento alimentício, tanto na formação dos ossos, dentes e sangue como mantêm o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Tem muitas fibras, por isso é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.
Apresentação
Quando de boa qualidade apresenta casca firme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.
Forma de consumo
É excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geléias, sorvetes, é também ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte. Quando comidas sozinhas, é costume português pôr açúcar e comer as peras doces.
Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.
Como comprar
De preferência em comprar durante o mês de janeiro, pois é encontrada a preços mais em conta. Mas existe pera importada de fevereiro a setembro.
Por requer um clima quente para produzir fruto, já que as pereiras não são tão resistentes ao frio como as macieiras. O melhor mês realmente em encontrá-las no comércio é sempre no começo do ano, porem estendendo-se até setembro.
Como as maçãs, a fruta da pêra é um pomo. Há milhares de variedades domésticas de pêra. Em áreas tropicais, a palavra pêra pode também ser utilizada para denominar abacate (Persea americana), fruto que não tem parentesco com as verdadeiras pêras.
É uma fruta rica em vitaminas A e C e razoável em vitaminas B1, B2, todas no complexo B. Mas, elas são consideradas a fruta que contém mais sais minerais como sódio, ferro, potássio, enxofre, magnésio, cálcio, fósforo, silício.Com as suas fibras, ela é indicada contra prisão de ventre, inflamação de intestino e bexiga.Na culinária, a pêra é utilizada como sobremesas, tortas, cremes, geléias, sovertes e etc.A planta é do porte pequeno, chegando a uma altura de 1,5 metros. Nativa no cerrado.

BRASIL um país tropical,




O maracujá possui um formato arredondado e sua casca, na fase madura, apresenta-se na cor amarela.. Junto com a polpa, também de cor amarela, encontra-se uma grande quantidade de caroços (sementes).
Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo).
Possui propriedades que funcionam como calmante natural no organismo humano.
Existem várias espécies de maracujás, porém as mais conhecidas são: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá guaçú e maracujá do iguapó.
Os maracujás de casca enrugada possuem a polpa mais doce, enquanto os de casca lisa são mais ácidos (azedos).

Cada 100 gramas de maracujá apresenta, aproximadamente, 70 calorias.
É um fruto que necessita de clima tropical ou subtropical para a sua reprodução adequada.
É muito utilizado na fabricação de sucos, xaropes e sorvetes.

O Brasil é o maior produtor mundial de maracujás.
É rica em vitaminas C, complexos de B, e não é muito rica em sais minerais como ferro, Cálcio e fósforo.Na hora da compra, escolha os de casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchasO maracujá é famoso por suas propriedades calmantes, sendo indicado para combater insônia, agitação, irritação, ansiedade, perturbações nervosas da menopausa, estresse e a diarréia. E também é muito essencial para o crescimento e a queda de cabelos.O maracujeiro é uma planta do clima tropical. Sua safra vai de janeiro a julho.

BRASIL um país tropical,



Coco
O coco é originário do sudeste Asiático. O seu valor nutritivo depende de seu estado de maduração.Quando falamos de coco já vem em mente o coco-da-baía. Porém toda palmeira produz coco.A fruta é bastante rica em vitaminas como A, B1, B2, B5 e C e em sais minerais como potássio, Sódio, Fósforo e Cloro e fibras.UtilizaçãoO coco é utilizado na culinária como preparo de bebidas, pratos doces e salgados. O coco maduro é contra-indicado para as pessoas com problema cardíaco e também para aqueles que possuem o colesterol alto.É utilizado para combater a asma, a falta de apetite, artrite, enjôo e também como calmante.CultivoO coqueiro se apta muito bem em lugares com o clima quente e úmido. No Brasil, seus grandes cultivadores são: Amazonas, Pernambuco, Maranhão e Piauí.Sua altura pode chegar aproximadamente a 30 metros.

BRASIL um país tropical,


O mangueiro é nativo da Índia. A fruta varia do tamanho e cor, pois, existem redondas, alongadas, finas, ect. As cores também variam, umas têm as cascas bem verdinhas, amarelas e vermelhas.A manga é muito rica em vitaminas A, C e complexos de B, e ainda contém muitos sais minerais, principalmente ferro.A manga pode ser consumida ao natural. Na culinária usa-se muito a manga em molhos, conservas e também como pratos exóticos.O xarope de mel e manga é um ótimo expectorante, excelente para a cura de doenças das vias respiratórias. E o caroço da manga cozido é um ótimo vermífugo. Ótimo para combater a asma, anemia, diarréia, sarna e expectorante.A manga é do clima tropical. Seu período de safra é dos meses de novembro a janeiro.Aqui no Brasil, existem mais de quinhentos tipos de mangas.
Na hora de escolher

Segundo Marcelo, manga boa é aquela que está firme. "Manga mole perde o sabor". Já a comerciante Maria das Mercês garante que a fruta só está no ponto exala seu "perfume". "Senão, fica sem gosto", garante. Quando está madura, é bom consumi-la no máximo até dois dias.
Antes de consumir, é necessário lavar a casca. Além de higiene, isso afasta aqueles mosquitos que ficam rondando a fruteira. "Quanto mais madura, mais atrai mosquito", afirma Marcelo
A mais consumida nesta época é a Ubá, seguida da Palmer. Por ter sua safra somente durante três meses, a Ubá é bastante procurada, além de ficar com o preço mais baixo que as outras. Em compensação, a Palmer é maior e quase não possui fibras, além de ser bem doce.

BRASIL um país tropical,



Origina-se da América Tropical. O abacaxi já era cultivado antes do descobrimento do Brasil, pelos indígenas em etensas regiões do Novo Mundo. A fruta é bastante rica em vitaminas C, B1, B6 e contém muito ferro e magnésio e fibras solúveis.UtilizaçõesA fruta serve em vários tratamentos de saúde, substituindo alguns remédios, tais como; circulação, previne dores de garganta, e resfriados e também é boa para quem sofre do fígado. Facilita na disgestão de alimentos protéicos. É muito utilizado na culinária pois, serve para amaciamento de carnes.CultivoO abacaxi é uma planta de clima tropical e subtropical.- O pé de abacaxi é planta semiperene, que pode alcança até 1m de altura. Quando adulto, é constituído de raízes, talo (caule), frutos e mudas.As mudas do abacaxizeiro são classificadas em quatro tipos que são, Coroa (muda do ápice), Filhote (muda do pedúnculo), Filhote-rebentão (muda da região de inserção do pedúnculo com o talo da planta), Rebentão(muda do talo da planta).A fruta dá o ano inteiro, mas as melhores safras são do mês de dezembro e janeiro. A sua polpa é amarelada, doce e ácida.

O abacaxi é uma fruta típica de países tropicais e subtropicais, portanto, não se adapta em regiões de clima frio.
É uma fruta com uma boa quantidade de vitamina C, B1 e A.
O abacaxizeiro costuma florescer na época do inverno.
A parte comestível é a polpa, suculenta e com grande quantidade de água e fibras.
O suco do abacaxi é ótimo para a produção de sucos, sorvetes, cremes, geléias, bolos e outros alimentos.
Do suco do abacaxi é retirado ácido cítrico, ácido ascórbico (vitamina C), ácido málico e bromelina. Este suco natural possui cerca de 12% de açúcar (frutose).
Um abacaxi maduro pesa de 2 a 3 quilos.
Muitas pessoas utilizam a casca do abacaxi para fazer doces.
O abacaxizeiro costuma ser plantado em solos ricos em nutrientes.
Uma boa forma de verificar se o abacaxi está maduro é puxando uma das folhas de sua coroa. Se a folha soltar facilmente é porque o fruto está maduro, caso contrário ele ainda está verde.
As principais pragas que atacam os abacaxizeiros são: cochonilha e a broca do fruto (lagarta da borboleta).

BRASIL um país tropical,


Acerola

São originárias das ilhas do Caribe, Antilhas da América Central e do Norte da América do Sul. A acerola é uma pequena do tamanho de uma Pitanga e é vermelhada. Ela é uma fruta enriquecida de vitaminas A, B1, B2 e B3 e minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio e potássio.CultivoA acerola é uma fruta do clima tropical, mas ela adapta-se bem em regiões do clima subtropical. E os solos profundos são os melhores. A fruta contém muitos nutrientes, com isso, torna-se o ciclo do cultivo mais curto e recebe menos agrotóxico.A colheita deve ser feita a cada dois ou três dias, retirando os frutos maduros e todo o cuidado para não ter lesões no fruto.UtilizaçãoA acerola é consumida ao natural, como sucos, sorvetes, doces, geléias e compotas. Pode ser misturado com outros sucos de frutas como, mamão, manga e laranja.

