segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

"GRAVIDEZ"


Grávida pode usar adoçantes ?

Os adoçantes artificiais estão entre os ingredientes mais pesquisados presentes nos alimentos de hoje em dia. Embora tenha havido muita polêmica sobre o uso de alguns deles, no geral os estudos indicam que eles são seguros para o consumo durante a gestação em doses moderadas. O Ministério da Saúde recomenda, contudo, que grávidas não usem a sacarina. Um dos primeiros tipos de adoçante artificial, a sacarina é bem menos usada atualmente. Ainda que não tenha sido provado que causa anomalias em fetos, estudos com animais mostraram que ela pode elevar o risco de câncer de bexiga. Quando uma futura mãe ingere a substância, ela a passa pela placenta para a corrente sanguínea do bebê. A pesquisa com macacos apontou que ela acaba sendo eliminada do corpo do bebê mais vagarosamente do que do corpo da mãe, daí a preocupação de que o feto possa, potencialmente, correr mais risco. Mas não se atormente se tiver usado sacarina antes de saber que estava grávida, já que os possíveis riscos relacionados a um pequeno consumo nas primeiras semanas de gestação são extremamente baixos. Um outro tipo de adoçante artificial é o aspartame, encontrado em muitas refeições prontas de baixa caloria, guloseimas e bebidas. Seu consumo é considerado seguro para as gestantes, porém deve ser evitado por pessoas que sofram de fenilcetonúria (PKU), uma doença hereditária, ou que tenham alta concentração de fenilalanina no sangue. Isso porque o corpo delas não consegue decompor a fenilalanina, um aminoácido contido no aspartame e cujo acúmulo pode causar retardo mental no bebê. Para se tranquilizar, fique de olho nos rótulos dos produtos. Mas o principal problema em relação aos adoçantes na gravidez é que as mulheres que os usam podem acabar não consumindo alimentos e bebidas mais nutritivos. Uma gestante que tome muito refrigerante diet à base de cola, por exemplo, pode não estar bebendo quantidades suficientes de água, leite ou sucos.

"GRAVIDEZ"


"COMIDA SAUDAVEL NA GRAVIDEZ"

A maioria dos peixes e frutos do mar é segura para se comer durante a gravidez, desde que bem cozidos. Alguns tipos de sushi também podem ser consumidos, mas prefira evitar os que contenham ingredientes crus. Frutos do mar frescos e crus podem ser perigosos pelo potencial de conter parasitas que roubem do seu corpo NUTRIENTES necessários para o crescimento do bebê. O processo de congelamento e cozimento mata os parasitas. Muitos restaurantes japoneses optam pelo peixe congelado para preparar sushis exatamente por esta razão. Não se acanhe de perguntar no seu restaurante preferido se é isso o que fazem, assim você pode degustar o que quiser bem mais tranquila. Outra coisa para ficar de olho é em peixes servidos malpassados, como postas de salmão ou atum. Peça para o seu vir mais cozido. Ostras e outros mariscos devem ser evitados na gestação, a menos que sejam parte de um prato quente e tenham sido bem cozidos. Crus, eles podem estar contaminados com bactérias e vírus que podem provocar intoxicação alimentar. A gravidez é uma fase particularmente suscetível a este tipo de intoxicação, porque o sistema imunológico da mulher fica suprimido. Em casa, cozinhe frutos do mar a uma temperatura interna de 63o Celsius, por 15 segundos. Caso não tenha um termômetro, os parâmetros abaixo podem ajudá-la a determinar quando frutos do mar estão prontos para o consumo:

Para peixes: coloque a ponta de uma faca afiada através da carne e puxe ligeiramente. As laterais devem estar opacas e o centro do peixe ligeiramente translúcido, com os pedacinhos da carne começando a se separar.

Deixe o peixe descansar por três a quatro minutos para finalizar o cozimento. • Camarões e lagostas ficam vermelhos quando cozidos, com a pele em um tom opaco. Vieiras ficam com uma coloração leitosa ou opaca e firme.

