quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

BRASIL um país tropical,




A árvore que produz o mamão chama-se mamoeiro. Esta árvore produz o fruto durante o ano todo, porém a safra ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro.
Possui um formato oval e sua casca é lisa. Quando está maduro apresenta-se na cor amarela.
Sua polpa interna é macia de cor alaranjada, sendo que no centro existem muitas sementes.
Quando maduro apresenta um sabor doce e suave.
Existem diversas variedades de mamão. As mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.
Cada 100 gramas de mamão apresenta, em média, 50 calorias.
É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo.
Este fruto possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.
A origem deste fruto é a região sul do México.
O mamão é muito utilizado na culinária, principalmente em sucos, vitaminas, doces e até mesmo em saladas.
O mamoeiro adapta-se facilmente em solos de regiões de clima tropical.
O mamão é originário da América Tropical, sendo uma fruta muito rica em sais minerais como Fósforo, cálcio, sódio, ferro e potássio. Sua polpa é de cor avermelhada ou amarela. A fruta contém uma substância muito importante para o funcionamento do aparelho digestivo, que é a papaína. Com um alto valor nutritivo e tem um grande poder medicinal, sendo considerada uma das melhores frutas do mundo.Quando ainda estiver verde, deve ser embrulhado em um jornal, e manter em lugares fresco e escuro.UtilizaçãoO mamão é muito utilizado para as pessoas que tem asma, diabetes, e contém propriedades laxativas e calmantes. Sua resina leitosa é usada em verrugas e calos.É utilizado para combater o câncer, bronquite, doenças de fígado, intestino e muitos outros.O mamoeiro chega a uma altura de 2 a 10 metros, podendo durar até 20 anos.O mamão de adapta muito bem em climas tropicais, O período de colheita é do mês de abril a julho.

Nenhum comentário: