domingo, 8 de fevereiro de 2009

PROPRIEDADES DA LINHAÇA


Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos da semente de linhaça moída. Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO DA LINHAÇA PARA O ESTADO DO CANADÁ e dos Estados Unidos,têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça, previne ou cura as seguintes doenças :
CÂNCER:
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc., A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais LIGNINA que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades.Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.-
BAIXA DE PESO:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida.Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.
- SISTEMA DIGESTIVO:
Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.Lubrifica e regenera a flora intestinal.Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino.Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.
SISTEMA NERVOSO:
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta ( esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para o cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais neuurotransmissores (reanimações naturais) .
- SISTEMA IMUNOLÓGICO:
A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento.A linhaça é útil para o tratamento da ANEMIA.
- SISTEMA CARDIOVASCULAR:
É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias,esclerose múltipla, trombose coronária, pressão alta arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim . O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada TAGLANDINA, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.-
DOENÇAS INFLAMATÓRIAS:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "ITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amigdalite, meningite , etc.
- RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS:
O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelo

Yoga



Imobilidade no yoga - "Na imobilidade é que você poderá perceber o seu corpo, onde está necessitando se alongar, etc. Na sequência rápida por exemplo, não dá tempo de o corpo receber a mensagem do cérebro de que o músculo precisa se alongar. A tendência do músculo é contrair para aguentar impacto e força, quando há a permanência na imobilidade, o corpo percebe quais locais estão precisando de alongamento, de 'ajustes' e deixa que o músculo se alongue, pois já 'percebeu' que não vai sofrer impacto naquela área, percebe que o comando é para alongar"


O yoga é uma tradição milenar, um corpo de ensinamento elaborado e completo, onde não se pode mudar nada, a não ser a abordagem, para que seja mais compreensível para época, lugar ou cultura onde é praticado. Acho importante rever os princípios básicos do yoga, existem tantos desvios, tantas alterações no que se pratica hoje, que vou apontar de novo seus preceitos básicos.


A primeira característica das posturas, (chamadas de asanas) é o alongamento dos músculos depois de terem sido relaxados. Para que esse alongamento seja feito nos limites de segurança, devemos ficar relaxados, executar movimentos lentos e buscar a passividade completa, mas com atenção, interiorização sobre a zona de estiramento.


No texto anterior

falei da importância da permanência na imobilidade para ultrapassar os limites corriqueiros de alongamento dos músculos, mas a imobilidade prolongada nas posturas é uma condição essencial para que o asana revele seus efeitos específicos. Vou começar pelo aspecto físico.


Movimentos no yoga e vísceras
O aluno, principiante ou avançado, terão de buscar a imobilidade total e rigorosa.A princípio cada postura mexe com a coluna vertebral: torção, flexão, extensão, lateralização, desencadeando efeitos profundos na medula espinhal que circula dentro da coluna vertebral e sobre as correntes nervosas que estão ao longo da coluna. Cada flexão atua poderosamente sobre a medula, sobre as raízes nervosas que saem da coluna pelos orifícios de conjugação das vértebras e sobre a corrente de gânglios do sistema simpático.
Porém, a natureza nos equipou de um sistema de segurança para que cada movimento não desencadeie IMEDIATAMENTE efeitos sobre as vísceras. O que seria de nós se cada movimento provocasse um efeito sobre o fígado ou o intestino? Os movimentos corriqueiros não têm efeitos sobre as vísceras, porque essas mesmas vísceras têm reações demoradas.
Se nós imobilizamos o corpo numa determinada posição que atua sobre a raiz nervosa e que é ligada a um órgão definido, depois de algum tempo – geralmente alguns segundos – uma reação acontece no órgão. Quanto mais longa a permanência, mais efeitos sobre o órgão solicitado. Lembre que o yoga coloca o corpo em situações “não usuais” e não em situação “antifisiológica”. Raramente existe uma contraindicação, os efeitos são sempre benéficos. A imobilidade é a única condição para atuar profundamente nas vísceras. Sem imobilidade não existe esta ação. Quer você seja principiante ou avançado, vale a mesma regra.Uma torção, por exemplo, não terá os mesmos efeitos se a imobilidade for curta (terminar logo, entrar na postura e sair sem ficar na imobilidade pelo menos entre 6 e 10 respirações, quanto mais, melhor) ou dinâmica (sequências rápidas, como se estivesse fazendo exercícios, abdominais por exemplo), ou prolongada (permanecer na postura enquanto respira e enquanto o corpo se “adequa, se ajeita”, se alonga).
Modificação das circulações

