terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"








SUCOS - TÔNICO DA BELEZA E SAÚDE


Sabe aquele dia em que você acorda indisposta, sem vontade de sair da cama? Dica: com o pouco de força que lhe resta, vá até a cozinha preparar um suco. Em instantes o depósito de energia do corpo vai estar cheio de novo. Isso acontece porque, segundo especialistas, um copo de suco é capaz de suprir o organismo de vários minerais.
Fruta, verdura ou legume. Independentemente da receita da bebida, a água é presença constante. O líquido é essencial para manter as funções vitais do organismo. Na verdade, a água participa de todos os processos metabólicos. Ou seja, controla a temperatura corporal; transporta as fibras que estimulam o trabalho do intestino, combatendo a prisão de ventre; auxilia no funcionamento dos rins; e favorece a digestão. Os benefícios você confere numa pele mais bonita, cheia de viço e livre de celulite. Sim! Pois o líquido ajuda a varrer as toxinas que se acumulam no organismo. Comer ou beber?
O suco é a melhor opção para quem reclama da falta de tempo ou simplesmente torce o nariz para frutas, legumes e verduras. Afinal, o que é mais fácil: engolir um prato abarrotado com quatro cenouras cortadas em rodelas ou beber um copo de suco?
Especialistas recomendam tomar pelo menos um copo de suco por dia. Sendo que o ideal para fornecer uma boa suplementação de nutrientes seriam de dois a quatro porções. Quanto ao horário, não há uma regra. Mas ingerir a bebida logo pela manhã ajuda a aumentar a disposição, devido aos nutrientes presentes nos alimentos.
Não há estudos que comprovem algum efeito adverso provocado pelo alto consumo de sucos naturais. Mas o ideal - em tudo na vida - é manter o bom senso. A dica é tomar a bebida logo em seguida do preparo, para ingerir maior quantidade de nutrientes. Afinal, algumas vitaminas, como a C, se oxidam. Ainda assim, nada impede que você congele a bebida.
E para você saber mais, as nutricionistas Lara Cunha e Catarina Stocco avaliam as propriedades terapêuticas de algumas receitas de sucos. Aprenda e delicie-se:

Suco Anti-Celulite

--------------------------

Indicação:

o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.Ingredientes: 1/2 pepino; 1 beterraba; 1/2 maçã ; 4 cenouras

Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga. Enfeite com um palito de cenoura.

-----------------------------------------------------------

Suco EmagrecedorIndicação: a maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação do sangue. E as algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade.Ingredientes:1 punhado pequeno de algas secas; 1 beterraba; 1/2 maçã; 4 cenourasModo de preparo: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador. Enfeite o copo com um pedaço de maçã.

----------------------------------------------------------------

Suco Anti-AcneIndicação: é antiinflamatório e desintoxicante, colaborando para limpar a pele. A lima é rica em antioxidante (vitamina C) e a couve facilita o funcionamento do intestino.Ingredientes: 1 folha grande de couve; 3 maçãs verdes; 1 rodela de limaModo de preparo: Na centrífuga, passe as maçãs e a couve. Enfeite o copo com a rodela de lima.

-----------------------------------------------------------------------

Suco Anti-DepressãoIndicação: a beterraba e o espinafre auxiliam a circulação do sangue, o que estimula as funções cerebrais e acalma os nervos. O espinafre ainda estimula os movimentos peristálticos do intestino, regularizando-os. A maçã e a cenoura facilitam a digestão.Ingredientes: 3 beterrabas; 1 punhado de espinafre; 4 cenouras; 1/2 maçã; 1 punhado de salsa

Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher. Enfeite com um ramo de salsa.

---------------------------------------------------------------------------

Suco Anti-EnvelhecimentoIndicação: a couve-de-bruxelas, a cebolinha e o brócolis são riquíssimos em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. E também colaboram para recuperar as células, dando mais viço à pele. A cenoura e a beterraba, ricas em fibras, auxiliam o trato intestinal.Ingredientes: 4 cenouras;1/2 beterraba; 3 folhas de beterraba; 1 florete de brócolis; 3 couves-de-bruxelas; 2 cebolinhasModo de preparo: Passe todos os alimentos na centrífuga. Enfeite com um palito de beterraba.

-------------------------------------------------------------

Suco Anti-EnxaquecaIndicação: o alho auxilia a digestão e colabora para eliminar toxinas. Rico em sódio, o aipo hidrata, ajuda a acalmar e diminui a dor porque colabora com a circulação sangüínea. Já a salsa auxilia a digestão.Ingredientes: 4 cenouras; 1 dente de alho; 2 talos de aipo; 1 punhado de salsaModo de preparo: Centrifugue todos os ingredientes. Só a salsa deve ser acrescentada por último, sendo misturada com a colher. Enfeite com um ramo de salsa.

-----------------------------------------------------------------------------

Suco Anti-EstresseIndicação: a pêra é rica em fibras e ajuda a hidratar. Enquanto o lêvedo de cerveja e a banana estimulam o bem-estar. O morango é calmante.Ingredientes: 2 copos de água; 10 morangos; 1/2 pêra rígida; 1 banana madura; 1 colher (sopa) de lêvedo de cervejaModo de preparo: No liqüidificador, bata as frutas com água. Por último, acrescente o lêvedo de cerveja, misturando com a colher. Enfeite com um morango.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Suco Anti-FadigaIndicação: O salsão e a erva-doce estimulam o poder de transporte de oxigênio na corrente sangüínea, proporcionando uma onda instantânea e prolongada de energia. A cenoura, rica em fibra, auxilia a digestão e o funcionamento do intestino.Ingredientes: 4 cenouras; 1 ramo de salsão; 2 ramos de erva-doceModo de preparo: Centrifugue a cenoura e, no liquidificador, bata o suco com o salsão e a erva-doce. Enfeite com um ramo de erva-doce.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Suco DigestivoIndicação: a maçã, a uva e o kiwi, ricos em fibras, favorecem a digestão e estimulam o funcionamento do intestino.Ingredientes: 1 kiwi firme; 1 maçã verde; 1 cacho pequeno de uvas; 1 rodela de kiwiModo de preparo: Passe todas as frutas na centrífuga e enfeite o copo com a rodela de kiwi.

-----------------------------------------------------------------------------------

Suco Anti-Insônia Indicação: a maçã e a salsa são sedativos naturais, calmantes e eficazes no controle da insônia.Ingredientes: 3 folhas de couve; 4 cenouras; 1/2 maçã; 1 punhado de salsaModo de preparo: Centrifugue a couve, as cenouras e a maçã. No suco já preparado, acrescente a salsa, mexendo com a colher.

--------------------------------------------------------------------------------------

Suco para Cólica MenstrualIndicação: o louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. E a maçã, rica em fibra, também colabora para o trato intestinal.Ingredientes: 3 fatias de abacaxi; 1/2 maçã; 1 fatia fina de gengibre; 1 folha de louroModo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liqüidificador junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.

---------------------------------------------------------------------------------------

Suco DiuréticoIndicação: a laranja funciona como diurético. A uva e a melancia são ricas em fibra, o que ajuda a eliminar as toxinas através das fezes e da urina.Ingredientes: 1 laranja sem casca; 1 cacho médio de uvas verdes; 2 fatias de melancia; 1 raminho de hortelãModo de preparo: Na centrífuga, passe a laranja, as uvas e a melancia. Enfeite o copo com a hortelã.

----------------------------------------------------------------------------------------

Suco para Beleza da PeleIndicação: o brócolis é um antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. A cenoura e a beterraba, ambos ricos em fibra, facilitam o funcionamento intestinal, o que, indiretamente, deixa a pele mais bonita.Ingredientes: 4 cenouras; 1 florete de brócolis; 1/2 beterrabaModo de preparo: Na centrífuga, passe todos os alimentos. Enfeite com um florete de brócolis.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Suco para estresse Ingredientes: 1 copo de água gelada (250 ml); 1 maracujá maduro (45 g ) = 45 cal; 1 colher das de chá de ginseng = Tr cal; 1 grama de geléia-real = 11 cal; 1 colher das de café de pólen = Tr cal; 1 colher das de café (8 g)de anis = Tr cal; 1 colher das de sopa (16 g)de camomila =Tr cal; 1 colher das de chá (16 g) de levedura de cerveja = 94 cal; Açúcar a gosto,1 colher das de sopa (16 g) = 59 cal Preparo: Colocar os ingredientes no liquidificador bater e coar. Acrescentar gelo picado e beber. Calorias: Em cada copo de 250 ml teremos aproximadamente 210 calorias dependendo da quantidade de açúcar que for colocada. Benefícios: O maracujá apresenta uma ação relaxante e é utilizado como ansiolítico a “passiflora” vem sendo utilizada como tranqüilizante natural.A geléia-real é muito conhecida por suas propriedades de ação imunológica,aumentando a reação orgânica e a disposição de quem a utiliza ,é conhecido desde a civilização egipsia.O pólen é um potente antioxidante e energizante.O anis é uma erva originada do oriente cuja sementes são amplamente utilizadas,com efeito calmante e relaxante, estimulante geral e antiespasmódico. Alevedura através das vitaminas do complexo B,tem uma importante ação no sistema nervoso central.

---------------------------------------------------------------------


Suco para intestino presoIngredientes: 1 copo (200 ml)de iogurte natural = 154 cal; 5 ameixas-pretas (5g u.) sem caroço = 46 cal; 1 colher das de sopa (16 g) de aveia integral = 55 cal; 1 colher das de sopa (16 g) de farelo de trigo = 42 cal; Açúcar mascavo a gosto,cada colher das de sopa (16 g) = 59 cal Preparo: Colocar os ingredientes no liquidificador bater e tomar na hora do lanche da tarde ou no café da manhã. Calorias: Em cada copo de 200 ml teremos aproximadamente 360 calorias dependendo da quantidade de açúcar mascavo .Este preparado é um excelente regularizador intestinal. Benefícios: O iogurte através dos lactobacilos constituem um dos alimentos mais ricos existentes na natureza.Sua ação é de produzir vitamina do complexo B no intestino e se posicionar na parede intestinal como verdadeiros “colonos” defendendo o local da invasão de bactérias patogênicas que vivem no intestino dos seres humanos. A ameixa- preta tem importante papel laxativo .A aveia e o farelo de trigo são fibras “solúveis” e “insolúveis” que aumentam o bolo fecal e agilizam o peristaltismo e a rapidez do tubo digestivo.O açúcar mascavo é muito rico em minerais e tem também efeito laxante.

---------------------------------------------------------------------------------

Suco energéticoIngredientes: 1 copo duplo de suco (250ml) de laranja = 139 cal; 1 colher das de sopa de guaraná em pó = Tr cal; 3 colheres das de sopa de polpa de açaí = 118 cal; 1 colher das de sopa (16g) de farinha de arroz = 62 cal; 1 colher das de sopa (16g) de aveia = 55 cal; 1 colher das de sopa (16g) de semente de gergelim = 90 cal; 3 colheres das de sopa (16g)de beterraba ralada = 21 cal; 1 colher das de sopa (16g) de farinha de soja = 20 cal; 1 colher das de chá (8g) de levedura de cerveja = 47 cal; Mel a gosto; 1 colher das de sopa (16g) = 49 calorias Preparo: Colocar os ingredientes no liquidificador bater,tomar antes dos exercícios ou antes do trabalho,no café da manhã. Calorias: Em cada copo de 250 ml teremos um total de aproximadamente 600 calorias,dependendo da quantidade de mel de abelha que for colocado no suco.Todo produto energético apresenta alto teor de calorias e este é um dos motivos de atuar com efeito energético em nosso organismo Benefícios: O suco de laranja é rico em vitamina C,conhecido e potente antioxidante alem de aumentar a imunidade e energia celular. O guaraná é um conhecido energisante e antioxidante, o açaí é um alimento extremamente rico em calorias e nutrientes que serve de complemento nutricional alem de ser muito saboroso. A farinha de arroz como a beterraba ,tem alto teor glicemico e fornecem energia disponibilizada com grande rapidez evitando a fadiga física.A farinha de soja é uma excelente fonte protéica disponibilizando aminoácidos essenciais ao organismo e evitando a cetose.E a levedura fornece todos aminoácidos essenciais,ácidos nucléicos alem do complexo B.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Suco para digestãoIngredientes: 1 copo de água gelada; 1 fatia média (75g) de abacaxi = 43 cal; 1 colher das de sopa (45g)de abacate maduro =79 cal; 1 pedaço (100g) de mamão maduro =36 cal; 1 pedaço (100g) de abóbora madura = 70 cal; 1 colher das de sopa de alecrim = Tr cal; alface lisa (100g) = 19 cal; 1 colher das de café de canela em pó = Tr cal; 1 colher das de sopa de erva-cidreira =Tr cal; 1 colher das de sopa de groselha pó = Tr cal; 1 colher das de café de levedura de cerveja =95 cal; gelo a gosto Preparo: Colocar os ingredientes no liquidificador,bater e tomar um copo após as refeições, almoço e jantar. Calorias: Em cada copo de 250 ml teremos um total de 352 calorias, aproximadamente. Para pessoas que estão fazendo dietas, tomar meio copo ou calcular as calorias diária permitidas. Benefícios: O abacaxi apresenta a bromelina que é um excelente digestivo e antiinflamatório natural alem de possuir altas concentrações de vitaminas A,B e C e ótima fonte de cálcio.O mamão tem origem asiática e americana e foi introduzido no Brasil em 1607 ,na Bahia é excelente fonte de vitaminas e apresenta em particular a papaína, enzima de função benéfica ao organismo e ao sistema digestivo. A abóbora apresenta numerosos oligoelementos,vitaminas A e C e o betacaroteno, alem de apresentarem propriedades emolientes, laxativa e digestiva. O abacate é um alimento extremamente rico e possui :proteínas, carboidratos,vitaminas A,B1,B2,C,D,E e sais minerais, tem ação digestiva e ativador renal.A alface tem ação digestiva,analgésica e sedativa .A canela erva originaria do Ceilão tem excelente poder digestivo e imunológico .O alecrim é um arbusto de origem européia com ação digestiva e circulatória . A erva-cidreira também conhecida como melissa é utilizada como eficaz digestivo desde os primórdios da humanidade.A groselha que é originada das regiões setentrionais da Europa ,conhecida também como cassis é utilizada como digestivo,circulação sangüínea e para alterações hepáticas e estomacais.A levedura como fonte de complexo B que tem importante papel na absorção de nutrientes no duodeno. Os sucos são preparados com “alimentos funcionais” ou “nutraceuticos”, que comprovadamente evitam doenças crônico degenerativas,de ação comprovada cientificamente. Utilizamos o açúcar no lugar do adoçante devido o fato de que o cérebro não reconhece o adoçante artificial como o açúcar natural, levando a compulsão por doces durante o dia.O adoçante deverá ser utilizado pelo paciente portador de diabetes.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"