Para moluscos, mexilhões e ostras, fique atenta ao momento em que as conchas abrem, o que indica que estão prontos. Jogue fora todos aqueles que não se abrirem após o cozimento. Outra grande preocupação em relação aos frutos do mar, crus ou cozidos, é com a contaminação por poluentes químicos como as bifelinas policloradas (PCBs) e as dioxinas. Recomenda-se que grávidas evitem comer grande quantidade de peixes mais gordurosos, porque eles retêm mais poluentes. Por outro lado, alguns desses peixes são ricos em ômega-3 e outras vitaminas e nutrientes saudáveis para mães e bebês em desenvolvimento. Há uma grande variedade para se escolher:

salmão , truta ,cavala ,arenque ,sardinha ,enguia,atum fresco Gestantes devem evitar o consumo de cação, peixe-espada, garoupa e marlin devido aos altos índices de mercúrio presentes em sua carne, algo que pode ser prejudicial ao desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. O atum é outro peixe cuja ingestão deve ser mais limitada exatamente pelo mesmo motivo.

"GRAVIDEZ"



"COMIDA DAUDAVEL NA GRAVIDEZ"

Carnes (bovinas ou suínas) e aves cruas, malpassadas ou defumadas devem ser evitadas durante a gravidez, devido ao risco de conterem a bactéria da salmonela e o parasita da toxoplasmose, entre outros problemas. A intoxicação alimentar por salmonela pode ser uma doença grave, cujos sintomas incluem diarréia e vômitos severos, dor de cabeça, dor abdominal e febre. O tratamento exige antibióticos e reidratação com soro para suprir todo o líquido perdido pelo corpo. Dependendo do quadro, pode haver necessidade de hospitalização. Lembre-se de que, com a gravidez, o sistema imunológico não funciona tão bem como de costume, o que a deixa mais suscetível aos germes responsáveis pelas intoxicações alimentares. A salmonela não prejudica o bebê diretamente. A TOXOPLASMOSE é uma doença causada por um parasita às vezes encontrado em carnes cruas, incluindo as defumadas, como o presunto de parma, por exemplo. O parasita também pode estar no solo, em verduras não lavadas e em fezes de gatos. Geralmente, os sintomas da doença se parecem com uma gripe fraca, o que pode fazê-la nem perceber que teve algo mais sério. O problema é contrair a toxoplasmose pela primeira vez durante a gravidez, já que o parasita pode atravessar a placenta e atingir o bebê. A fase em que causa mais danos ao feto é o primeiro trimestre de gestação. Felizmente, as chances de se pegar toxoplasmose na gestação são baixas. Se você já teve uma vez, não vai pegar de novo. Caso tenha gatos em casa, as chances de que até tenha tido a doença e já tenha desenvolvido imunidade a ela são maiores. Não se preocupe, porque o teste para a doença faz parte da bateria de exame que seu médico pedirá para realizar antes ou assim que você descobrir que está grávida. Reduza os riscos de contrair salmonela ou toxoplasmose tomando as seguintes precauções de higiene com os alimentos (as observações abaixo se aplicam a todos os tipos de carne ou aves): • guarde a carne na geladeira de forma que seus líquidos não escorram em cima de outros alimentos • não use a mesma tábua para cortar ou bater carne e picar verduras ou fatiar alimentos cozidos sem limpá-la muito bem antes • mantenha marinadas de carne dentro da geladeira, em um recipiente coberto • lave bem as mãos e os utensílios depois de mexer com carne crua • cozinhe a carne até que não esteja mais rosada por dentro e o suco que sai dela esteja transparente (faça um teste com um garfo na parte mais grossa) • tenha cuidado especial com churrascos, já que a carne pode até parecer mais tostada por fora, mas ainda pode estar malpassada por dentro

"GRAVIDEZ"







Alimentação saudável na gravidez

Agora que você está grávida, é importante tentar aumentar a ingestão de determinadas vitaminas e sais minerais (como ácido fólico e FERRO). O consumo de calorias pode aumentar um pouquinho conforme a gravidez avança.