A imobilidade prolongada numa posição determinada vai modificar profundamente a circulação sanguínea. O exemplo mais evidente é a postura sobre a cabeça. Nesta postura, por gravidade, o sangue vai irrigar melhor o cérebro durante alguns minutos, usando sistematicamente a força da gravidade.
Isso faz parte do yoga. Olhando a postura sobre a cabeça, parece evidente esse resultado, mas as posturas gerais do yoga foram elaboradas levando em conta e usando a força da gravidade. Cada asana condiciona a circulação sanguínea, a permanência na imobilidade permitirá usar da melhor forma esse recurso.O sangue tem tendência a se acumular para as partes baixas do corpo - pergunte para quem fica em pé o dia todo.

Cada posição do corpo, cada asana, re-aloca a massa sanguínea para uma determinada parte do corpo. Essa postura do diamante “vajrasana”, banha os órgãos digestivos de sangue renovado pela oxigenação da respiração lenta e tranquila, e massageia esses órgãos pela ação do diafragma. Uma permanência prolongada irá amplificar os efeitos benéficos.
Um outro sistema circulatório que se beneficiará dessa imobilidade prolongada será o sistema linfático, responsável pela nossa resistência imunológica. Os numerosos nódulos do sistema linfático são cheios de células defensoras de nossa saúde.Quando há uma infecção, esses nódulos incham e dentro do nódulo ou do gânglio ocorre uma luta química contra os invasores.A circulação linfática é muito mais lenta que a sanguínea, porém, o sistema é comparável ao *sistema de retorno venoso e depende de 3 fatores:
- Linfa - A diferença de pressão:
a rede pode ser comparada às águas da chuva. As gotas descem e vão formando os riozinhos, que formam os rios e correm para as partes mais baixas.
LinfaDa zona de pressão maior até zona de pressão menor: a linfa é coletada na região do pescoço, onde existem canais coletores maiores. Só por gravidade podemos influenciar no conteúdo destes coletores.- Líquido cefalorraquidiano: o liquido cefalorraquidiano que banha o cérebro pode ser comparado a linfa, mesmo que ele tenha um ritmo mais lento, será beneficiado pelo mesmos princípios de funcionamento do a sana.
Contrações musculares

As contrações musculares contraem as veias e impulsionam o sangue em direção ao coração e as válvulas impedem o refluxo do líquido para baixo. As contrações musculares também, ajudam na coleta da linfa pela rede. Quando essas circulações são lentas, as células são carregadas de toxinas, perdendo sua vitalidade: é imprescindível livrar o corpo dos “lixos” tóxicos.
Infelizmente uma vida sedentária não propicia a circulação dos líquidos do corpo, ao contrário: existe estagnação mortal.
Respiração

A cada inspiração forma uma depressão no tórax, que é criada pela sucção sobre a totalidade da rede linfática e venosa. A respiração yogica, completa, lenta e profunda é o ator principal dessas circulações. Durante a postura, o corpo se adapta e, gradativamente, a respiração fica mais ampla e mais confortável: o centro de gravidade da respiração só desloca durante IMOBILIDADE rigorosa.

Ativador especial e específico ao yoga: a força da gravidade
O que ativará todas essas funções durante o asana será a força da gravidade. A aceleração das circulações é uma garantia de um bom abastecimento de cada célula. A saúde de cada célula se reflete sobre a saúde geral.Mesmo quando a postura parece simples, como a vajrasana (do diamante, acima), os efeitos são profundos, desde que tenha permanência na imobilidade. Mesmo que o adepto não sinta nada, a não ser uma sensação de calor em certas partes do corpo, ou certa pressão, coisas profundas acontecem em cada órgão.
Imobilidade prolongadaO tempo de duração da imobilidade determina o grau de intensidade de uma postura. Mesmo que o praticante seja flexível, ele se depara com as mesmas preocupações e colhe os mesmos benefícios.Existem, a grosso modo, quatro graus de intensidade, determinados a partir tempo de permanência:Grau inferior: imobilidade de um a dois minutos. Menos tempo que isso não se trata de asana, mas de ginástica ou movimento cotidiano. É a permanência média em uma postura que o ocidental costuma ficar.Grau médio: de dois a cinco minutos. Aumentando a permanência, um pouco a cada semana, o praticante verá seus limites expandidos. Parece-me importante apontar que passando do segundo minuto, o corpo encontra seu jeito de respirar e mais conforto. O que fica impaciente realmente não é o corpo, é a mente. A imobilidade rigorosa é uma benção para o corpo e um desafio para a mente. Seria bom praticar a cada dia, uma ou duas posturas, com duração maior.Grau superior: de cinco até 15 minutos. Aos poucos o adepto prolonga a duração. É geralmente o máximo que um aluno ocidental pode aguentar, sem a assistência séria e direta de um “guru” ou professor qualificado.Grau máximo: trabalhando à vontade.... Até três horas! Além de 15 a 20 min de permanência, a vontade está testada. Seria interessante saber quais são os efeitos profundos dessa permanência. Ela é citada nos tratados clássicos, mas isso quase nunca acontece.
A imobilidade prolongada é um fator essencial e rigoroso do sucesso do asana. O adepto deve se sentir como “uma estátua que respira”. É sob essa condição que o asana desvendará sua mágica.
Por que a imobilidade é tão importante?
Na imobilidade é que você poderá perceber o seu corpo, onde está necessitando se alongar, etc. Na sequência rápida por exemplo, não dá tempo de o corpo receber a mensagem do cérebro de que o músculo precisa se alongar. A tendência do músculo é contrair para aguentar impacto e força, quando há a permanência na imobilidade, o corpo percebe quais locais estão precisando de alongamento, de 'ajustes' e deixa que o músculo se alongue, pois já 'percebeu' que não vai sofrer impacto naquela área, percebe que o comando é para alongar.
É o tempo que a mente precisa para receber as informações, as percepções e enviar os comandos para que o corpo obedeça o que a postura está pedindo. Como você viu, quer seja um adepto avançado ou um principiante... Não faz diferença. Você pode começar hoje que seus órgãos e seu sistema imunológico já agradecem!

*Sistema de retorno venoso:
Na grande circulação sanguínea, o sangue rico em oxigênio é bombeado do ventrículo esquerdo do coração, onde segue para todo o organismo e “ retorna pelo sistema venoso” até as veias cava superior e inferior, chegando ao átrio direito do coração com o sangue pobre em oxigênio.