LARANJA PARA O CORAÇÃO


Agência FAPESP - O consumo de suco de laranja aumenta a quantidade de substâncias no organismo humano que auxiliam na proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Mas não adianta consumir litros de suco de uma única vez, o ideal é manter o consumo regular de pelo menos um copo por dia.
A conclusão foi obtida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, no interior de São Paulo, onde pesquisadores do Grupo de Nutrição realizaram um experimento para avaliar a relação entre suco de laranja e redução de fatores de risco associados a problemas do coração, como hipertensão e colesterol elevado.
A pesquisa investigou, durante três meses, os resultados da ingestão diária de meio litro de suco em um grupo de 18 homens e 23 mulheres, com idades entre 30 e 60 anos. Após o período, foi constatado aumento nos níveis de colesterol bom (HDL), além da diminuição do colesterol ruim (LDL) e de triglicérides (moléculas de gordura) no sangue dos indivíduos.
Segundo Thais Borges César, professora da FCF e coordenadora do estudo, foi verificado um aumento de 17% no nível de HDL entre os homens e de 6% entre as mulheres. “Ao aumentar o colesterol bom, o indivíduo fica mais protegido contra doenças ateroscleróticas, ligadas ao entupimento de artérias cardíacas”, disse Thais à Agência FAPESP. Os resultados também mostram que consumo de suco de laranja ajudou a controlar a pressão arterial das pessoas.
“As lipoproteínas HDL limpam o colesterol que é depositado nas artérias. Quanto maior a concentração de HDL na corrente sangüínea, menor o risco de formar placas gordurosas, que podem levar o indivíduo a ter infarto do miocárdio”, explica.
Segundo a pesquisadora, dois flavonóides cítricos presentes na fruta podem ser os compostos químicos responsáveis pelo efeito benéfico. “A hesperidina e a naringenina provavelmente influenciam diretamente o aumento do colesterol bom”, afirma Thais.
O próximo passo do estudo, financiado pela Associação Laranja Brasil, entidade que reúne empresários da agroindústria ligada à exploração da fruta, será isolar as duas substâncias para analisar sua eficácia. “Se o papel delas for comprovado, nossa intenção é potencializar os efeitos desses flavonóides cítricos e produzir sucos enriquecidos”, diz a pesquisadora.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"









PITANGA COLOCA A EMBRAPA NA LUTA CONTRA O CÂNCER

Garimpar, em qualquer parte do mundo, frutas que funcionem na prevenção do câncer, que entrem naturalmente na dieta das pessoas, sem qualquer efeito colateral. Esta é a meta do professor e pesquisador norte-americano Michael Wargovich, que passou toda a semana no Brasil e retorna hoje para a Carolina do Sul. Acompanhado da esposa Joan Cunninghan, também médica e pesquisadora, Wargovich veio fazer uma parceria de pesquisa que envolve a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, a Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, onde o médico conduz a parte avançada da pesquisa sobre o câncer, em cobais.
A preocupação com o aumento dos casos da doença impulsiona o trabalho dos médicos. A previsão é que dentro de 20 anos dobre a incidência de câncer no Brasil. A idéia do projeto comum começou a tomar forma em novembro de 2006, quando o médico fez a palestra que abriu o II Encontro Sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul, em Pelotas, falando justamente dos efeitos do consumo de determinadas frutas no combate ao câncer. Na oportunidade o pesquisador conheceu a pitanga e ficou motivado pelas suas características. Ela apresenta antocianinas, carotenóides e fenóis, que podem funcionar como antiinflamatório nas células.

De acordo com o projeto apresentado em Pelotas, haverá a participação das pesquisadoras Maria do Carmo B. Raseira e Márcia Vizzotto, do setor de fruticultura da Embrapa Clima Temperado. A tarefa da Embrapa será a de selecionar o material genético e fazer a extração dos compostos. A UFRGS fará a identificação dos compostos e na universidade norte-americana a equipe de Wargovich fará testes de laboratório “in vitro” do produto em células de câncer em crescimento. Na seqüência o pesquisador testa o produto em animais. A idéia é de que os extratos contidos em frutas vermelhas, como a pitanga, consigam reduzir a proliferação das células cancerígenas em ratos geneticamente modificados (portadores da doença).
As razões para o uso da pitanga também se referem ao baixo custo e disponibilidade de ser consumida diretamente pela população. Além disso, a atual comercialização do produto, suas variedades e seleção, fazem da pitanga uma fruta acessível ao estudo e posterior consumo.Wargovich ressalta que os primeiros resultados devem aparecer em cerca de cinco anos. Se tudo der certo, a pesquisa deve apontar para o consumo de um certo número de pitangas ao dia, reduzindo assim o processo de disseminação de células cancerígenas no organismo humano.
“Precisa ficar claro que sobre qualquer resultado positivo que obtivermos, os direitos são integralmente dos brasileiros, porque esses frutas são daqui, e a pitanga tem grande chance de ser a fruta certa, por uma série de razões que vamos analisar a partir do projeto”, disse o norte americano antes de sair do Brasil.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"








DIETA RICA EM FRUTAS E VERDURAS AUXILIA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER NA PRÓSTATA
O câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão. Para 2006, estima-se a ocorrência de 47.280 casos novos para este tipo de câncer. Uma dieta equilibrada, como em outro tumores, auxilia na diminuição do risco desta doença.”
O aumento observado nas taxas de incidência pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro.
Na maioria dos casos, o tumor apresenta um crescimento lento, de longo tempo de duplicação, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ e acometendo homens acima de 50 anos de idade.
Assim como em outros cânceres, a idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após a idade de 50 anos.
História familiar de pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade pode aumentar o risco de câncer em 3 a 10 vezes em relação à população em geral, podendo refletir tanto fatores hereditários quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
A influência que a dieta pode exercer sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou através de quais mecanismos estes poderiam estar influenciando o desenvolvimento do câncer da próstata. Contudo, já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis.Sintomas
O Câncer da próstata em sua fase inicial tem uma evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes ao crescimento benigno da próstata (dificuldade miccional, freqüência urinária aumentada durante o dia ou a noite).Diagnóstico
O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo exame clínico (toque retal) e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês), que podem sugerir a existência da doença e indicarem a realização de ultra-sonografia pélvica (ou prostática transretal, se disponível). Esta ultra-sonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de se realizar a biópsia prostática transretal.Tratamento
O tratamento do câncer da próstata depende do estagiamento clínico. Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo uma observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática, o tratamento de eleição é hormonioterapia. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.Controvérsias
Entende-se por detecção precoce do câncer da próstata o rastreamento de homens assintomáticos por meio da realização do toque retal e pela dosagem do PSA. Embora esses exames possam detectar o câncer da próstata em seus estádios iniciais, as evidências científicas não permitem concluir se tal detecção reduz a mortalidade por esse câncer ou melhora a qualidade de vida dos pacientes. Apesar da detecção e do tratamento precoces prevenirem a progressão do câncer e o aparecimento de metástases, também é possível que sejam detectados tumores que teriam um crescimento muito lento e que não causariam problemas à saúde do homem.Sendo assim, o Instituto Nacional de Câncer - INCA/MS - recomenda que o controle do câncer da próstata seja baseado em ações educativas voltadas em primeiro lugar à população masculina. Homens acima de 50 anos, deverão procurar uma unidade ambulatorial para uma avaliação anual. Apenas aqueles que apresentarem alguma alteração suspeita deverão prosseguir em uma investigação mais detalhada.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"




SUCO DE MAÇÃ PODE PREVENIR ASMA, DIZ ESTUDO
“Crianças que bebem suco de maçã com freqüência têm menos tendência a desenvolver os sintomas da asma, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Coração e Pulmões, na Grã-Bretanha.”
Os pesquisadores perguntaram aos pais de crianças entre cinco e dez anos de idade sobre os hábitos alimentares de seus filhos e sobre quaisquer sintomas a asma que eles tenham sofrido.
Apesar de não ter havido uma relação direta entre o diagnóstico oficial de asma e o consumo do suco, houve uma forte ligação entre sintomas como a falta de ar e a dificuldade para respirar e o consumo do suco de maçã.
A pesquisa, publicada no European Respiratory Journal, concluiu que as crianças que tomam o suco ao menos uma vez por dia têm a metade das chances de sofrer com falta de ar do que aquelas que bebem o suco menos de uma vez por mês.
O estudo revelou ainda que comer a maçã em vez de tomar o suco da fruta não surtiu o mesmo efeito.Tipos de suco
De acordo com os pesquisadores, o suco de maçã não precisa ser fresco para funcionar contra a falta de ar. Sucos longa-vida tiveram o mesmo efeito.
Peter Burney, que liderou o estudo, disse acreditar que os "fitoquímicos" presentes nas maçãs ajudam a acalmar as inflamações nas vias respiratórias que são um aspecto importante tanto da falta de ar quanto da asma.
Ele disse ainda que não ficou claro por que comer maçãs não apresentou o mesmo resultado nas crianças, já que outras pesquisas feitas em adultos mostraram que a fruta reduzia o risco de asma.
O pesquisador Mike Thomas, da organização Asthma UK, disse que o estudo era mais uma prova do efeito protetor das maçãs.
Outra pesquisa divulgada na semana passada pela Universidade de Aberdeen concluiu que mulheres que comem muitas maçãs durante a gravidez estão protegendo seus bebês contra asma.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"