BRASIL um país tropical








açái

A árvore que produz o açaí chama-se açaízeiro. É uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.
O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.
A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias.
O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios.
Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2.
O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
A indústria de cosmésticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, shampos e outros produtos de beleza.
As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte.
As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).

BRASIL um país tropical


Cupuaçu

É uma fruta nativa da região amazônica. O cupuaçu é rica em vitaminas C A planta é considerada como diurético.UtilizaçãoSuas folhas servem como calmantes, o suco das folhas é utilizado no tratamento de bronquites e infecções renais, o chá da casca serve para o tratamento de diarréia.CultivoNome da árvore pode ser chamado de cupu, cupuaçueiro, cupuaçuzeiro. É uma árvore do porte pequeno, chego mais ou menos a 20 metros. Amadurece nos meses chuvosos de janeiro a abril.

A árvore que produz o cupuaçu chama-se cupuaçuzeiro ou cupuaçueiro. Esta árvore pode chegar a 15 metros de altura.
É uma fruta típica da região da floresta amazônica.
A casca deste fruto é de consistência dura e lisa. Sua cor é castanho-escuro, quase preta.
A época desta fruta é de janeiro a maio.
Possui sementes em sua parte interna, que são envoltas numa polpa branca de sabor ácido.
Esta fruta é muito utilizada para a fabricação de sucos, sorvetes, geléias, vinhos e licores.
O sabor do cupuaçu á azedo, porém muito suave.
Esta fruta é rica em proteínas, cálcio e fósforo.
Com relação às vitaminas, possui vitamina A, B1, B2 e C.
Além das vitaminas e sais minerais, esta fruta é rica em pectina.

Mãos à obra - receitas de sucos deliciosos e refrescantes

Regulador noturno 2 a 3 maçãs e 1 pêra, com ou sem casca Ambas as frutas têm o poder de limpar o intestino, estimular os movimentos peristálticos e a digestão, permitindo uma noite mais tranqüila.
Coquetel paixão 1 rodela de abacaxi com casca, 1 cacho de uvas verdes, 6 morangos Doces, nutritivas e ricas em potássio, as uvas regulam as batidas do coração. O morango limpa o organismo e mantém as glândulas saudáveis.
Brisa de verão 1 laranja sem casca e com a pele branca, lima com casca e 1 pêssego cortados em gomos, xícara de água mineral com ou sem gás, gelo moído O sabor cítrico da laranja e o gosto penetrante da lima ganham a doçura do pêssego. É beber e se refrescar!
Regenerador do sangue 5 cenouras, 6 folhas de espinafre, 4 folhas de alface, nabo, 4 ramos de salsinha As folhas verdes são ricas fontes de ferro, mineral fundamental para a boa oxigenação do sangue. A cenoura dá a pitada de suavidade. Abaixo o colesterol 5 cenouras, maçã, 1 pedaço de gengibre de 1,5 cm, 1 punhado de salsinha Livre de gordura saturada, a combinação afasta o colesterol ruim. O sabor picante fica por conta do gengibre.
Digestivo 170 g de erva-doce, beterraba com folhas, 2 maçãs Além do sabor refinado, a erva-doce alivia a indigestão e ajuda a acalmar o estômago irritado. * Receitas extraídas do livro O Poder dos Sucos, de Jay Kordich (Editora Ática, 217 páginas)

Com gosto de arco-íris - conforme a cor, mudam os nutrientes

Vermelho - tomate, melancia, goiaba e acerola têm ação antioxidante e anticancerígena, previnem o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama. Vermelho / roxo - uva, cereja, morango, ameixa, maçã, figo e beterraba são excelentes para o sistema circulatório, evitam problemas cardíacos e inibem a formação de coágulos sanguíneos.


Laranja - cenoura, manga, melão cantalupe, damasco e caqui fortalecem o sistema imunológico e auxiliam o bom funcionamento dos pulmões.



Laranja / amarelo - laranja, tangerina, papaia, abacaxi, nectarina, pêssego, limão, lima, maracujá e carambola fortalecem o sistema imunológico e evitam alguns tipos de câncer, como o de mama. Amarelo / verde - kiwi, abacate, banana, melão e pepino agem nos olhos, reduzindo o risco de infecções e catarata, além de reforçar o sistema imunológico.


Verde - couve, espinafre, repolho, alface, salsa, coentro e hortelã atuam no fígado, estimulando a produção de enzimas, e ajudam a prevenir câncer de cólon e mama.

Branco / verde - aipo, pêra, uva verde e cacau inibem a formação de coágulos sanguíneos e de tumores no intestino e têm ação antibacteriana, antiviral e
antiinflamatória.


verde Clorofila - grama de trigo ou cevada em seu estágio inicial, folhas verdes em geral e broto de alfafa têm ação direta na produção de hemácias (células vermelhas do sangue), na coagulação do sangue e na prevenção e tratamento da osteoporose. A substância é desintoxicante, fortalece o sistema circulatório e regulariza a função intestinal.

fisgada na barriga

Além disso, os sucos são um ótimo jeito de ingerir frutas e verduras - principalmente para quem não tem esse hábito. Quando chegar das compras, aproveite o embalo e limpe tudo. Lave com bastante água e uma esponja macia. Depois de secas, as verduras vão para a geladeira e as frutas, para a fruteira. Para começar a degustação, ataque com a básica mistura de laranja e mamão. Em pouco tempo você estará se deliciando com a exuberante diversidade de frutas do nosso país. E logo vai descobrir que as verduras podem ficar ainda mais gostosas quando batidas. Em vez de comê-las, beba-as. A quantidade de nutrientes concentrados numa dose de suco é muito maior do que num prato de salada. Basta imaginar que um pé de salsão enche um copo que você bebe numa boa. Mas quem agüentaria mastigar tanto salsão de uma vez só? Tomar suco é tão bom que dá até para transformá-lo numa refeição de verão. Mas não substitua mais de uma refeição por dia (e compense a falta de proteínas adicionando leite animal ou de soja). Vale lembrar que, quanto mais frescos os ingredientes, mais ricos eles são em vitaminas, minerais e enzimas. "Todos esses nutrientes se degeneram com o passar do tempo, pois o fruto ou vegetal colhido e armazenado começa a oxidar-se", afirma Tamara. Portanto, o ideal é abastecer a cozinha com o suficiente para, no máximo, uma semana. O consumo de suco também pede rapidez: tome a bebida logo após o preparo, enquanto ela ainda está viva. Se você errar a medida, congele o excesso no ato.Liquidificador e centrífuga são aparelhos essenciais na cozinha. Ambos fazem bebidas maravilhosas, mas cada um tem sua particularidade. O liquidificador tritura e mistura os ingredientes, preservando toda a fibra. Por isso, precisa de água, suco de laranja ou água de coco na hora de misturar. Já a centrífuga separa as fibras e extrai apenas o sumo dos alimentos, o que aumenta a concentração de nutrientes. Quem prefere sucos sem pedaços vai de centrífuga. Quem quer sentir as fibras, fica com o liquidificador.

*sucos naturais de frutas Sabor de verão

Os sucos são absorvidos pelo corpo em apenas 15 minutos, levando vitaminas e minerais diretamente para a corrente sanguínea Depois do seio materno, seu segundo alimento foi, provavelmente, um suco, que adoçou o corpinho em formação com a suavidade da laranja, da maçã, da pêra. O hábito renasce com força nos meses de verão, pois, com as altas temperaturas, o suor aumenta a perda de líquido e sais minerais. Por ser líquido, o suco de frutas, vegetais e ervas frescas não passa pelo lento processo digestivo. Em apenas 15 minutos ele é absorvido pelo corpo, levando vitaminas, minerais e fitonutrientes diretamente para a corrente sanguínea. Ou seja, num gole você recupera energia e saúde - porque está ingerindo um alimento vivo, natural. No livro O Poder dos Sucos, o americano Jay Kordich, conhecido como o "homem-suco", afirma que graças a eles consegue manter, aos 70 anos, o corpo saudável e vigoroso de 40 anos atrás. "Como acredito firmemente que somos o que comemos, cheguei à conclusão de que introduzir sucos em sua vida vai contribuir para sua saúde cardiovascular, ampliar sua capacidade física, ajudar a baixar sua pressão arterial, dormir bem e ter mais saúde e energia do que pode imaginar", escreveu.É, os sucos são mesmo poderosos. Eles contêm vitaminas, minerais e enzimas essenciais, além de nutrientes de ação antioxidante que ativam o sistema imunológico. Quanto mais rica for a mistura de ingredientes, mais reforçado será o produto final. "Combinar frutas e verduras de cores diferentes diversifica a fonte de nutrientes e cria uma sinergia que potencializa os efeitos benéficos de cada um deles no corpo humano", explica a nutricionista Tamara Mazaracki.

“fruta-do-conde”

O nome de “fruta-do-conde” ou “fruta-da-condessa” ficou registrado porque o Conde Dom Diogo Luiz de Miranda, então Governador da Bahia (1626), gostava muito desta fruta, vinda de Portugal.A fruta possui em sua composição:
*Taninos – Compostos fenólicos com propriedades adstringentes e anti-sépticas. Nos casos de inflamação, favorece a resolução de processos inflamatórios e nas cicatrizações. Tem ação antimicrobiana e antiviral; o tanino presentes nas folhas é eficaz no combate à diarréia.
*Pectina – Um glicídio não absorvido pelos intestinos. Atua como lubrificante e suavizante para a saída do bolo fecal.
*Glicosídeos – Estão presentes e são digestivos, coleréticos e estimulam a produção da bile.
*Vitamina C – Ativa as defesas nas infecções, regulariza as funções da medula óssea e combate o vírus da gripe.*Vitaminas do complexo B (B1, B2, B5) – Ajudam na circulação, mostrando-se eficazes em algumas espécies de cânceres.
*Vitamina K – Pouco conhecida, porém é a base da saúde dos ossos; é indicada a gestantes para evitar hemorragias nos recém-nascidos.Os minerais presentes são o cálcio – que ajuda a manter os ossos fortes, salvando-os da esteoporose, que ocorrem normalmente após a menopausa, ocasião em que as mulheres perdem massa óssea em ritmo acelerado –; ferro, que evita a anemia em crianças e grávidas, e fósforo, necessário para o cérebro e para combater o stress.Uma recente análise de 170 estudos, em dezessete países, realizada pelo Dr. Glayds Block, Ph.D. da Universidade da Califórnia (EUA), confirmou que aqueles que consomem mais frutas e vegetais reduzem em 50% a chance de virem a ter câncer.Neste caso, a fruta-do-conde, ata ou araticum é uma boa pedida – já que, além de todas as outras propriedades que já vimos, é ótima para combater a anemia e a desnutrição, sendo um alimento indicado para as pessoas convalescentes.
*O valor energético de uma dose média de 100g é da ordem de 69 calorias.

Dicas de Saúde: Aveia

Dicas de saúde: Castanha

*Dicas de Saúde: Tomate

hipertensão









O que é hipertensão
Também chamada de pressão alta, a doença corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais. Conheça um pouco mais sobre esse mal que ameaça sua saúde em silêncio



Se há uma doença cujo diagnóstico é fácil e o tratamento não depende de grandes tecnologias, mas apenas do envolvimento e compromisso de médicos e pacientes, ela se chama hipertensão. Apesar disso, a dificuldade de tratamento exerce grande impacto nos índices de mortalidade e incapacidade. Como não apresenta sintomas na maioria dos casos, muitas vezes só vem à tona quando um grave problema de saúde cardiovascular ou cerebral identifica na pressão arterial elevada o maior responsável pelo quadro agudo. É por essa discrição característica que os médicos recomendam a medição a cada seis meses para as pessoas com histórico familiar da doença. Para os demais, uma vez ao ano.

Mas, afinal, o que significa esse mal? Para começar, vamos entender o básico: o coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de vasos de maior calibre chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é 'empurrado' contra a parede dos vasos sangüíneos. A tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial. Essa pressão está sujeita a uma série de variações: fatores de estresse físico e mental (tecnicamente chamados neurohumorais), comportamentais e ambientais.



Entenda as medidas


A hipertensão arterial ou pressão alta é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (maior ou igual a 140/90 mmHg). Estes índices podem causar lesões em diferentes órgãos como cérebro, coração, rins e olhos.

Quando a pressão arterial é medida, dois números são registrados. O maior, chamado pressão arterial sistólica, é a pressão do sangue nos vasos, quando o coração se contrai para impulsionar o sangue para o resto do corpo. O menor, chamado pressão diastólica, é a pressão do sangue nos vasos quando o coração encontra-se na fase de relaxamento (diástole).

