O mangueiro é nativo da Índia. A fruta varia do tamanho e cor, pois, existem redondas, alongadas, finas, ect. As cores também variam, umas têm as cascas bem verdinhas, amarelas e vermelhas.A manga é muito rica em vitaminas A, C e complexos de B, e ainda contém muitos sais minerais, principalmente ferro.A manga pode ser consumida ao natural. Na culinária usa-se muito a manga em molhos, conservas e também como pratos exóticos.O xarope de mel e manga é um ótimo expectorante, excelente para a cura de doenças das vias respiratórias. E o caroço da manga cozido é um ótimo vermífugo. Ótimo para combater a asma, anemia, diarréia, sarna e expectorante.A manga é do clima tropical. Seu período de safra é dos meses de novembro a janeiro.Aqui no Brasil, existem mais de quinhentos tipos de mangas.
Na hora de escolher
Segundo Marcelo, manga boa é aquela que está firme. "Manga mole perde o sabor". Já a comerciante Maria das Mercês garante que a fruta só está no ponto exala seu "perfume". "Senão, fica sem gosto", garante. Quando está madura, é bom consumi-la no máximo até dois dias.
Antes de consumir, é necessário lavar a casca. Além de higiene, isso afasta aqueles mosquitos que ficam rondando a fruteira. "Quanto mais madura, mais atrai mosquito", afirma Marcelo
A mais consumida nesta época é a Ubá, seguida da Palmer. Por ter sua safra somente durante três meses, a Ubá é bastante procurada, além de ficar com o preço mais baixo que as outras. Em compensação, a Palmer é maior e quase não possui fibras, além de ser bem doce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário