sábado, 21 de fevereiro de 2009

DICAS DE SAÚDE


Perguntas e respostas sobre endometriose
O QUE É ENDOMETRIOSE?Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. Endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação.
ONDE SE LOCALIZA? Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga, e parede da pélvis.
QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS?
O principal sintoma da endometriose é a dor, às vezes muito forte, na época da menstruação. Dores para ter relações também são comuns. Mas muitas mulheres que tem endometriose não sentem nada. Apenas têm dificuldade em engravidar. Por outro lado ter endometriose não é sinônimo de infertilidade, muitas mulheres com endometriose engravidam normalmente. 30 a 40 % das mulheres que tem endometriose tem dificuldade em engravidar.
QUAIS AS CAUSAS?
Há diversas teorias sobre as causas da endometriose. Há evidências que sugerem ser uma doença genética. Outras sugerem ser uma doença do sistema de defesa. Na realidade sabe-se que as células do endométrio podem ser encontradas no líquido peritoneal em volta do útero em grande parte das mulheres. No entanto apenas algumas mulheres desenvolvem a doença. Estima-se que 6 a 7 % das mulheres tenham endometriose
GRAUS DA DOENÇAPara finalidades didáticas a endometriose foi classificada em graus de I a IV. Na prática verificou-se que estes graus não refletem obrigatoriamente a gravidade da doença ou suas chances de tratamento. Muitas vezes uma endometriose grau I é pior, em termos de fertilidade e sintomas, que uma de grau IV.
DIAGNÓSTICOO diagnóstico de suspeita da endometriose é feito através da história clínica, ultra-som endovaginal na época da menstruação, exame ginecológico, e alguns exames de laboratório. A certeza, porém, só pode ser dada através do exame anatomopatológico da lesão, ou biópsia. Esta pode ser feita através de cirurgia, laparotomia, ou, preferível, laparoscopia. Laparoscopia é um procedimento de exame e manipulação da cavidade abdominal através de instrumentos de ótica e/ou vídeo bem como de instrumentos cirúrgicos delicados que são introduzidos através de pequenos orifícios no abdome. É um procedimento cirúrgico realizado geralmente com anestesia geral.
TRATAMENTO
Atualmente não há cura para a endometriose. No entanto a dor e os sintomas dessa doença podem ser diminuídos. Atualmente não há cura para a endometriose. No entanto a dor e os sintomas dessa doença podem ser diminuídos. As principais metas do tratamento são: . Aliviar ou reduzir a dor. . Diminuir o tamanho dos implantes. . Reverter ou limitar a progressão da doença. . Preservar ou restaurar a fertilidade. . Evitar ou adiar a recorrência da doença. O tratamento cirúrgico pode ser feito com laparotomia ou laparoscopia. Os implantes de endometriose são destruídos por coagulação a laser, vaporização de alta freqüência, ou bisturi elétrico. A decisão cirúrgica é importante. A maior parte dos sucessos terapêuticos ocorre após uma primeira cirurgia bem planejada. Cirurgias repetidas são desaconselhadas, pois aumentam a chance de aderências peritoneais tão prejudiciais como a própria doença. O tratamento clínico de formas brandas em mulheres que não pretendem engravidar pode ser feito com anticoncepcionais orais. Há certo consenso entre os estudiosos que o pior a fazer é não fazer nada já que a doença é evolutiva. Em mulheres que pretendem engravidar o tratamento pode ser feito com cirurgia e tratamento hormonal ou tratamento hormonal e depois cirurgia. O mais importante no tratamento da endometriose é o planejamento das ações terapêuticas em comum acordo com o planejamento da gravidez pelo casal. Em casos muito severos a gravidez só será possível através de técnicas de fertilização assistida e inseminação artificial.

"DICAS DE VERÃO"
















10 superalimentos que ajudam a emagrecer
A liga cheia de poderes especiais derrota a balança e combate doençasDieta saudável é sinônimo de variedade no prato, como você já sabe. Mas que tal incluir nessa seleção alguns alimentos superpoderosos quando o assunto é combater os quilinhos a mais? Não, não é história de gibi: essa liga cheia de boas intenções existe e tem todos os seus mistérios revelados pelo oráculo de nutrição do Minha Vida, Roberta Stella. Munida de todo seu aparato técnico, infalível contra qualquer gordurinha mais saliente, ela indica em primeira mão 10 delícias (entre elas, bebidas) favoráveis ao emagrecimento e à longevidade (nossa nutri tem um cardápio especial para você). Mas atenção: esses heróis na luta contra o ponteiro da balança não conseguem nada sozinhos, trata-se de um trabalho de equipe. "Não é porque a maçã está na lista que você pode riscar todas as outras frutas do cardápio", alerta Roberta sobre a importância de um menu balanceado.
1. ARROZ INTEGRAL: típico integrante das refeições dos brasileiros, o arroz tradicional deve ser substituído de vez pelo integral. Nessa versão, a película que reveste o grão é mantida e, com ela, são preservadas fibras, vitaminas e os minerais desperdiçados quando o arroz é polido. As calorias dos dois tipos são praticamente as mesmas.
2. FEIJÃO: mais um tradicional participante do prato brasileiro, esse tipo de leguminosa é rico em proteínas livres de gordura saturada. O que isso quer dizer? Simples, comilança sem preocupações com os níveis de mau colesterol.
3. PEIXES: são fontes de ômega-3, um tipo de gordura importante na composição da membrana celular. Também desempenha um papel relevante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Portanto, conte com as poucas calorias dos peixes para manter o equilíbrio da balança e da saúde.
4. GRANOLA: trigo e aveia integrais são a base dessa mistura, que torna o café-da-manhã muito mais energético. Os cereais integrais mantêm o sistema de açúcar no sangue equilibrado, prevenindo o desenvolvimento do diabetes. A granola ainda melhora o funcionamento do intestino, previne doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres.
5. NOZES: elas se destacam pelo alto valor nutricional: são ricas em proteínas, gordura insaturada, vitamina E, potássio e fibras. As nozes ajudam não só o emagrecimento, como a manutenção do peso. Só não exagere na dose, pois a ingestão excessiva pode levar ao ganho de peso. Elas rendem um ótimo lanche entre as refeições principais. Uma porção de seis unidades contém 115 calorias.
6. MAÇÃ: 83% da composição dessa fruta é derivada da água, fazendo com que seu valor calórico seja baixo (a unidade tem apenas 60 calorias). A maçã ainda é rica em fibras, vitaminas, minerais e pobre em gorduras. Na hora do consumo, nada de descartar a casca (talos e cascas rendem receitas incríveis). Ela é fonte de fibras e de diversos nutrientes.
7. TOMATE: entre tantos benefícios, o tomate está relacionado à prevenção de cânceres como o de próstata, pulmão e estômago. A melhor forma para usufruir de todas as vantagens do legume é ingeri-lo cozido ou processado.
8. ÁGUA: ainda está para existir uma bebida que supere a qualidade da água. Além de despontar como líder no ranking dos hidratantes, ela é capaz de espantar a sensação de fome se consumida regularmente ao longo do dia desde, é claro, que você não pule nenhuma refeição. E o melhor de tudo é que ela não agrega nenhuma caloria à sua dieta (some as calorias de cada escapadinha)
9. CHÁS: são ótimos estimulantes da função renal e ajudam a eliminar as toxinas com seu poder diurético. Durante a perda de peso, o chá favorece a pouca ingestão de alimentos, diminuindo assim, as calorias totais do dia.
10. LEITE DESNATADO: ele apresenta uma quantidade de gordura reduzida (e de calorias também), comparando à versão integral, e entra em cena contra a osteoporose, já que é uma excelente fonte de cálcio. Somando suas qualidades, o leite desnatado pode ser considerado um parceiro ideal para ficar de bem com a balança.