'Dicas' para voltar ao peso: desintoxicar o organismo e reeducação alimentar

Se você não resistiu às delícias gastronômicas das festas de final de ano, se excedeu nas bebidas e agora está com um enorme sentimento de culpa por ter cometido tanto exagero, saiba que uma alimentação desintoxicante pode amenizar o estrago que esse período de mesa farta muitas vezes provoca.
É muito comum nessa época do ano as pessoas ganharem peso, principalmente porque para muitos, além das festas comemorativas, o período de férias faz com que haja um descuido com a alimentação. Sorvetes, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras e guloseimas à beira-mar passam a fazer parte do cardápio de muitas pessoas.
Para que o organismo se recupere de tanta agressão, é importante haver nos dias seguintes um repouso e uma alimentação adequada à base de alimentos e bebidas leves. O processo de desintoxicação envolve a retirada de alimentos industrializados do cardápio, além de alimentos refinados, ricos em sal, cafeína, açúcares e aqueles providos de aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde.
O objetivo é eliminar do cardápio, por alguns dias, todos os compostos que comprovadamente prejudicam o organismo, causando inchaço, elevando as taxas de colesterol e triglicérides e propiciando o aumento de gordura corporal.
Mas... durante quantos dias?
Esse tipo de alimentação pode ser usado somente por períodos curtos, ou seja, por até 3 a 5 dias, pois pode comprometer a saúde, uma vez que geralmente não existe um equilíbrio nutricional e as necessidades individuais de cada pessoa muitas vezes não são atendidas plenamente. Dessa forma, este tipo de dieta é contra-indicada para grávidas, idosos, crianças e pessoas com doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes, etc.
Dieta desintoxicante saudável
Uma dieta de desintoxicação saudável deve ser baseada em frutas, vegetais e líquidos, e deve estar sempre associada a alimentos protéicos de baixas calorias.
Veja a seguir, algumas dicas de como praticá-la:
- Consuma muitas frutas, hortaliças e sucos de frutas ao longo do dia (à vontade); não consuma batata, mandioca, abacate e beterraba;
- Tempere a salada com limão, ervas, vinagre e utilize pouco sal;
- Faça sucos naturais, sem açúcar;
- Pela manhã, não deixe de consumir 1 copo de leite ou iogurte desnatado;
- Coma 1 porção (100g) de carne magra no almoço e outra no jantar (peixe ou frango sem pele); prepare-os cozidos ou grelhados;
- Consuma duas porções de cereais integrais (granola, barrinha de cereal, aveia, etc);
- Tome muito líquido durante o dia (pelo menos 2 litros).
Vale água, água de coco e chás sem açúcar;
- Uma dica preciosa é consumir os chás derivados da planta Camellia sinensis (chás verde, branco ou vermelho) que por serem diuréticos ajudam na eliminação de toxinas pelo corpo mais
rapidamente;- Alimente-se de 3 em 3 horas.
Reeduque sua alimentação
Após o processo de desintoxicação, é importante retomar a alimentação equilibrada, que oferece todos os nutrientes que o organismo necessita para a manutenção do peso corporal, além da saúde física e mental. Se você está acima do peso e precisa reeducar os hábitos alimentares, veja a seguir algumas dicas que poderão ajudá-lo(a):
- Faça algumas trocas como laticínios integrais por desnatados/lights e queijos amarelos por queijos magros.
- Prefira carnes magras (peixe e peito de frango são os mais adequados), dando preferência aos grelhados, assados e cozidos.
- Corte as frituras do cardápio.
- Os doces são muito calóricos, então prefira as frutas e gelatina diet na sobremesa.
- Antes de devorar o prato principal, coma um belo prato de salada, e não esqueça também de aumentar a ingestão de frutas e água (pelo menos 8 copos ao dia). Chá verde gelado pode ser uma ótima opção nesses dias quentes.
- Mexa-se: exercícios espontâneos (subir escadas, por exemplo) e programados (caminhar, pedalar, nadar, etc) são fundamentais para a saúde e conquista do novo peso.

Vitamina C protege a pele de radicais livres

Sabemos que é fundamental proteger a pele da formação dos radicais livres, substâncias que causam envelhecimento precoce da pele. Uma bela opção em ingrediente ativo para esta finalidade é a vitamina C. Na alimentação ela está disponível em frutas cítricas, tomate, verduras frescas e cruas.
Em cosméticos a vitamina C exerce uma ação anti-oxidante sobre a pele, protegendo-a do envelhecimento acelerado e estimulando a formação de colágeno - que recheia a pele, dando o conteúdo interno, é como o recheio do colchão, dá o volume ao rosto - e favorecendo o clareamento de manchas.
Como a vitamina C é muito instável, a indústria de matérias-primas desenvolveu formas estáveis e bem mais ativas dessa substância. Saiba o que procurar nas fórmulas, nos rótulos de seu cosmético vitaminado:


Para a pele

Mais efetivas que o ácido ascórbico(a Vitamina C pura), são seus derivados e misturas de complexos, pois potencializam seus efeitos e agregam outros benefícios.
A vitamina C oleosa, Ascorbil tetraisopalmitato, é muito interessante, pois além do efeito clareador da pele, promove síntese de colágeno e efeito anti-radicais livres, ajudando também na ação anti-acne.
A mistura do ácido ascórbico com uma planta canadense, Rumex Occidentalis, tem ação despigmentante, com grande efeito inibitório da enzima tirosinase. Esta inibição reduz a formação de pigmentos cutâneos, permitindo controlar a tonalidade da pele.
Cor da pele uniforme O complexo formado por fosfato de ascorbil magnésio, que é um derivado da vitamina C estável, somado ao extrato de uva-ursi não apenas inibe o progresso do escurecimento da pele, como também reduz efetivamente a pigmentação existente, deixa uniforme a tonalidade da pele.


