segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"



CUPUAÇU E BURITI PODEM EVITAR CÂNCER DE PELE


Um filtro solar à base de óleo extraído da fruta do buriti ou da gordura da semente do cupuaçu deverá ser desenvolvido pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) em parceria coma Vita Derm para ajudar no combate e na prevenção ao câncer de pele. Empresa brasileira especializada na fabricação de produtos de beleza e estética, a Vita Derm deverá se aliar ao governo do estado, através da fundação de tecnologia, na luta contra o câncer de pele, responsável por 6% dos casos de câncer no Brasil.
O projeto é de autoria da Funtac e apoiado pelo médico e senador Tião Viana (PT-AC), articulador do envolvimento da Vita Derm com as pesquisas. O projeto está orçado em R$ 320 mil, patrocinado pela própria Vita Derm, e deverá estar concluído dentro de um ano. O novo produto deverá ser distribuído inclusive pelo SUS (Sistema Único de Saúde) às pessoas com propensão a desenvolver o câncer de pele. O senador destacou que o projeto é importante porque é vinculado à idéia de sustentabilidade e preservação da Amazônia, "com a floresta produzindo riquezas e benefícios à humanidade sem ser destruída".
Foi Tião Viana quem conseguiu envolver a Vita Derm com o projeto. A seu convite, o fundador da empresa, Marcelo Schulman, chega a Rio Branco nesta sexta-feira e à noite deverá fazer palestra ao empresariado local, na sede da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), sobre sua experiência de industrial cuja atividade começou em 1984, no interior de uma pequena farmácia de manipulação e hoje possui uma indústria de 10 mil metros quadrados, com capacidade de produção de 600 mil unidades por mês. A Vita Derm também está se preparando para investir R$ 30 milhões na construção de mais quatro fábricas no país, uma delas na Amazônia, para aproveitar produtos naturais da região, os fármacos e fitoterápicos.
O empresário também deverá falar sobre o potencial dos cosméticos na economia e sobre a importância do componente natural e amazônico neste segmento cada vez mais crescente da indústria brasileira e mundial. É cada vez mais crescente o número de pesquisas que apontam a importância de fitocosméticos extraídos de produtos naturais encontrados apenas na Amazônia no auxilio e combate a vários fatores de riscos para determinadas doenças. Schulman deverá conhecer a área de pesquisas da Funtac, no Distrito Industrial. A idéia é fazer com que a fundação de pesquisas do governo do Acre possa vir a ser parceira do empresário na montagem, no Acre, de um projeto de aproveitamento das essências de fitoterápicos e fármacos amazônicos na indústria da beleza, da estética e saúde.
O desafio à Funtac para que desenvolvesse pesquisas no setor também partiu de Tião Viana, após ouvir, em suas andanças pelo Acre, reclamações de boa parte da população em relação à falta de apoio do sistema de saúde pública para a prevenção ao câncer de pele. Uma dessas reclamações partiu de um pequeno produtor de leite de Plácido de Castro, Geraldo Ribeiro, que pediu ao senador que intercedesse em Brasília para que o SUS (Sistema Único de Saúde) também contemplasse as pessoas com pré-disposição de desenvolver câncer de pele – como é o seu caso - com a distribuição do filtro solar. "O filtro solar é muito caro, senador. O SUS bem que poderia distribuir isso para a gente", pediu Ribeiro, com o que Tião Viana concordou plenamente.
O SUS (Sistema Único de Saúde) dispõe de tratamento medicamentoso para pacientes portadores de câncer de pele, mas a medicação não inclui o filtro solar, produto de extrema necessidade e custo elevado. "Quando o produto estiver pronto e sendo adquirido pelo SUS, inclusive a preço de fábrica, poderá ser perfeitamente distribuído para as pessoas que precisam, principalmente para os trabalhadores que são obrigados a se exporem ao sol sem a devida proteção" disse o senador.
O envolvimento da Vita Derm com o projeto é importante porque esta empresa, com sede em São Paulo, distribui seus produtos em mais de 350 localidades de todo o Brasil e também os exporta para países da Europa e da África. Além disso, em dois anos consecutivos, a empresa foi eleita pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios uma das melhores franquias do Brasil.
"Depois da fábrica de camisinhas em Xapuri, estou convicta de que temos condições de irmos muito mais adiante", disse a engenheira florestal Tânia Guimarães, dirigente da Funtac, ao anunciar que a instituição tem amplas condições de aprofundar as pesquisas nesta área. O projeto vem sendo coordenado pela farmacêutica Sílvia Luciane Basso, gerente de projetos naturais da Funtac. De acordo com a pesquisadora, "para os moradores da Amazônia, a utilização de filtros de proteção solar é um fator necessário devido à alta temperatura e a exposição a altas doses de radiações ultravioleta e infravermelho". Nos casos de pacientes que desenvolvem ou apresentam pré-disposição em desenvolver câncer de pele, essa exposição pode ser letal.
De acordo com estudos desenvolvidos pelo projeto, há dez anos as estatísticas mostravam que, para cada 80 casos de câncer, apenas um era diagnosticado como de pele. O número se tornou ameaçador: agora, para cada 17 casos, um é de câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele ainda detém uma das maiores taxas do mundo, correspondendo a 25% de todos os casos diagnosticados no país. A radiação ultravioleta natural, proveniente do sol, é o maior agente etiológico da doença.
Segundo o projeto desenvolvido por Sílvia Basso, para atender a população acreana que necessita de filtro solar como complemento a um tratamento médico específico, seria necessário ao desenvolvimento de uma loção hidratante com um aditivo vegetal amazônico e ecologicamente correto. A manteiga de cupuaçu e o óleo do buriti têm propriedades hidratantes em especial para peles sensíveis, com alto índice de vitaminas A e D, o que permitirá a incorporação de um FPS – Fator de Proteção Solar – ideal para este tipo de paciente.