O sinal vermelho dispara depois que o esfigmomanômetro (aparelho específico utilizado em consultas rotineiras) registra uma pressão igual ou acima da máxima recomendada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), ou seja, 140 mmHg (milímetros de mercúrio) por 90 mmHg - ou 14 por 9 na linguagem comum. Nessa hora, a dificuldade dos médicos é convencer o paciente de que irá precisar de tratamento. "A hipertensão não é considerada assassina silenciosa à toa. Ela é assintomática e a maioria das pessoas demora de 10 a 15 anos para descobri-la. Sinais de tontura e dor de cabeça relatados pelos pacientes ocorrem quando a doença já está instalada há tempos", explica o médico Artur Beltrame, da SBH



A Síndrome Metabólica

O que torna a pressão alta tão perigosa é a dificuldade em se reconhecer sua causa, principalmente porque mais de um fator pode estar envolvido no mau funcionamento do sistema de irrigação sangüínea. Segundo Décio Mion, do Hospital das Clínicas de São Paulo, em mais de 90% dos casos, o distúrbio está relacionado de uma só vez à herança genética, má alimentação (abuso de sal e gordura), consumo excessivo de álcool, tabagismo e peso extra. Por isso se manifesta geralmente na fase adulta e, dependendo do grau de elevação e do empenho do doente para ter uma saúde mais equilibrada, pode regredir com adoção de melhores hábitos.



Também chamada de pressão alta, a doença corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais. Conheça um pouco mais sobre esse mal que ameaça sua saúde em silêncio









FARMÁCIA ALOPÁTICA - Dicas de Saúde - Depressão






**Esta é uma doênça terrível, que gera uma grande polêmica!
As industrias de remédios faturam muito dinheiro, os psiquiátras e psicólogos se contradizem, na minha opnião , "Depressão é uma doênça da ALMA".

*Qual é a tua opnião?

**Os 10 mais...(Você concorda?)**

*Iogurte. Meu lema é "um iogurte por dia". Carregado com nutrientes, como o cálcio construtor de ossos sadios, proteínas, vitaminas B e bactérias que auxiliam a ter um sistema imunológico saudável e colocam nosso trato gastro-intestinal na linha. Um grande alimento ou lanche portável e fácil de encontrar.


*Aveia. Sim, aveia! É uma grande fonte de energia de longa duração, cheia de vitaminas e minerais benéficos para o coração (não somente um slogan, mas cientificamente comprovado).



*Salmão. Mais rico em gorduras que os outros peixes, porém uma gordura que é essencial para nossa pele, cérebro, coração e artérias. O que mais poderíamos pedir de uma comida gordurosa e saborosa?



***Legumes. São alimentos que provêm muita energia, vitaminas e minerais, assim como uma proporção quase igual de proteínas de qualidade incluídas na lista de alternativa para carnes. Legumes também contêm uma grande proporção de fibras solúveis e insolúveis, fitoquímicos que combatem doenças e, como a aveia, provêm energia de longa duração.



* Repolho. Ok, posso escutar agora, argh repolho? Repolho é um vegetal crucífero como brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas. Escolhi o repolho por causa da sua versatilidade. Vegetais crucíferos contêm vários fitoquímicos que combatem câncer, assim como vários outros nutrientes. Repolho pode ser comido inteiro ou cortado, cru ou cozido, e ainda pode ser adicionado a sopas, saladas e sanduíches. Eu adiciono repolho vermelho todos os dias à minha salada.


*Tomate. O tomate cozido recentemente recebeu fama por sua grande quantidade de licopeno, um fitoquímico que combate doenças e é especialmente conhecido por ajudar a combater o câncer de próstata. E, já que o tomate é tão popular, versátil, amplamente disponível por todo o ano, eu o classifico como uma superestrela. Beba suco de tomate (um ótimo supressor de apetite natural) e coma muito molho de tomate.


*Espinafre. Ainda que o espinafre esteja na lista dos 10 mais, isso não se deve à sua quantidade de ferro, a qual não é facilmente absorvida por nosso organismo (desculpe Popeye). Entretanto, o espinafre contém todos os fitoquímicos para saúde de nossos olhos. De fato, a retina em nosso olho contém a maior concentração de pigmentos fitoquímicos. Espinafre também possui grande quantidade de vitaminas B, então é bom para nosso coração, nervos e para o crescimento de novas células (já ouviu falar recentemente do folato para prevenção de doenças neurológicas em recém-nascidos?).