BANANA PODE REDUZIR DEPRESSÃO, REVELA ESTUDO FILIPINO

Fruta também reduz risco de ataques cardíacos e reforça a massa muscular”


MANILA - Comer duas ou três bananas por dia é um excelente remédio para superar a depressão, segundo um estudo elaborado nas Filipinas, que destaca o alto conteúdo do trytophan, um antidepressivo natural, na fruta. A conclusão é do Instituto de Pesquisa de Alimento e Nutrição (FNRI).
A pesquisa publicada nesta segunda-feira, 25, assegura que os níveis de trytophan nas bananas mantêm os níveis de serotonina no cérebro e melhoram o humor das pessoas.
O FNRI recomenda a ingestão de duas ou três bananas por dia, equivalentes a entre 20 e 30 gramas de carboidratos e a entre 80 e 120 quilocalorias.
Os pesquisadores filipinos observaram outras virtudes da banana para a saúde, como os altos níveis de vitamina A, C, K e B6.
A B6, especificamente, é essencial na dieta e sua ausência pode provocar insônia, fraqueza e irritabilidade. Os cientistas destacam que a vitamina regula o nível de glicose no sangue, o que também repercute no estado de ânimo das pessoas.
O instituto acrescenta que a banana não produz colesterol nem causa obesidade, reduz o risco de ataques cardíacos e contribui para reforçar a massa muscular e a energia, especialmente nas crianças.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"




OS ÓLEOS ESSENCIAIS DAS FRUTAS CÍTRICAS


As frutas cítricas - laranjas, limões, limas, tangerinas, mandarinas e o grapefruit - são conhecidas e apreciadas há milênios devido ao seu aroma e sabor agradáveis. Os óleos essenciais (OEs) cítricos são obtidos normalmente por prensagem das suas cascas. Mas existem também os OEs extraídos das suas flores, o néroli; e os OEs das suas folhas, o petitgrain.
Os OEs cítricos extraídos de suas cascas, possuem um vasto número de aplicações terapêuticas e industriais, sendo muito importantes na economia mundial dos derivados de cítricos.
Os OEs cítricos possuem em sua maioria um efeito repelente e inseticida de muitos tipos de insetos. Pesquisa realizada pelo Departamento de Bioquímica Aplicada da Universidade de Nnamdi Azikiwee em Awka, Nigéria, mostrou que o OE da laranja-doce foi o que apresentou o melhor efeito inseticida.
O alto teor de monoterpenos nestes OEs cítricos é um dos grandes segredos das suas reconhecidas propriedades terapêuticas. Monoterpenos são as menores moléculas que compõem os óleos cítricos, e, por este motivo penetram com extrema facilidade em todos os tecidos do corpo humano, com poderosa ação solvente de gorduras. O monoterpeno com maior percentual nestes óleos cítricos é o d-limoneno. Na laranja chega a 90%, no limão de 65-70% (dependendo da variedade), na tangerina 70% e no grapefruit 95%.
Várias pesquisas científicas revelaram que estes óleos cítricos apresentam propriedades anticancerígenas, poder de solvência de cálculos (vesicais ou renais) e de desentupimento das artérias.
Várias faculdades e laboratórios desenvolveram pesquisas sobre a capacidade do d-limoneno em dissolver cálculos. Num estudo dos Laboratórios de Pesquisa Shionogi em Osaka, Japão, dentre os participantes com cálculos de vesícula, após consumo acompanhado do d-limoneno, cerca de 48% eliminaram por completo as pedras e 14,5% tiveram dissolução parcial, sem relatos de efeitos colaterais.
O OE de limão possui, dentre os cítricos, uma mistura mais complexa de monoterpenos em sua composição, o que faz com que, em alguns tipos de tratamento, ele tenha uma ação superior aos OEs de laranja ou grapefruit. Além de 65% de d-limoneno, o OE de limão também possui cerca de 10-20% de pinenos e cerca de 10% de gama-terpineno.
Pesquisas japonesas revelaram que o gama-terpineno apresenta uma poderosa ação antioxidante capaz de inibir a oxidação do LDL (mau colesterol), impedindo assim que este acabe causando a arteriosclerose ou levando a pessoa a um infarto.
Já o d-limoneno, age suprimindo a atividade da enzima hepática HMG-CoA reductase, um fator chave para a síntese do colesterol. Ele age também descongestionando o fígado, especialmente após a ingestão de grande quantidade de álcool e alimentos altamente gordurosos.
A ação sinérgica dos vários monoterpenos presentes no OE de limão cria uma ação muito poderosa na desobstrução de vasos sanguíneos possibilitando seu uso como um auxiliar na prevenção e tratamento de problemas cardiovasculares.
Outra indicação do d-limoneno é na prevenção e auxílio ao tratamento de alguns tipos de câncer, especialmente nas fases iniciais do desenvolvimento da doença. Os tipos de câncer observados onde mostrou melhores resultados foram os de próstata, estômago, fígado, intestinos, pâncreas, mama, pulmão e nas leucemias.
Segundo estudos do Hospital Universitário de Saint Radbound, Holanda, o d-limoneno age aumentando a atividade de uma enzima desintoxicante, o que acaba por contribuir na eficiência do corpo de eliminar substâncias causadoras de câncer.
Estudos com ratos na Universidade de Purdue, EUA, demonstraram que a quimioterapia com o uso de monoterpenos como o d-limoneno resulta numa rediferenciação dos tumores malignos em um fenótipo mais benigno. Portanto, monoterpenos são agentes antitumor efetivos, não tóxicos para ingestão (cuidadosa e acompanhada), que fazem parte da composição de um amplo número de remédios naturais para o tratamento do câncer.
A Universidade Médica de Dalian, China, mostrou que o uso do d-limoneno no tratamento do câncer gástrico apresenta excelentes resultados e que sua ação se deve a uma ação de indução de morte destas células. Desta forma, os óleos cítricos (maior fonte de d-limoneno e outros monoterpenos), eles podem ser indicados como recursos na prevenção e no tratamento de vários tipos de câncer.
Os óleos cítricos são também uma boa alternativa para perda de peso, tratar problemas circulatórios como varizes e pernas cansadas, tratar gastrites e úlceras.
Sobre a ação psicológica dos óleos cítricos, cientistas do Departamento de Fisiologia da Universidade de Siena, Itália, estiveram estudando o efeito da inalação do OE de limão sobre o sistema nervoso de ratos. Eles puderam avaliar que óleo age baixando o teor de corticosterona nos animais por uma ação direta na hipófise na produção de um hormônio estimulante das supra-renais, o ACTH. Estes hormônios estão associados ao estado de stress e sensação de dor e, uma menor produção significa uma maior capacidade de suportar a dor e uma diminuição dos estados de ansiedade. De forma semelhante estes efeitos foram notados por dentistas com o uso do óleo de laranja em salas de espera de seus consultórios. Assim como o de limão, oss óleos de laranja, tangerina, mandarina e grapefruit, também estimulam a alegria e diminuem a depressão.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"







ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO



Com seu fantástico poder de cura, é previsível que o seu óleo essencial, extraído de suas cascas do limão, faça parte importante do "kit pronto-socorro" da Aromaterapia.
Na Europa a casca do limão-siciliano é a mais utilizada para tal extração, enquanto no Brasil cresce a produção e consumo do óleo essencial do limão-tahiti.
Para a obtenção de 1 litro de óleo essencial de limão são necessárias as cascas de cerca de 2.500 limões. Trata-se de um líquido oleoso de cor amarela (limão Siciliano) ou esverdeada (limão Tahiti), que apresenta inconfundível e agradável aroma de limões frescos.
O componente químico que predomina (65%) nestes óleos essenciais é um aldeído chamado d-limoneno. Mas, na verdade, trata-se de uma mistura natural de diversos monoterpenos, entre eles, cerca de 10-20%, de pinenos e, aproximadamente, 10% de gama-terpineno.
Na Aromaterapia este óleo da casca de limão (todas as variedades) é muito requisitado por sua leveza e elevado poder terapêutico.
Ele é indicado para aliviar todas as tensões da cabeça e mentais, quer se tenha uma dor de cabeça, um resfriado ou a mente exausta. Traz energia, ativa a circulação periférica, sangüínea e linfática, tratando desde a celulite, a desintoxicação interna, periférica, até a temperatura das extremidades como da cabeça, mãos e pés.
Ele é tonificante, diurético, carminativo (elimina gases), digestivo e imuno-estimulante. Adstringente, desodorizante, anti-séptico, antibiótico e cicatrizante. Estimulante e antidepressivo, ao mesmo tempo calmante, sedativo, antiespasmódico e antiesclerótico.
Tônico geral, trata infecções - por ser bactericida e anti-séptico -, intoxicações (tanto renal quanto intestinal), digestão - por ser tônico e depurativo -, obesidade, problemas de pele, cansaços, depressão, câncer, sistema imunológico - ao estimular a produção de leucócitos -, reumatismo, resfriado, gripe e juntas inflamadas.
O óleo essencial de limão é especial para - no emocional - estimular o resgate da alegria de viver, pois ativa a consciência e válvulas de escape dos estados de ansiedade, depressão e desânimo; dispersa e refresca confusões emocionais e dúvidas.
Melhora o foco da consciência e da busca do auto-conhecimento, clareando e elevando o intelecto.
Acalma, deixa o emocional mais leve. É um promotor eficaz do positivismo e bom humor, ao interromper situações e pensamentos de má-vontade, negativismo e desistência.
Ativa as atitudes mentais de persistência e determinação.
Encoraja, dá confiança e segurança. Ajuda a abrir o coração, aliviando medos e envolvimentos emocionais. Trabalha, em paralelo, a mágoa oculta ou reprimida.



No livro O poder de cura do Limão (editora Alaúde), recomendo como possibilidades seguras de ingestão do óleo essencial de limão as formas descritas abaixo, lembrando que o tempo de tratamento não deve ultrapassar a 3 meses.



- No preparo dos sucos desintoxicantes adicionar 1 limão inteiro (polpa + casca). O suco deverá ser coado e ingerido imediatamente após seu preparo. Aqui, dependendo do tamanho e tipo de limão, pode-se chegar a 5-6 gotas deste óleo, e algumas pessoas encontram dificuldade com seu sabor forte e amargo, por vezes sentindo ardor no estômago após a ingesta. Ou seja, foi muita casca. O certo, no caso, é fazer uso de limões de tamanho médio; ou
- No preparo dos sucos desintoxicantes adicionar 1 limão parcialmente descascado. O suco deverá ser coado e ingerido imediatamente após seu preparo. Aqui o sabor fica mais agradável, pois a quantidade aproximada de óleo de limão adicionada são 2-3 gotas; ou
- No preparo dos sucos desintoxicantes adicionar 1 colher (chá) de raspas da casca de limão. O suco não precisa ser coado, mas precisa ser ingerido imediatamente. Aqui o sabor fica bem agradável pois a quantidade aproximada de óleo de limão deve ser algo como 1-2 gotas; ou
- No preparo dos sucos desintoxicantes ou vitaminas adicionar diretamente 1 colher (chá) de farinha de limão e bater; ou
- No preparo dos sucos desintoxicantes ou vitaminas adicionar diretamente 3 gotas de óleo de limão e bater.


Alerta: essa forma de consumo deve ser acompanhada pela leitura na íntegra do livro em referência e por um profissional competente da aromaterapia.




"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"




OPÇÃO SAUDÁVEL, FIGO É FRUTA RICA EM POTÁSSIO E FIBRAS


A árvore parece existir desde o início dos tempos e há indicações de que seu fruto já era consumido na Idade da Pedra. Originário da Ásia Menor e abundante em todo o Oriente Médio e no Mediterrâneo, o figo comestível, fruto da figueira "carica" (uma das quase mil espécies dessa árvore), é comum em suas regiões de origem, mas, no Ocidente, já foi iguaria rara e nobre.
Luís 14, rei da França de 1661 a 1715, levou as plantações de figo ao seu país exclusivamente para abastecer a mesa real. E até hoje os franceses tentam manter o caráter exclusivo da fruta. A principal região produtora francesa, Solliès-Pont, conseguiu recentemente obter para o seu figo a "denominação de origem controlada" --a mesma classificação que distingue, por exemplo, um champanhe ou um bordeaux de outros tipos de vinhos.
Mas as grandes "grifes" em figo são a Turquia, o Egito, a Grécia e o Irã, os maiores produtores. A Turquia é a grande exportadora de figos secos e prensados. Do Irã vem um figo exótico, pouco maior do que uma avelã, bastante valorizado na alta gastronomia.
Para aproveitar melhor a fruta sazonal e bastante frágil (sua "vida de prateleira" é de cerca de uma semana), costuma-se desidratar o figo. "Na culinária da bacia arábica, da Turquia e da Grécia, por exemplo, há uma infinidade de doces feitos com figo seco e prensado", diz Ivan Achcar, chef do restaurante Epice, de São Paulo.
A utilização de figos frescos em pratos salgados é mais característica da cozinha contemporânea, acredita Achcar. Em gomos, valoriza saladas verdes. Também é possível levar o figo fresco ao fogo ou ao forno, mas essa operação é um pouco mais complicada. "A cocção tem de ser muito rápida, para a fruta não desmanchar", explica o chef, que sugere enrolar o figo em fatias de bacon e levar por alguns minutos ao forno ou preparar uma redução de vinagre balsâmico para caramelizar rapidamente a fruta.
Fresco ou seco, o figo tem muitas fibras.

"Por isso, ajuda na função intestinal e aumenta a sensação de saciedade", diz a nutricionista Laura Contin Algodoal, da Sociedade Brasileira de Estudos em Nutrição. É também rico em potássio, o que o torna um bom alimento para ser consumido após atividades físicas. A nutricionista recomenda comê-lo sem a casca, que normalmente contém muito agrotóxico e, para quem está de regime, dar preferência à fruta fresca, bem menos calórica --as cerca de 70 calorias por 100 gramas do figo fresco saltam para 140 na versão seca.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"