Dicas de alimentação:
esofagites, refluxo, gastrites, úlceras
1-ESOFAGITE
MEIO-REFLUXO
3-GASTRITE
Pessoas que tenham esofagites, gastrites ou úlceras, costumam tolerar mal alguns alimentos. Isto não significa que você seja, obrigatoriamente, uma delas, mas certamente sua eliminação ou redução no consumo ajudará bastante qualquer tratamento. Os mais comuns são:
1. BEBIDAS ALCOÓLICAS de quaisquer tipos, já que o álcool é um grande irritante para o aparelho digestivo.
2. CAFÉ PRETO puro, em grandes quantidades ou pequenas quantidades repetidas (copinhos, cafezinhos). Um pouco de café “pingado” no leite não costuma causar maiores problemas. O mesmo vale para o CHÁ PRETO. Os demais chás, bem fraquinhos e com pouco açúcar ou adoçante não costumam causar problemas.
3. LEITE pode ser consumido normalmente, sem abusos. Hoje sabemos que leite em excesso é prejudicial para estes problemas digestivos.
4. ÁCIDOS de um modo geral: COCA-COLA, LIMÃO PURO (caipirinhas), LARANJAS AZEDAS, VINAGRE, entre outros. Para temperar saladas, se achar indispensável, usar vinagre bem diluído em água.
5. CONDIMENTOS e CONDIMENTADOS, como as PIMENTAS (de quaisquer tipos: vermelha, verde, do reino, etc), as MOSTARDAS (preta e amarela), os PICKLES ou outros vegetais enlatados de tempero forte.
6. GORDURAS, em geral, frituras, milanesas, molhos, maioneses, costumam facilitar as AZIAS por abrirem a boca do estômago. Devem ser usadas sem abuso. O mesmo vale para os CHOCOLATES (em barra, bombons, Nescau®, etc), principalmente para quem tem “boca do estômago aberta” - hérnia de hiato).
Também deve ser ABANDONADO O USO DE FUMO (cigarros, charutos, cachimbo, fumo mascado, etc), pois o tabaco é prejudicial a tais problemas. Quem não consegue largar totalmente, deve reduzir o máximo possível o uso.
As pessoas devem, também, em especial quem tem hérnia na boca do estômago, EVITAR DEITAR-SE COM O ESTÕMAGO CHEIO, logo após uma refeição, pois isto facilita o refluxo e aumenta a azia e a esofagite. O ideal é fazer a última refeição pelo menos TRÊS HORAS antes de deitar-se. Se houver necessidade, comer algo leve para “enganar a fome”.
Um pouco de leite com um ou dois biscoitos água e sal ou cream-cracker, sem margarina. Poderá ainda ser colocado sob a CABECEIRA DA CAMA, um TOCO DE MADEIRA maciça de uns quinze centímetros para evitar o refluxo da comida.

"DICAS DE VERÃO"




Refeições coloridas ajudam a evitar várias doenças
O médico David Heber, do centro de Nutrição Humana da Universidade da Califórnia (EUA), defende que fazer refeições coloridas ajudam a evitar várias doenças, inclusive o câncer. Ele dividiu os alimentos em grupos de cores e sugere que se consuma meia xícara de chá de cada um deles diariamente:
Laranja: abóbora, caqui, cenoura, manga, pêssego.Ação: auxilia na prevenção do câncer
Laranja e amarelo: abacaxi, laranja, mamão, nectarina
Ação: fortalece a imunidade
Verde: alface, espinafre, kiwi, rúcula, vagem
Ação: tem poder antioxidante
Verde e amarelo: abacate, abobrinha, couve-de-bruxelas, pêra
Ação: importante para a visão
Verde e branco: alho-poró, aspargo, chuchu, maçã verde, repolho
Ação: atua contra as infecções
Vermelho: beterraba, morango, pimentão, tomate, uva
Ação: bom para o coração
Vermelho e roxo: amora, ameixa seca, berinjela, repolho roxo
Ação: impede a formação de coágulos no sangue

"DICAS DE VERÃO"







Dicas de alimentação no Verão

Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves

Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.

Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).

Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.

- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene

- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados.Procure saber a procedência dos alimentos.

- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

"DICAS DE VERÃO"







Dicas de alimentação no verão

As estações mais quentes causam mudanças no comportamento das pessoas. A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão. Neste calor, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.Algumas pessoas podem se sentir mais indispostas para comer, no verão, devido à própria temperatura. Segundo a nutricionista Angélica de Oliveira, integrante da Tônus - Fisioterapia Preventiva e Reabilitação, essa indisposição pode vir também por alimentação inadequada, que seria ficar sem se alimentar por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.No inverno há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. Já no verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares.Segundo a nutricionista, no verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, por isso a quantidade calórica ingerida deve ser reduzida, para não corrermos risco de ganhar peso nessa época do ano. Com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através do suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. "A ingestão de líquidos deve ser freqüente durante todo o dia. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação", alerta a Angélica.A nutricionista recomenda ainda um cuidado maior no verão com a hidratação das crianças e idosos. "Deve-se oferecer água em pequenos volumes, fresca, em uma temperatura agradável, mesmo que a criança não peça. Pelo menos uns 4 copos de água por dia. E tente fazer com que ela consuma sucos naturais no lugar de refrigerantes", explica Angélica. Segundo ela, para nos hidratarmos bem, as melhores fontes, são a água, os sucos naturais de frutas e vegetais, os chás e a água de coco é uma ótima opção.