Para o cabelo

Os derivados de vitamina C no cabelo agem de três formas distintas: como antioxidante (ascorbato de cálcio e ascorbato de magnésio), evitando a rancificação dos lipídeos naturais que protegem o fio, e também como favorecedor da homogeneidade e densidade do fio (principalmente o fosfato de ascorbil magnésio).

Melhoram ainda o brilho do cabelo, devido a ação micro-esfoliante suave da cutícula, deixando a superfície do fio mais homogênea e refletiva da luz. Além disso, diminuem a porosidade da fibra capilar, contribuindo para maior resistência à quebra e formação de pontas duplas.

Espinafre é bom para aumentar os músculos, diz estudo




Um estudo norte-americano diz ter comprovado que o espinafre pode ajudar a aumentar os músculos. A tese, defendida nos desenhos animados do marinheiro Popeye, foi testada em laboratórios por especialistas da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey. Os cientistas extraíram esteróides encontrados nas folhas da verdura e avaliaram sua ação quando em contato com amostras de tecido muscular humano. Eles perceberam que os esteróides aumentaram a velocidade do crescimento dos músculos em até 20%. Os especialistas acreditam que o esteróide age diretamente sobre proteínas, transformando-as em massa muscular.
O estudo, publicado pela "New Scientist", repetiu os testes com ratos e observou que o efeito foi o mesmo. Os pesquisadores afirmaram, no entanto, que quem deseja contar com a ajuda do espinafre para ficar mais forte deve comer pelo menos 1 quilo da verdura diariamente. Estudos anteriores sugerem que o espinafre pode ajudar pessoas com excesso de peso a emagrecer, ao diminuir a velocidade da digestão de gordura e prolongar a sensação de saciedade. Outras pesquisas também já mostraram que a verdura pode aumentar a capacidade cerebral.

EM EXCESSO, ESPINAFRE FAZ MAL, AFIRMA NUTRICIONISTA
Segundo estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), a ingestão de grandes quantidades dos fatores antinutricionais presentes no espinafre pode ter efeito tóxico. A orientadora da pesquisa, Jocelem Salgado, sugere que as pessoas dêem preferência a outros vegetais folhosos em substituição ao espinafre, como couve, brócolis, folha de mostarda, agrião e leguminosas como fontes alternativas de cacio e ferro.
Por que devemos tomar cuidado com o espinafre
------------------------

O espinafre é um dos alimentos vegetais que mais contém cálcio e ferro. Entretanto, esses dois minerais são pouquíssimo aproveitados pelo nosso corpo, já que o alto teor de ácido oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização desses minerais pelo nosso organismo. Os estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir com a absorção do cálcio presente em leites e seus derivados.
Esse fato sugere que o espinafre em uma refeição pode reduzir a biodisponibilidade de cálcio de outras fontes que são consumidas ao mesmo tempo. Por isso, se no seu almoço você comeu uma torta de queijo com espinafre, tenha certeza que grande parte do cálcio do queijo não foi utilizada pelo seu organismo.
Outra grande preocupação é o possível efeito tóxico que a ingestão de grandes quantidades dos fatores antinutricionais presentes na planta pode causar nas pessoas. Com o objetivo de avaliar todos esses problemas, uma pesquisa, que resultou em uma tese de mestrado, foi desenvolvida na ESALQ/USP sob minha orientação. O estudo intitulado "Avaliação química, protéica e biodisponibilidade de cálcio nas folhas de couve-manteiga, couve-flor e espinafre" teve como objetivos verificar se determinadas plantas podiam ser utilizadas na dieta humana, sem causarem prejuízos à saúde e o bem-estar do indivíduo.

Ômega-3 e Ômega-6 Em Busca do Equilibrio Perdido

O Que São:

São ácidos graxos poliinsaturados, essenciais para uma dieta saudável, porque os humanos não podem sintetizá-los e precisam obtê-los através dos alimentos.

Para melhor entendermos onde se encontram, façamos primeiro um esquema dos tipos de gorduras conhecidas:

Gorduras Saturadas:

carnes vermelhas
laticínios integrais e derivados
óleos: de côco, de cacau, de palmeira

Gorduras Poliinsaturadas

ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3: peixes gordos (água fria), sementes e óleo de canola, sementes e óleo de linho, abacate...
ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-6: óleos vegetais de milho, soja, girassol
ÓLEOS MONOINSATURADOS: azeitonas e azeite (ou óleo de oliva), de algodão, de milho; sementes e óleo de canola
Óleos Transgordurosos ("TRANS"):

Nome derivado de transverso, devido à sua estrutura de átomos se apresentar de forma invertida.

São produzidos a partir de óleos ricos em ômega-6 por hidrogenação, processo industrial que transforma os óleos líquidos em pastosos, pelo contato do hidrogênio, para dar aos alimentos uma aparência crocante, cremosa, aumento do tempo de vida útil do produto na prateleira, ou seja, leva mais tempo para deteriorar, barateando o processo de produção para a indústria, mas, por outro lado, as pesquisas científicas mais avançadas estão indicando cada vez mais que, em termos de saúde, está saindo mais caro para quem os consome.

Alguns exemplos de produtos que contêm gorduras "trans":

margarinas
molhos para saladas prontos
batatas fritas em pacotes e de fast-food
congelados
salgadinhos de pacote
maioneses
bolos prontos, biscoitos recheados, bolachas tipo cream crackers..
pipocas de microondas
achocolatados

Na verdade, a preocupação dos médicos e cientistas que pesquisam o assunto é que ainda há muitos alimentos prontos para o consumo existentes no mercado que, por não trazerem em seus rótulos a especificação do teor de gorduras "trans", estão sendo consumidos inadvertidamente. Um avanço neste setor é que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que, a partir de agosto de 2006, todos os produtos são obrigados a trazer em seus rótulos, além das outras especificações do alimento, o conteúdo dessas gorduras.
A PERDA DO EQUILÍBRIO

Em tempos remotos, por sua própria condição errante, nomádica, sempre em busca do alimento, o homem tinha obviamente uma dieta muito mais rica em frutas, fibras, vegetais, peixes, caça e, naturalmente, um padrão mais equilibrado em relação aos ácidos ômega-3 e ômega-6, numa proporção de quase 1:1, ou seja, uma parte de ômega-3 para cada parte de ômega-6. Além do que, tudo isso requeria um esforço físico e uma necessidade de constante movimento, o que fazia dele um ser NÃO SEDENTÁRIO.

Na idade moderna, com a fixação do homem à terra, através do desenvolvimento da agricultura, o aparecimento dos grandes cidades, das grandes indústrias, e, conseqüentemente, da pressão pelo consumo mais fácil, dos alimentos processados, e aí chegamos na alimentação, esse equilíbrio foi se perdendo e se deteriorando, e, hoje, está por volta de 10-20: 1, ou seja, consumimos apenas UMA parte de alimentos contendo ácidos graxos ômega-3 para 10 a 20 partes de alimentos contendo os ácidos graxos ômega-6, o que se configura em uma desproporção inédita. Além disso, tornamo-nos seres SEDENTÁRIOS.

>>Ou seja, a dieta ocidental caracteriza-se pela falta de ácidos ômega-3 e tem excesso de ácidos ômega-6<<
DE QUE FORMA ESSE DESEQUILÍBRIO PODE ATUAR NO ORGANISMO

Essa desproporção crítica nos deixou expostos à numerosas doenças, e muitas de suas conseqüências já são registradas pela literatura médica:

saúde mental: percepção da memória, doenças degenerativas como arteriosclerose, Alzheimer, depressão grave
doença cardíaca coronária (representa 50% da mortalidade cardiovascular total),
agregação de plaquetas (trombose),
vários tipos de câncer
vasoconstrição
elevação pressão arterial;
elevação dos triglicerídeos no sangue
asma;
psoríase;
colite ulcerativa
doenças ósseas
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM EQUILÍBRIO MAIS COERENTE?

Não se pode mudar da noite para o dia e recuperar a perda ocorrida durante quase toda a evolução humana, mas, o que se aconselha com urgência é tentar reverter esse desequilíbrio da melhor forma que pudermos, e no início toda a mudança pode fazer uma grande diferença. O ideal seria chegar a uma proporção de DUAS PARTES OU MENOS DE ÔMEGA-6 PARA UMA PARTE DE ÔMEGA-3.

Alguns exemplos dos benefícios obtidos quando consumimos mais alimentos ricos em ômega-3:

são necessários para o crescimento
são essenciais para o sistema nervoso e cardiovascular
atuam desenvolvimento ocular e do cérebro
propriedades antiinflamatórias, antitrombóticas, antiarrítmicas, vasodilatadoras
reduzem os lipídios no sangue
auxiliam na regulação da coagulação do sangue, da pressão sangüínea e da imunidade...

SUGESTÕES PARA A BUSCA EQUILÍBRIO

Na hora de compor sua dieta, sugerimos ter em mente que o equilíbrio aqui mencionado é uma necessidade vital, não uma obrigação. Portanto, nossa primeira sugestão é usar o bom senso!

mais peixes (2 a 3 vezes por semana), preferentemente os de água fria, (atum, enchova, salmão, truta, sardinha)
mais verduras e legumes (espinafre, mostarda...
mais frutas (diariamente)..abacate
nozes e noz pecan
preferência para margarinas enriquecidas com ômega-3
óleos recomendados: oliva e canola
grãos e sementes (ervilhas, feijões...)
evitar óleos "trans" (hidrogenados): margarinas, maionese, molhos prontos, frituras,
evitar alimentos fritos e, principalmente, as frituras de imersão e de alta temperatura, que podem destruir os ácidos ômega-3;
diminuir o consumo de gorduras saturadas (carnes vermelhas, laticínios e derivados
atividade física sob todas as formas, sempre com orientação de um profissional de saúde;

ONDE QUEREMOS CHEGAR

Em termos mais filosóficos, se acreditamos que somos aquilo que comemos, talvez a pergunta que podemos fazer é: será que estamos gostando dessa identidade?

Nessas últimas três décadas de experimentação desse estilo de vida ?prático? será que nossa saúde ganhou ou perdeu?

Também lembramos que nosso padrão cultural, a aí se inclui nossos hábitos alimentares, é repassado para as novas gerações, o que nos impõe uma certa dose de responsabilidade, se não quisermos ver nossos jovens desenvolvendo certas doenças, antes características de um envelhecimento natural, e morrendo cada vez mais cedo, o que já aparece nas estatísticas científicas.

Os pesquisadores trabalham, primordialmente, com pesquisas em populações humanas, e essas pesquisas mostram claramente que existem certas tendências em nossas populações, principalmente a ocidental, como o constante crescimento da obesidade, doenças cardíacas coronárias, morte súbitas, cânceres etc. em indivíduos cada vez mais jovens.

Uma das pesquisas mais importantes, da qual nasceu o conceito da Dieta do Mediterrâneo, envolveu os habitantes da Ilha de Creta (Mediterrâneo), e mais tarde abrangeu os outros países da bacia do mediterrâneo, cujas populações tinham mantido em sua dieta o equilíbrio entre os ácidos essênciais ômega-3 e ômega-6 praticamente inalterado.

Talvez estejamos no limiar de uma nova revolução, uma vez que, infelizmente para muitos, essa inércia, disfarçada de conforto, já cobrou um preço bem caro!


Estudo diz que Omega 3 Detêm Câncer de Próstata


O salmão está entre os peixes cuja carne é rica em gordura ômega 3

O estudo, publicado pela revista especializada British Journal of Medicine, indica que as células cancerosas não conseguem migrar para tecidos saudáveis quando o paciente tem uma alimentação rica em gorduras do tipo ômega 3, encontradas nos peixes gordurosos.

Os cientistas, baseados no Hospital Christie, de Manchester, testaram os efeitos de dietas ricas em dois tipos de gordura, a ômega 3 e a ômega 6, encontrada em nozes, sementes e óleos vegetais.

No entanto, o efeito da gordura Ômega 6, que também traz importantes benefícios para a saúde, em pacientes de câncer de próstata é o inverso: o estudo indica que a transmissão das células doentes para a medula óssea foi aumentada.

'Fontes de energia'

Os pesquisadores acreditam que as células cancerosas podem utilizar as gorduras ômega 6 como fonte de energia para manter a sua alta taxa de reprodução e criando moléculas que controlam a migração.

"É possível que uma dieta saudável e balanceada com estes dois tipos de gordura, já que é a quantidade de ômega 3 necessária equivale a apenas a metade da quantidade de ômega 6, impeça a proliferação do câncer", afirmou o pesquisador Mick Brown.

O chefe da equipe de cientistas, Noel Clarke, também suspeita que uma dieta equilibrada entre os dois tipos de gordura possa conter o câncer de próstata.

"Essa dieta pode ajudar a manter o câncer dentro da própria próstata, onde ele pode ser monitorado com segurança e mais facilmente combatido com cirurgia ou radioterapia."

Ômega 3 protege contra câncer de esôfago

O consumo adequado de ácidos graxos ômega 3 pode melhorar a composição de lipídios no esôfago, reduzindo o risco de câncer nesta região. Pelo menos é no que acreditam os autores de um novo estudo publicado esta semana no American Journal of Clinical Nutrition. Este estudo é mais uma peça no quebra cabeça sobre os efeitos positivos dos ácidos graxos ômega-3, encontrados principalmente nos peixes. No presente estudo foi observado que após 6 meses os indivíduos que consumiram ômega 6 também apresentaram uma diminuição de uma enzima envolvida no processo inflamatório, a COX-2.

Ômega-3 é importantíssimo para bebês prematuros

Após 6 anos de estudos, pesquisadores da Universidade de Adelaide demonstraram que altas doses de ômega-3 administrados pelo leite materno melhora o desenvolvimento mental de prematuros. O DHA (ácido docosaexaenoico) não é produzidos suficientente nos bebês até que completem 33 semanas gestacionais, porém com a suplementação evitou-se atrasos no desenvolvimento cognitivo. Meninas que receberam o leite rico em DHA mostraram um desenvolvimento melhor, o que demonstra que talvez bebês do sexo masculino necessitem de doses ainda maiores. O leite materno é o melhor alimento para qualquer bebê até os 6 meses de vida. Mesmo que o seu bebê tenha nascido antes do esperado não desista de amamentar. Fazer a ordenha do leite e oferecer em um copinho é muito importante e deve ser repetida até que o bebê seja capaz de sugar sozinho. O leite materno fornece os nutrientes que o seu bebê precisa em cada momento e ainda confere ao recém nascido proteção extra já que anticorpos são passados pelo leite da mãe para o filho.

Ômega-3 ameniza sintomas de depressão na menopausa

Mais uma pesquiza mostrou que suplementos de ômega-3 diminuem os sintomas depressivos relacionados à menopausa. De acordo com cientistas da Universidade de laval o ômega-3 é interessante uma vez que observam-se raríssimos efeitos colaterais. O óleo também confere proteção contra doenças cardiovasculares. Os autores do estudo publicado este mês no the Amercan Journal of Clinical Nutrition, advertém que o suplemento não trouxe benefício à mulheres com depressão severa. Como entretanto, foi observado uma melhora naquelas com depressão leve a moderada sugere-se que mulheres que tenham a intenção de fazer uso do ômega-3 consulte um nutricionista pois este deverá estudar a melhor dosagem e também fazer a prescrição concomitante de antioxidantes. O ômega-3 também é encontrado naturalmente em diversos tipos de peixes, por isto o consumo desta fonte protéica é muito importante.