FRUTAS, UM DOCE
REMÉDIO

“Elas podem garantir energia e bem-estar, além de prevenir doenças. Se você não está incluindo alimentos funcionais na sua dieta porque acha complicado, agora não tem mais desculpa. Com um tipo de fruta por dia, você pode somar bons pontos à sua qualidade de vida. Vai uma maçã?”Inês Pereira
Que frutas você comeu nos últimos doze dias? Se demorou para lembrar, talvez esteja trocando fatias de mamão ou uma bela maçã por doces ou chocolate. Isto é, está ameaçando o seu peso, o seu equilíbrio nutricional e deixando de lado alguns dos melhores sabores da mesa! Novos estudos reforçam cada vez mais a importância dos alimentos funcionais para uma vida saudável e a boa notícia é que as frutas estão entre os principais objetos de tenção dos pesquisadores. Poderosas, elas são capazes de proteger células contra processos degenerativos e de envelhecimento, prevenir uma lista de doenças, revitalizar sistemas inteiros, devolver energia ao seu corpo. Segundo o PhD Amy Gasper, cientista do Institute of Food Research, na Noruega, e membro da British Nutrition Society, a incidência e a progressão de doenças crônicas são, pelo menos em parte, decorrentes da falta de fitoquímicos, entre eles, os carotenóides e os flavonóides presentes numa dieta rica em frutas e vegetais. "O efeito protetor é comprovado em estudos epidemiológicos, em células de animais, nos quais esses componentes apresentam atividades antioxidante e antiinflamatória, e reduzem a proliferação celular", descreve.
Atualmente, os brasileiros enfrentam o aumento de doenças crônicas degenerativas, devido a um estilo de vida desequilibrado, que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo. "O consumo regular de alimentos funcionais, como as frutas, pode ser uma alternativa para conter o avanço dessas enfermidades", afirma Jocelem Mastrodi Salgado, pesquisadora e professora titular de Nutrição da Escola Superior Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais. Portanto, somos o que comemos, sim! A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida - e, claro, na falta dela. Nesse caso, puxe o freio e reveja seus hábitos. Viva Saúde levantou uma lista de 12 frutas para você incluir uma por dia à sua dieta e depois repetir a dose! - uma arquitetura nutricional simples, que fará toda a diferença para a sua saúde e para o seu bem-estar.
ABACATE

Recentemente, pesquisas têm demonstrado que o abacate é rico em beta-sitosterol e glutatoína. O primeiro auxilia na redução dos níveis de colesterol e o segundo age como antioxidante. Pode, ainda, oferecer proteção contra o câncer oral, de garganta e outros tipos da doença. Estudos comprovaram que o abacate também regula os níveis de colesterol no sangue. Cardiologistas australianos observaram o efeito dos alimentos sobre os níveis de colesterol no sangue em 15 mulheres. Na dieta com o abacate, esses níveis diminuíram cerca de 8,2%, comparando com 4,9% na dieta sem a fruta. Cientistas demonstram, também, que sua gordura monoinsaturada pode aumentar as taxas de HDL (o colesterol bom) e diminuir o colesterol total, mas tem pouco efeito sobre o colesterol ruim, a fração LDL. No Japão, na Universidade de Shizuoka, outras pesquisas comprovam os poderes do abacate contra toxinas que prejudicam o fígado. Entre 22 frutas, mostrou-se o mais eficaz para diminuir os danos provocados no órgão por fatores semelhantes aos causados por hepatites virais. Mas atenção: segundo estudiosos, é preciso consumir meio abacate pequeno, de três a quatro vezes por semana, para se obter os benefícios encontrados nas pesquisas.Saúde no prato
Além das funções nutricionais, os alimentos funcionais produzem efeitos metabólicos e fisiológicos benéficos à saúde. Não são remédios, mas apresentam componentes capazes de prevenir doenças ou reduzir seu risco. A influência deles na saúde tem sido pesquisada em relação às doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão, diabetes, doenças inflamatórias, intestinais, certas afecções reumáticas e mal de Alzheimer. O uso de alimentos na prevenção de doenças é uma prática milenar, mas foi só a partir de 1990 que o termo e o conceito de ’alimento funcional’ se tornaram mais conhecidos do público.
AÇAÍ

O fruto é considerado um alimento de alto valor calórico, com elevado percentual de lipídeos, além de rico em proteínas e minerais. O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade, com 60% de monoinsaturados e 13% de polinsaturados, tipos de gordura que ajudam na redução do colesterol LDL. Possui teor de proteínas superior ao do leite (3,5%) e ao do ovo (12,49%). É rico em minerais, como potássio e cálcio e, dentre as vitaminas, pode ser destacada a E (tocoferol), um antioxidante natural que atua na eliminação dos radicais livres.
ACEROLA

Rica em naringenina, hesperidina, monoterpenos, compostos fenólicos encontrados nas frutas cítricas, que, além de conter vitamina C (30 a 50 vezes mais do que a laranja), contam com a ação antioxidante das flavononas. Você pode substituí-la sem perder em nutrientes, por lima, limão e tangerina.
BANANA

Rica em frutooligossacarídeos (FOS), oligossacarídeos não-digeridos pelo organismo, que no intestino são metabolizados pela flora bacteriana. "Sua fermentação ajuda no crescimento de bactérias úteis, como lactobacilos e bifidobactérias, importantes para regular o trânsito intestinal, diminuir o risco de câncer de cólon e favorecer a oposição a bactérias patogênicas (enterobactérias)", diz a nutricionista de São Paulo, Fernanda Pisciolaro, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). É fonte de potássio, mineral que garante o bom funcionamento dos músculos.
Use alguns truques e ganhe com as variações do dia-a-dia Os pesquisadores são unânimes em afirmar que para obter os benefícios das frutas é necessário ingeri-las diariamente e na quantidade mínima de uma porção. Por exemplo: duas laranjas, dez morangos, uma acerola, uma a duas maçãs, uma banana. Mas, é claro, não se pode viver apenas de frutas. Elas devem compor ou complementar refeições com opções saudáveis, como fala Jocelem Mastrodi Salgado, professora da Esalq. "Deve-se substituir, em parte, o consumo de carne de vaca, embutidos e outros à base de carne vermelha, por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados protéicos de soja) ou peixes, ricos em ômega 3". Para aproveitar melhor os poderes das frutas, ela recomenda variar as opções para oferecer ao organismo diferentes benefícios. Sempre que possível, consuma a casca, que concentra importantes ativos, como no caso da maçã. Sucos também são bem-vindos, quando ingeridos na hora e, de preferência, sem coar - para preservar as fibras. Se não gosta só da fruta, experimente-as em saladas, polpas batidas com iogurte, gelatina sem sabor com suco ou a massa de um bolo com a polpa da fruta preferida.
DAMASCO

Rico em betacaroteno, com importante função antioxidante, combate os radicais livres. Contém ainda grande teor de potássio, mineral que ajuda a baixar a pressão arterial e evitar o acidente vascular cerebral. Ah, possui zero de gordura!

LARANJA

Conhecida por ser fonte de vitamina C, os poderes dessa fruta foram reforçados por novo estudo publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition, em 2006, que comparou a influência dos alimentos ricos em vitamina C no envelhecimento da pele. Ficou comprovado que as pessoas que incluíam a laranja na dieta, apresentaram menos rugas do que as que a consumiam em menor quantidade. Outras pesquisas revelaram que a casca de laranja é rica em limonóides, substâncias que podem prevenir e controlar o desenvolvimento de certos tumores ao evitar os danos das substâncias tóxicas nas células do organismo.
MAÇÃ

Um dos seus maiores poderes está na pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Estudos recentes demonstraram que outros compostos benéficos à saúde - polifenóis e os flavonóides -, presentes na casca e na polpa, protegem as células da ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento, e o organismo de uma série de doenças, entre elas, o câncer. Segundo o Journal of Medicine Food, o consumo diário de duas maçãs durante 12 semanas provocou a diminuição dos níveis de LDL oxidado, em média de 20%. Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Cornell e publicada na revista Nature, verificou que 100 g de maçã fresca pode ser mais benéfico do que um comprimido de 1.500 mg de vitamina C. Seus antioxidantes naturais seriam mais eficazes do que os encontrados em suplementos dietéticos.
MANGOSTÃO

Também conhecida como mangostin, ou ’fruta da rainha’, é originária da Ásia, onde é considerada como uma das frutas mais saborosas Frutas do mundo. Cultivada no Brasil desde 1940, não é muito popular em todas as regiões do país. Composto por agentes fenólicos, o mangostão tem ação altamente antioxidante, o que impede a oxidação do colesterol ’ruim’. Além disso, é riquíssimo em fibras e tem distribuição bastante equilibrada de nutrientes. Segundo Jocelem Salgado, que coordenou um estudo sobre a fruta na Esalq, o mangostão já entra na composição de suplementos dietéticos nos Estados Unidos.Desde a infância
O consumo diário de frutas ou sucos à base delas nos primeiros meses de vida é essencial para prevenir várias doenças até a fase adulta – das provocadas pela falta de vitaminas aos problemas cardiovasculares, diabetes e diverticulite. As cítricas - limão, laranja e tangerina - são ricas em vitamina C, pectina e bioflavonóides, que têm papel importante na absorção do ferro, afastando a anemia. Para os bebês, recomenda-se, a partir do segundo mês, oferecer suco de beterraba com laranja, fonte de ferro. Mas não pode faltar na dieta deles uma porção diária de maçã com casca (rica em fibras e bioflavonóides), manga (vitamina A e fibras), banana (potássio), mamão (betacaroteno e vitamina C), morango, amora e uvas roxas (bioflavonóides).
MORANGO