Se você não era de se preocupar muito com a comida, agora vale a pena passar a fazer refeições mais pensadas e equilibradas. Limite a quantidade de guloseimas e de fast food, que têm muitas calorias e poucos nutrientes. Durante a gravidez, seu corpo trabalha de forma ainda mais eficiente, tirando o máximo de energia do que você come. Por isso, nos primeiros seis meses de gestação a maioria das mulheres nem precisa comer mais do que já comia. Só nos últimos três é que é aconselhável comer 200 calorias a mais, mas isso não quer dizer quase nada, já que 200 calorias equivale a meras duas torradas com manteiga, por exemplo. Guie-se pelo seu apetite, que pode variar dependendo da fase da gravidez. Nas primeiras semanas ele pode sumir, por causa do ENJÔO. Mas às vezes, em especial à noite (ou no meio da madrugada), é provável que você sinta a necessidade súbita de comer alguma coisa para preencher um "buraco no estômago". No segundo trimestre, seu apetite deve ficar igual ao que era, ou um pouco maior. No terceiro, você deve ficar com mais fome, mas precisa tomar cuidado porque serão mais frequentes a AZIA e a MÁ DIGESTÃO. Se você estiver engordando pouco e seu médico estiver satisfeito, não precisa ficar controlando a alimentação. Só tente comer as comidas certas.

Quais são as comidas erradas?

A grávida pode comer quase tudo, mas deve evitar alguns tipos de alimentos. São eles: • peixes e frutos do mar crus, como ostras e sushi (o sushi pode ser ingerido se o peixe tiver sido congelado antes). • queijos de casca branca, como brie e camembert, e queijos com fungos, como roquefort e gorgonzola. Evite também queijos do tipo frescal (ou "minas"), que podem ser feitos com leite não-pasteurizado. O problema é a possível presença de uma bactéria que causa a listeriose, doença que pode prejudicar o bebê. • carne bovina malpassada ou crua (como carpaccio), carne de porco malpassada e ovos crus (como massa de bolo, gemada, ovo frito com gema mole e algumas sobremesas -- musses, por exemplo). A precaução é para evitar bactérias que possam afetar o bebê. • bife de fígado e miúdos, para evitar a sobrecarga da forma retinóica da vitamina A, que pode ser prejudicial ao feto. • cação, peixe-espada e tubarão, que podem conter níveis perigosos de mercúrio. O atum deve ser limitado a quatro latas por semana ou dois filés frescos por semana, pelo mesmo motivo. Outros peixes são seguros e fazem bem ao bebê e a você. As recomendações quanto ao mercúrio valem também para quem está pensando em engravidar e para o período de amamentação. • se você tiver na família pessoas com alergias (a nozes, castanhas ou amendoim, por exemplo), é bom evitar esses alimentos na gravidez. • bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool pode causar sérios problemas no bebê, por isso os especialistas recomendam cortar totalmente as bebidas alcoólicas na gravidez. Vale lembrar que, se um golinho (literal) de vez em quando não faz tão mal assim, passar da conta na bebida, nem que seja uma vez só, já é o suficiente para prejudicar seu filho.

bebidas e alimentos com cafeína. Pesquisas ligaram o consumo de mais de 300 mg de cafeína por dia ao risco de ABORTO ESPONTÃNEO e de a criança nascer com baixo peso, e um estudo especulou que até doses bem pequenas de cafeína já podem influenciar na perda do bebê. Não tome mais que três xícaras de café por dia, e, se possível, prefira bebidas descafeinadas.

Tome vitamina pré-natal

Num mundo ideal -- em que não existisse ENJÔO, por exemplo --, não seria tão difícil manter uma alimentação equilibrada. Mas, no mundo real, é mais garantido recorrer a um suplemento vitamínico pré-natal para ter certeza de que seu corpo receberá todos OS NUTRIENTES QUE PRECISA. Converse com seu obstetra. O ácido fólico é um suplemento especialmente importante, que deve ser tomado até antes de engravidar, e durante os três primeiros meses da gestação. A deficiência desse tipo de vitamina B está ligada a problemas na formação neurológica do bebê, como a espinha bífida. A recomendação mínima é de 400 mcg de ácido fólico ao dia. Os médicos costumam receitar um suplemento mais completo, com várias vitaminas e ferro, a partir do terceiro mês, quando os enjôos melhoram e a vitamina é mais bem tolerada pelo estômago. Se você for vegetariana ou tiver algum problema de saúde como diabete, DIABETE GESTACIONAL, PRE-ECLÂPSIA ou ANEMIA, ou se no passado já teve um bebê de baixo peso, o médico provavelmente terá orientações especiais para a sua alimentação, ou ele pode encaminhá-la para um nutricionista. Lembre-se, porém, de que nem sempre a vitamina é boa. Suplementos de vitamina A contêm retinol, por exemplo, que pode ser tóxico ao bebê em grandes quantidades.