Funtac informa que pesquisas estão adiantadas


Segundo o presidente da Funtac, César Dotto, à instituição, através de seu laboratório de produtos naturais, caberá a realização do controle de qualidade de matéria prima e o desenvolvimento de produtos fitocosméticos ou fitoterápicos. A manteiga de cupuaçu a ser estudada será da comunidade do Projeto Reca, na BR-364, e o óleo de buriti virá da região do Vale do Juruá.
De acordo com os técnicos da Funtac, nesta primeira fase, será feita uma avaliação físioquímica e crematográfica para a identificação de uma das duas matérias-primas estudadas. A partir daí, será então desenvolvida a loção básica acrescentada do aditivo escolhido, em três diferentes concentrações, para facilitar a incorporação do fator de proteção solar.
Definida e estabilizada a loção base, será incorporado um fator de proteção solar com a concentração adequada segundo a resolução 237 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Após esta fase, serão produzidos três lotes distintos de 50 unidades cada, com os quais serão realizados o controle de qualidade do produto final e os testes microbiológicos.
A Anvisa exige que uma empresa da área, devidamente cadastrada pelo setor competente, terceirize e se responsabilize pelos testes. Vencida todas essas etapas, será realizada uma loção hidratante com fator de proteção solar com a condição ideal para a obtenção de registro junto a Anvisa e produção em larga escala. "Se tudo correr bem, é algo para muito próximo", previu César Dotto.
Na Funtac, também estão em fase de estudos um sabonete natural à base do melão-de-são-caetano para escabiose – também conhecida como sarna norueguesa, doença de pele contagiosa transmitida pelo contato direto entre pessoas – e um xampu de andiroba destinado ao combate à pediculose, doença provocada pela infestação de piolhos.

FONTE:A gazeta

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"