Possui três ativos (ácido elágico, catequina e delphinidin), compostos fenólicos com ação antioxidante. O ácido elágico, outro antioxidante, possui mais de uma atividade anti-cancerígena. "Além disso, essa fruta é bastante rica em fibras solúveis, que auxiliam na redução do colesterol", reforça a nutricionista Mariana Del Bosco Rodrigues, do Departamento de Nutrição da Abeso. A amora e a framboesa são opções com os mesmos nutrientes.
PAPAIA

Ação: possuem carotenóides (luteína, betacaroteno e zeaxantina), com diversas propriedades anticancerígenas e também fortalecem o sistema imunológico. Protegem a retina contra a radiação solar, reduzindo assim o risco de degeneração macular. Também são ricos em vitamina C e fibras. Se preferir, substitua pela manga.
TOMATE

Uma das frutas mais poderosas. Rica em licopeno, um poderoso antioxidante, a sua absorção pelo organismo é muito maior quando em molhos concentrados do que em tomates frescos. Se não quiser consumi-los em rodelas, acrescente uma xícara de molho ao sugo no almoço e no jantar. O cozimento quebra as paredes celulares resistentes, fazendo com que o licopeno se torne mais acessível, aumentando a sua absorção pelo organismo. Não existe ainda uma dose recomendada de licopeno. O tomate fresco tem entre 3,1 e 7,74 mg de licopeno por 100 g de peso. O processado tem entre 11,21 mg e a lata de concentrado 30,07 mg. Para um molho que garanta os benefícios do licopeno, Jocelem Mastrodi Salgado recomenda cerca de seis tomates inteiros (quanto mais vermelhos, mais licopeno) batidos no liquidificador. Conserve em geladeira.
UVA ROXA

Top entre os superalimentos, é rica em resveratrol, que previne o dano celular, reduz o crescimento tumoral e diminui o risco de câncer de pele. Outro nutriente é a catequina, um composto fenólico que tem papel na proteção cardiovascular, diminuindo a fração do colesterol ruim (LDL) – o mesmo efeito do vinho tinto. Os fenólicos reforçam a cartilagem, reduzem o risco de derrame, bloqueiam a formação de pedras nos rins e ajudam a conter o avanço de doenças degenerativas no cérebro. Já o ácido elágico, presente na fruta, é um fitoquímico com propriedades antioxidantes.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"




AMORA-PRETA: UMA FRUTA ANTIOXIDANTE

A amoreira-preta (Rubus sp.), apesar de ser nativa da Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul, cresce apenas em regiões determinadas de acordo com o clima ideal para o seu desenvolvimento. A amoreira-preta é uma espécie arbustiva de porte ereto ou rasteiro, geralmente dotada de espinhos e a coloração das flores varia do branco ao rosa. Produz um fruto agregado, a amora-preta, composto por frutículas e sua coloração pode variar do branco ao negro, e a sua casca é brilhante, lisa e frágil, quando madura. A amora-preta pode facilmente ser confundida com a framboesa, mas esta tem o centro oco, enquanto a primeira tem um coração esbranquiçado.
A amora-preta in natura é altamente nutritiva. Da sua composição fazem parte a água (85%), as proteínas, as fibras, os lipídeos e também os carboidratos. Também possui cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias vitaminas, no entanto, é uma fruta de baixo valor calórico, apenas 52 calorias em 100 gramas de fruta. Vários tipos de açúcares e ácidos fazem parte da composição desta fruta, sendo que o balanço entre acidez e sólidos solúveis é que dá o seu delicioso sabor característico.
Ainda na amora-preta, são encontradas outras substâncias como os fitoquímicos, ou compostos secundários. Estas substâncias são produzidas naturalmente pelas plantas para se protegerem do ataque de pragas e doenças, e também ajudam a planta a resistir a condições adversas do ambiente. Muitos destes fitoquímicos atuam na prevenção e no combate de doenças crônicas como o câncer e as doenças cardiovasculares. Exemplos de fitoquímicos encontrados em amora-preta são as antocianinas, que dão a coloração vermelha e roxa das frutas, os carotenóides que são responsáveis pela coloração laranjada, e ainda, existem vários outros fitoquímicos que não apresentam cor como os ácidos fenólicos, por exemplo, mas são de grande importância para a saúde. A concentração destes fitoquímicos em amora-preta pode variar de acordo com a cultivar, o ambiente, o ponto de maturação, o armazenamento e o processamento.
Os estudos realizados ao redor do mundo vêm demostrando que o consumo de frutas e hortaliças está relacionado à prevenção das doenças crônicas, provavelmente, devido ao aumento no consumo de compostos antioxidantes. A amora-preta apresenta uma alta atividade antioxidante, se comparada ao mirtilo, que é uma fruta bastante estudada e muito utilizada como padrão de comparação. O nosso corpo é exposto diariamente a diversos fatores que podem levar a mutações celulares, através de fatores internos, como radicais livres que se formam durante a nossa respiração, ou externos, como poluição, raios solares, tabaco, álcool, etc. Os compostos antioxidantes encontrados em algumas frutas e hortaliças conseguem ajudar as células do organismo a se protegerem das mutações, que é o primeiro passo para a formação de um algum tipo de câncer.
Existem estudos que mostram o poder do extrato de amora-preta na prevenção e combate do câncer de útero, cólon, boca, mama, próstata e pulmão. O extrato de amora-preta previne ainda a formação da metástase, ou seja, evita que o câncer se espalhe e se instale em outros órgãos. Também foi observado um efeito antiinflamatório do extrato de amora-preta, o que não deixa de ser interessante, já que se acredita que o câncer está relacionado a um processo de inflamação crônica.
Mas quantas amoras-pretas devemos consumir ao dia? Quanto nosso corpo consegue absorver e utilizar? Estas são questões ainda difíceis de responder. O que se sabe é que, após consumir a amora-preta, os fitoquímicos são absorvidos, metabolizados e distribuídos em diferentes tecidos/órgãos do corpo, sendo que já foram encontrados nos tecidos do estômago, jejuno, fígado, rins, plasma e até no cérebro.
E como ficam os fitoquímicos quando as amoras-pretas são processadas? O processamento das frutas da amoreira-preta é uma forma de agregar valor ao produto, melhorando a renda dos fruticultores, sendo a sua transformação em geléias, sucos, iogurtes, sorvetes as formas mais comuns de consumir esta fruta. Após o processamento, há dúvidas quanto à manutenção dos fitoquímicos encontrados na fruta in natura. Sabe-se que ocorre uma perda de antocianinas no processo de fabricação da geléia de amora-preta em relação aos valores encontrados na polpa, e esta perda continua durante o armazenamento dos vidros de geléias através do tempo, mas, mesmo assim, a geléia da amora-preta ainda é considerada uma boa fonte de fitoquímicos antioxidantes.
A Embrapa Clima Temperado tem grande interesse no desenvolvimento da cultura da amoreira-preta na Região Sul e no Brasil. Neste contexto, é mantido na Unidade um programa de melhoramento de pequenas frutas, onde a amora-preta está inserida. Além da seleção de novas cultivares, desenvolvem-se ações relacionadas à produção de mudas, manejo da planta, armazenamento, processamento e caracterização funcional da fruta. O que se espera é caracterizar as cultivares que estão sendo comercializadas e também auxiliar no processo de seleção de novas cultivares, visando frutas de alta qualidade e alto valor nutricional e funcional. A amora-preta já é considerada uma fruta funcional, ou seja, além das características nutricionais básicas, quando consumida como parte usual da dieta, produz efeito fisiológico/metabólico ou efeito benéfico a saúde humana, devendo ser segura para consumo sem supervisão médica. O consumo de frutas e hortaliças, como a amora-preta, em conjunto com um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada e exercícios físicos, pode prevenir alguns tipos de doenças.