Não faça regime

Fazer dieta durante a gravidez pode prejudicar o bebê e você também. Dependendo do tipo de regime, você pode ficar com deficiência de FERRO, de ácido fólico e de outras vitaminas e sais minerais importantes. Lembre-se de que engordar faz parte da gravidez. Mulheres que comem bem e que engordam o recomendável têm mais probabilidade de ter bebês saudáveis. Se você está comendo alimentos saudáveis e está engordando, relaxe: é isso que tem de acontecer! Quem era bem magra antes de engravidar tem mais "tolerância" para engordar. Se você já estava acima do peso antes de engravidar, pode melhorar a qualidade da sua alimentação, eliminando guloseimas e comidas gordurosas demais e começando a fazer atividade física (sempre consultando o médico antes). Nesse caso, pesquisas já mostraram que não há problema em não engordar nada durante a gravidez, ou até emagrecer, pois as reservas de gordura acumuladas no seu corpo vão suprir as necessidades calóricas do bebê.

Engorde aos poucos

O ganho de peso varia de mulher para mulher, e depende de vários fatores. Em países como o Reino Unido a balança já nem faz mais parte das consultas do pré-natal, porque os médicos não vêem necessidade de um controle rígido do peso. A média de ganho de peso na gravidez parece estar entre 8 e 15 kg. Mas, em vez de pensar na balança, concentre-se na qualidade do que come: muita fruta, legumes e verduras, boas quantidades de proteína e só um pouco de gordura e açúcar. Para saber mais, consulte nosso artigo sobre ganho de peso na gravidez.

Faça pequenas refeições em intervalos regulares

Mesmo que não esteja com fome, é melhor não deixar o estômago muito tempo vazio. É aconselhável fazer cinco ou seis pequenas refeições em vez das três grandes refeições tradicionais, principalmente se você estiver sofrendo muito com ENJÔO, AZIA ou MÁ DIGESTÃO. Não pule refeições, porque o bebê precisa estar constantemente alimentado.

Uma guloseima aqui ou ali não faz mal

Não há por que abrir mão de tudo o que você gosta só porque está grávida. Mas também não é bom deixar que alimentos industrializados, salgadinhos e doces formem a base da sua alimentação. Na hora da vontade de comer aquela guloseima, experimente colocar uma banana no microondas com um pouco de canela, ou tome uma batida de iogurte com frutas congeladas. Você só tem a ganhar se conseguir achar uma guloseima "mais saudável"! E, de vez em quando, por que não mergulhar naquele maravilhoso bolo de chocolate ou num brigadeiro? Aproveite cada pedacinho, você merece!

"Dicas de beleza"







Dicas para cosméticos

Para seu perfume durar mais, guarde-o em lugar fresco e dentro da caixa, como dentro do guarda-roupa por exemplo.

Nunca exagere na quantidade do perfume. Compre perfumes de qualidade comprovada, evitando os "alternativos".

Mantenha os cremes longe do sol e da umidade, tudo isso pode estragá-lo, e causar danos a sua pele e cabelos. Antes de usar produtos importados, olhe se sua formula pode ser usada em nosso clima tropical.

Nao misture os xampus e os condicionadores com água nem coloque pilulas anticoncepcionais, isso so compromete a qualidade do produto!

Se a sua pinça estiver perdendo o fio, passe uma lixa de unhas na lamina, isso a afiará.


Para nao desperdiçar pó facial, nao retire o platisco que vem, faça furinhos, e use o produto normalmente.

"Dicas de beleza"




Dicas para suas unhas

Quando for desembaraçar os cabelos, divida-o em mechas, e desembarace mecha por mecha, do meio ao final e depois pentei proximo a raiz. Evite desembaraçar debaixo do chuveiro, por que molhado o cabelo é mais frágil.

Use óleo de amendoas, é excelente para hidratar, amaciar e proteger as cuticulas e a pele em volta das unhas.

Nao corte as cutículas, elas protegem as unhas de infecçoes e micoses. O correto e aplicar um hidratante nas unhas, deixa-las de molho e depois empurrar as cutículas com uma espátula.

O jeito certo de passar esmalte é começando pelo centro, e depois partir para as laterais da unha. Para aumentar a durabilidade passe uma base incolor antes de aplicar o esmalte final. E e preferível passar duas camadas finas do que uma grossa.

Nunca use acetona, pois ela resseca as unhas, dê preferencia aos removedores de esmalte oleosos.

"Dicas de beleza"








Dicas para suas sombrancelhas
Para aparar as sombrancelhas, basta pentear para cima e cortar os pelos que estiverem muito compridos com uma tesourinha.
---------------------------------------------
Para descobrir o lugar exato onde suas sombrancelhas devem começar e terminar, olhe-se no espelho e coloque um lápis na lateral do nariz, o ponto onde o lapis encostar indica onde é o começo da sombrancelha. A seguir coloque o lápis no canto onde termina o olho; ali está onde a sombrancelha deve terminar.
--------------------------------------------------
Procure fazer as sombrancelhas logo depois do banho, assim, os poros estarao abertos com o vapor e os pelos sairao mais facilmente e com menos dor. E tire apenas os pelos que crescem pelas palpebras e os que crescem entre as sombrancelhas, estes deixam a fisionomia pesada.
-----------------------------------------------------------
As sombrancelhas podem ser escovadas com um mini-pente, usando-se um pouco de gel ou rímel incolor para fixá-las.

"Dicas de beleza"




RECOMENDAÇÕES PARA OS CUIDADOS DE LIMPEZA DE SUA PELE
Para ter um rosto belo e saudável, independente do tipo de pele, veja as dicas de um perfeito cuidado de limpeza e tonificação.
1- Os demaquiantes possuem duas funções: retirar a maquiagem e limpar a pele.
2- Deve-se fazer a limpeza com demaquiantes pela manhã e a noite. Pela manhã é necessário eliminar as impurezas produzidas pela pele durante a noite, enquanto que à noite é preciso retirar bem a maquiagem e as impurezas acumuladas durante o dia.
3- Os tônicos, ricos em princípios ativos, não só complementam a eliminação de impurezas da pele após o uso do demaquiante, mas principalmente condicionam a pele para receber melhor o tratamento habitual.
4- Pode-se obter mais espuma com os demaquiantes de gesto água molhando as mãos e rosto antes de aplicar o produto.

5- Para realizar sua demaquiagem mais rápido, deve-se começar a limpeza pelos olhos, para depois seguir para as demais partes do rosto. Também é recomendável a utilização de um demaquiante específico para a área dos olhos.
6- Quando a maquiagem é mais elaborada, é preferível aplicar primeiramente um demaquiante gesto sem água, com um algodão, para dissolver a maquiagem e as impurezas. Após, lava-se o rosto com um demaquiante gesto água.
7- Lembre-se de que, para cada tipo de pele, existe uma textura de produto de tratamento adequado: Pele Oleosa se adapta melhor à textura serum; Pele Normal absorve as texturas creme, emulsão ou fluida; Pele Seca pede textura creme; Pele Mista necessita de texturas serum ou fluida.
Agora, sua pele está preparada para absorver ao máximo o tratamento mais adequado às suas necessidades específicas (controle de oleosidade, anti-idade, firmeza, rejuvenescimento, hidratação).

"Dicas de beleza"


Dicas para o corpo
Para evitar a oleosidade e a flacidez,(temos que começar a se cuidar cedo) vc deve sempre tomar banho MORNO, por que a agua QUENTE deixa a pele seca. Prefira nao ressecar, use sabonetes de glicerina, ou mesmo aqueles de bebe, que sao mais suaves e nao agridem a pele. E nao use o sabonete em excesso.
-----------------------------------------------------------
A bucha vegetal e otima para remover as celulas mortas, mas nao esfregue com forca, e faca isso apenas 2 vezes por semana, para nao irritar a pele.
-----------------------------------------------------
Quando for usar desodorante, passe-o na pele SECA, a umidade compromete a eficácia do produto.
------------------------------------------------------
Enxugue muito bem os pes para evitar odores. Troque as meias de nylon pelas de algodao! No verao entao, deixe o nylon às moscas.
--------------------------------------------------------
Quando for usar tintura para os cabelos, proteja a pele em volta das orelhas, a testa e a nuca com vaselina, para nao manchar a pele.
-------------------------------------------------
Para a pele do rosto, limpe bem os poros, ferva uma panela de agua e adicione chá de camomila, isso abre os poros e facilita a limpeza.
------------------------------------------------------
Quando for aplicar creme o rosto, nao use o dedo, use uma espátula, para evitar a contaminaçao do produto
----------------------------------------------------------
Para evitar a oleosidade excessiva, use compressas de chá de camomila gelada no rosto, aplique 2 vezes ao dia pelo menos!É tiro e queda, pq a camomila é adstrigente. E antes de passar a maquiagem, e bom passar adstrigente, porque combate o excesso de oleo e evita que a maquiagem "derreta".

"Dicas de beleza"







Dicas para maquia

Nao use delineador se vc tiver olhos pequenos, por que ele os diminui anda mais!

-----------------------------------------------------------

Se vc for morena, abuse das maquiagens nos tons laranja e pessego!

---------------------------------------------------------------

Use rímel apenas nos cílios superiores, para nao carregar o visual. Se o rímel estiver ressecado, pingue algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais algumas vezes.

--------------------------------------------------------------

Voce sabia que os corretivos com tom levemente esverdeado corrigem melhor olheiras e espinhas?

-------------------------------------------------------------------

Se o seu batom estiver derretendo, ponha-o na geladeira por alguns minutos.

-------------------------------------------------------------------

Mantenha os cremes longe do sol e da umidade, tudo isso pode estragá-lo, e causar danos a sua pele e cabelos. Antes de usar produtos importados, olhe se sua formula pode ser usada em nosso clima tropical.

------------------------------------------------------------------------

De preferencia às bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele. Para espalhar melhor, use uma esponja umedecida em água. Aplique uma base mais clara que a sua pele na testa, pq isso suaviza os traços e ilumina o rosto! Fica muito fashion.

------------------------------------------------------------------------

Para a maquiagem durar mais tempo, antes de passá-la, passe uma pedrinha de gelo envolta em gase, o gelo fecha os poros e faz com que a maquiagem dure mais tempo.

"Dicas de beleza"



Dicas para seus cabelos









Quando for desembaraçar os cabelos, divida-o em mechas, e desembarace mecha por mecha, do meio ao final e depois pentei proximo a raiz. Evite desembaraçar debaixo do chuveiro, por que molhado o cabelo é mais frágil.
------------------------------------------------------------------------------------
Sem essa de que cabelo liso e oleoso nao precisa de condicionador! Ele é necessário para fechar as escamas do cabelo, que foram abertas pelo xampu. Mas use um adequado para o seu tipo de cabelo.
-------------------------------------------------------------------------
Use henna neutra se quiser aumentar o volume, e para diminuir, prenda o cabelo úmido com uma touca caseira, (aquelas meias de nylon). Um óleo a base de silicone, aplicado nas pontas dos fios também deixa os cabelos menos volumosos.
------------------------------------------------------------------------
Escovas arredondadas sao melhores para dar forma aos cabelos; as de diametro maior alisam, as estreitas dao volume. Escovas de cerdas unidas sao mais indicadas para cabelos lisos, as de cerdas separadas para cabelos crespos. Sera que vc estava usando a certa??
-------------------------------------------------------------------------
Quando for fazer escova, faça com os cabelos úmidos, e nao molhados, a escova sai melhor.
---------------------------------------------------------------------
O ideal é cortar as pontas de 30 em 30 dias, os cabelos crescem cerca de 1cm por mes. Mas se vc quiser deixar o cabelo crescer, pode cortar com menor frequencia, de 3 em 3 meses.