AÇAÍ TEM ANTIOXIDANTES NATURAIS BENÉFICOS À SAÚDE
Super fruta

Um importante alimento dos habitantes na Amazônia, que também é consumido de Norte a Sul do Brasil, tem se tornado cada vez mais popular em outros países, como os Estados Unidos:
o açaí.
Por ser comercializado como uma "superfruta" em mercados norte-americanos, que destacam os potenciais efeitos benéficos para a saúde, um grupo de pesquisadores da Universidade Texas A&M tem estudado o açaí desde 2001.Antioxidantes do açaí
O mais recente resultado da pesquisa traz nova boa notícia aos consumidores do fruto da palmeira Euterpe oleracea. Em artigo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, os cientistas descrevem que os antioxidantes contidos no açaí são absorvidos pelo organismo humano.
O estudo envolveu 12 voluntários, que consumiram açaí em polpa e na forma de suco, esta última contendo metade da concentração de antocianinas - pigmentos que dão cor às frutas - do que a versão em polpa. Os dois alimentos foram comparados com sucos sem propriedades antioxidantes, usados como controle.
Amostras do sangue e da urina dos participantes foram tomadas 12 e 24 horas após o consumo e analisadas. Segundo os pesquisadores, tanto a polpa como o suco apresentaram absorção significativa de antioxidantes no sangue após terem sido consumidos.Vantagens do açaí
"O açaí tem baixo teor de açúcar e seu sabor é descrito como uma mistura de vinho tinto e chocolate. Ou seja, o que mais podemos querer de uma fruta?", disse Susanne Talcott, principal autora do estudo, do qual também participaram cientistas das universidades do Tennessee e da Flórida.
Segundo ela, trabalhos futuros poderão ajudar a determinar se o consumo do açaí pode resultar em benefícios para a saúde com relação à prevenção de doenças para que possa ser possível fazer recomendações seguras sobre as quantidades adequadas a serem consumidas. O grupo do qual faz parte tem estudado a ação do açaí contra células cancerosas.Super alimento
"Nossa preocupação é que o açaí tem sido vendido como um superalimento. E ele definitivamente tem atributos notáveis, mas não pode ser considerado uma solução para doenças. Há muitos outros bons alimentos e o açaí pode ser parte de uma dieta bem balanceada", disse Susanne.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"


GOIABA REDUZ COLESTEROL E AJUDA NO EMAGRECIMENTO


Seu aroma inconfundível faz com que seja facilmente identificada, seja na feira, no varejão, no supermercado ou mesmo na rua. Encontrada em qualquer época do ano, a goiaba é uma fruta muito saudável, saborosa e versátil. Pode ser consumida ao natural ou em sucos, doces e geléias.
Originária da América Central e do Sul, a fruta possui alto valor nutritivo, pois contém grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis.
Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável conforme a maturação do fruto. A cor da polpa também varia, podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes.

PROPRIEDADES MEDICINAIS

A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias, auxilia no combate a infecções e hemorragias. Também fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Porém, deve ser evitada por pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou apresentam intestino preso.
A espécie de polpa vermelha é benéfica na redução do colesterol e da pressão sangüínea. Isso acontece porque a fruta é rica em licopeno e em fibras solúveis. Este tipo de fibra possui a capacidade de se ligar aos ácidos biliares interferindo na absorção de gorduras. Ingerir um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides.
Achou a goiaba demais? Pois além de todas essas vantagens, a fruta ainda possui baixas calorias. Uma unidade com 100 gramas, por exemplo, tem pelo menos 57 calorias. Até o famoso Romeu & Julieta é uma opção de sobremesa mais light. A clássica combinação de goiabada (30 gramas) com uma fatia de 25 gramas de queijo prato soma apenas 171 calorias.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"



FARINHA DE MARACUJÁ REDUZ A ABSORÇÃO DE GORDURA






A casca da fruta transformada em farinha pode diminuir a taxa de açúcar no sangue e reduzir a absorção de gorduras pelo organismo. Ela surgiu no mercado de produtos naturais com a incrível fama de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que realmente favorece a quem tem diabetes. Mas, com o passar do tempo, a farinha de maracujá em pó vem apresentando excelentes resultados como bloqueador de gordura.
A pectina, substância encontrada na casca da fruta, se transforma em uma espécie de gel não digerível, e provoca sensação de saciedade, além de ser responsável por inibir a absorção das gorduras encontradas em alguns alimentos. "A ação de bloqueio das gorduras, promovida pela pectina, é mais suave que a dos remédios utilizados com esse mesmo intuito, porém, sua atuação é ainda mais eficaz", afirma Maria Laura Alvares Lobo, farmacêutica responsável da Meissen, que oferece ais uma opção de suplemento alimentar lançada pela Meissen, empresa que atua há 46 anos nesse segmento, para quem quer cuidar da saúde com um produto natural e altamente qualificado.
Outra informação importante sobre seu consumo, é que a farinha de maracujá faz uma "limpeza" no organismo, ajudando a eliminar diversas toxinas, que uma vez acumuladas, podem prejudicar o funcionamento dos órgãos e desequilibrar o metabolismo. "Para que seu efeito seja ainda mais potente, o ideal é ingerir mais água, pelo menos 2 litros por dia", conclui a farmacêutica.

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"

"NOSSA CAIXINHA DE MUSICA"