"O PODER DE CURA DAS FRUTAS"



LIMÃO X RINS

O consumo diário de uma limonada pode ser um bom tratamento terapêutico para prevenir e até adiar o desenvolvimento de cálculos renais. O limão tem propriedades adstringentes, portanto, de ajudar (ou inviabilizar a formação) na dissolução de aglomerados de cristais e células gordurosas.
Assim, pessoas que têm propensão para formar cálculos renais quando procuram o centro de tratamento da Universidade do Wisconsin, em Madison/EUA, são logo orientadas para uma prática alimentar diária que é a terapia da limonada.
Uma das indicações mais freqüentes dos urologistas é o sal alcalino conhecido como citrato de potássio, que não deve ser tomado em comprimidos ou em forma líquida. Mas, de forma natural, o limão está repleto de citratos.
Na verdade, o limão é destacado a fruta mais cítrica de todas as da sua família. O suco de qualquer uma das variedades de limão contém cerca entre 5 a 7% de ácido cítrico, na forma de citratos, enquanto as demais frutas cítricas (laranja, tangerina e pomelo) contêm de 0,6 a 1,0% de ácido cítrico, ou seja, cerca de 10 vezes menos.
E, de acordo com Steven Nakada, diretor e professor de urologia daquela universidade, a terapia da limonada, com pouco ou idealmente nenhum açúcar, irá provocar um aumento da quantidade de citratos na urina, inibindo assim a formação e precipitação de cristais, que ao longo do tempo vão aumentando de tamanho e tornando-se “pedras” ou “cálculos”.
A terapia da limonada não tem efeito tão imediato como o consumo direto do citrato de potássio, mas para quem quer evitar remédios, e fazer um tratamento preventivo, é uma alternativa muito sábia e consciente. Outra vantagem é que o suco do limão é um diurético e laxante natural. A receita indicada pelos médicos daquela universidade é uma parte de suco de limão para sete partes de água, ou seja, suco de 1 limão diluído em 1 copo de água.
Cálculos renais se formam quando a urina fica supersaturada (concentrada) de sais, que irão cristalizar, ou seja, precipitar-se na forma de cristais, caso a urina não contenha substâncias que evitem esta formação e precipitação de cristais. Uma dessas substâncias é o citrato.
David Kang, estudante de medicina e pesquisador no Centro Compreensivo de Cálculo Renal da Universidade de Duke/EUA, descobriu que a terapia da limonada pode ajudar na prevenção e tratamento por um longo tempo. Ele e sua equipe acompanharam 12 pacientes que usaram a terapia da limonada por até quatro anos. Observou-se que ao longo do tempo eles formaram pedras menores e num ritmo mais lento do que antes de começar tal tratamento.
Logicamente, ainda é necessário um estudo em maior escala para confirmar as descobertas, mas este trabalho foi apresentado no encontro anual da Associação Americana de Urologia, em Atlanta/EUA, esta semana, de acordo com o site de notícias da rede CBS.
Metafisicamente os Rins cristalizam as críticas, desapontamentos e fracassos.
A cada minuto cerca de 20% do sangue que sai do coração passa por esse par de órgãos com o formato de feijões. São filtrados 125 ml/min, sendo que 124 ml são reabsorvidos pela circulação sangüínea e 1 ml vira urina (excreto). Num adulto corretamente hidratado espera-se um volume aproximado de 1,5 litro/dia de urina, que deverá ser idealmente incolor e transparente.

Ao final, os rins filtram todos os líquidos que passam pelo corpo humano, que representam de 65 a 75% do peso de um adulto. Importante lembrar que existe uma relação simbólica entre a água e todas as questões emocionais e sentimentais. A mágoa é uma má água, a tristeza nos faz chorar e etc.
Mas o processo de filtragem é entendido metafisicamente como uma capacidade de discernimento (o que passa no filtro e o que fica retido?).

No caso dos rins, ele irá filtrar o sangue, ou seja, todas as substâncias que penetrarem na corrente sangüínea terão que passar pelo seu processo de seleção que está relacionado com a capacidade interior de se desprender e eliminar os fatos desagradáveis da vida, como também os comportamentos do passado, não condizentes com o presente.
A qualidade desta filtragem costuma ser muito afetada pela crítica, julgamento e malícia. É claro que existem situações perigosas e inadequadas que não irão nos levar onde queremos. Cabe a nós percebermos e nos desvencilharmos, jamais nos identificarmos com a situação. Criticar apenas não resolve, ao contrário, permanecemos presos e não eliminamos aquilo de dentro de nós.
Além disso, é importante notar que o sistema renal funciona com um “par” de rins, portanto ele depende de parceria e cumplicidade entre eles para seu pleno funcionamento. Assim, eles representam a busca pela qualidade dos relacionamentos interpessoais e a percepção do amor através do outro.
Outra situação interna que atinge os rins é a crença nas dificuldades. Temer não conseguir realizar representa não ter se livrado das memórias difíceis do passado. Achar que tudo é difícil e complicado dificulta na seleção e discernimento, ou seja, entope o filtro, ou seja, gera pedras. Reclamar da situação é não ver o lado bom que existe nela.
A saída: pensamento positivo e atitudes construtivas irão favorecer no bom funcionamento renal e do corpo como um todo.
Os cálculos e dores renais revelam dificuldades de relacionamentos não dissolvidas. Existe embutido também um comportamento emocional infantil ou rebelde diante dos desafios, principalmente aqueles ligados às nossas parcerias e uniões.

Atualmente mais de 10% dos homens e 5% das mulheres sofrem de cálculo renal durante a vida. Explica-se esta desproporção pelo fato das mulheres se posicionarem melhor no aspecto emocional, enquanto os homens costumam cristalizar seus desapontamentos.
A incidência varia geograficamente, refletindo diferenças ambientais e comportamentais. Entretanto, o índice de casos é abruptamente crescente, associado com a dificuldade das relações e a “modernização” da dieta ocidental.

Mas, por traz de qualquer problema renal existe um ser dependente dos outros, com necessidade de apoio, consideração e afeto. Por mais que suas atitudes afirmem o oposto, criticando os outros e querendo mostrar-se auto-suficiente. Na verdade, suas expectativas afetivas não estão acontecendo.

Sal, baixo consumo de água e fibras, consumo em excesso de proteínas, aditivos químicos e alimentos industrializados são hábitos péssimos para o pleno funcionamento dos rins.
Mas o simples cuidado de ingerir mais frutas e vegetais frescos e crus, além de alimentos mais integrais, já impede notavelmente o desenvolvimento de dificuldades renais.
Cuidados de bom senso:

1) Praticar uma dieta rica (50%) em alimentos crus, frescos, integrais, com elevado teor de fibras e substâncias antioxidantes, logicamente isentos de agrotóxicos, Não esquecer das raízes que são excelentes repositores energéticos dos rins;

2) Hidratar-se diariamente com os sucos da Alimentação Desintoxicante e chás diuréticos, principalmente os de cavalinha, salsa e dente de leão. São cerca de 8 copos/dia de líquidos entre sucos, chás e água e;

3) Fazer uso diário da Terapia da Limonada.
Alerta Importante: durante uma crise renal, não se deve consumir o limão, pois, neste caso, será contra-indicado. Seu poder adstringente atuaria contra a expulsão, retardando-a ao invés de acelerá-la. Mas, a não ser no momento de crise, seu efeito será sempre benéfico, atuando como um coadjuvante do tratamento principal.