*Batata doce. Cheia de amido, doce e carregada de carotenóides, vitamina C e vitaminas B, a batata tem apenas em torno de 120 calorias para cada 12 centímetros. Se formos criativos, podemos ter a batata de várias formas como uma mini-refeição ou lanche.


*Pipoca. Você deve estar indagando, pipoca? Sim, alimentos de lanche são importantes e a pipoca encabeça a lista. Com poucas calorias, muito pouca gordura (se estourada com ar quente), e ainda leva muito tempo para ser comida (bom para os que gostam de estar sempre comendo). Pipoca tem a maior quantidade de fibras para um alimento de lanche também. Não a coma somente no cinema!

*Banana. Está na minha lista já que quase todo mundo adora bananas, porém a maioria pensa que elas o farão engordar. Bem, uma banana média tem em torno de 120 calorias e é carregada com potássio, vitamina C e amido. Bananas também são versáteis. Matam a fome ao serem adicionadas à salada de frutas ou ao cereal; fortificam um milk-shake; cabem em qualquer sacola. Coma uma na corrida ou então a compre num estande de frutas de rua.

*Queijo cottage. Tudo bem, isso dá 11 alimentos, porém não pude resistir. Adoro queijos, e o cottage é um bom substituto para o queijo de cabra na salada, ricota no prato de massas e o queijo no omelete. Ainda posso adicionar o queijo cottage à aveia ou fazer minha receita de salada com pouca gordura com ele. Queijo cottage é rico em proteína, cálcio, e quando escolhemos o tipo com pouca gordura temos uma grande fonte de laticínio rico em cálcio. Vamos dar uma chance ao queijo cottage?


Então aí estão somente alguns alimentos que entraram na lista para serem ingeridos mais freqüentemente, o que provavelmente é mais fácil do que seguir a lista dos maus alimentos deliciosos que não podemos comer.



* Vamos ser prudentes,pois cada organismo responde de uma forma diferente,o que pode ser benéfico á uns pode não ser para outros.**Siga sempre orientação médica!!!A intenção é abordar assuntos sobre alimentação saúdavel e outras dicas, sempre relacionadas á levar uma vida saudavel.Sua participação é de extrema importância, pois assim, a recíproca será de *Neste tópico, vamos ser prudentes,pois cada organismo responde de uma forma diferente,o que pode ser benéfico á uns pode não ser para outros.**Siga sempre orientação médica!!!A intenção é abordar assuntos sobre alimentação saúdavel e outras dicas, sempre relacionadas á levar uma vida saudavel.Sua participação é de extrema importância, pois assim, a recíproca será de benefício á todos que aqui poderão mudar seu estílo de vida acrescentando o fundamentalá longividade...VIDA!!Um abraço á todos e pratiquem alguma atividade física
( Com acompanhamento médico )
************************************************************************************************************************************************************************************************************

*** DICAS DE SAÚDE ***


O livro Alimentação e Saúde de A a Z best-seller contém dicas sobre as compre propriedades nutricionais e editorial sol 90 (ed.) terapêuticas dos alimentos, livraria para que o seu dia a Alimentação & Saúde de A a Z: Bem Estar dia seja ainda mais saudável.Fonte de energia e saúde, a alimentação é entretanto responsável pelo desenvolvimento e premiado correto funcionamento do editorial sol 90 (ed.) organismo, em cada sucesso etapa da vida - da concepção Alimentação & Saúde de A a Z: Bem Estar à velhice. Além de saciarem a fome, os nutrientes ajudam a prevenir problemas de autor saúde ou aliviar sintomas leitura de doenças já editorial sol 90 (ed.) instaladas. Essa propriedade compre dos alimentos é conhecida há milênios, Alimentação & Saúde de A a Z: Bem Estar mas nos últimos tempos, com o avanço das pesquisas cientificas, muito do que era escritor crença virou constatação e, venda cada vez mais, editorial sol 90 (ed.) tem-se comprovado a premiado eficácia do "pão nosso de cada Alimentação & Saúde de A a Z: Bem Estar dia" na conquista e na manutenção de uma vida saudável.