sábado, 11 de julho de 2009

"DICAS DE SAUDE"


Nos primeiros meses, o bebê passa muito mais tempo dormindo do que acordado. Recém-nascido, o pequeno chega a dormir entre 15 e 21 horas, acordando só para mamar e tomar banho.
A quantidade de horas de sono vai diminuindo conforme ele cresce, mas por meses continua sendo bem superior ao tempo que os adultos precisam dormir. Aos seis meses o bebê deverá passar pelo menos 17 horas do dia dormindo. Quando completa um ano, o tempo de sono costuma ser, em média, 12 horas à noite, e 3 horas entre o fim da manhã e início da tarde.
Se essas horas de sono não forem cumpridas em sua maior parte durante a noite, não se assuste. Pode ser que seu filho, como muitos bebês, troque o dia pela noite. Para mudar esse hábito, você deve dar a ele a noção de dia e noite.
Comece por manter o bebê em ambientes com bastante claridade durante dia. Mantenha as janelas da casa abertas, leve-o para passear. Essa é a hora em que você deve despertá-lo com muita conversa e brincadeiras, sem se preocupar com o barulho em volta.
Já à noite, faça o contrário: mantenha as luzes apagadas, exija silêncio em casa e só nesse momento coloque o bebê no berço para dormir. Antes, embale-o no colo, cantando baixinho para acalmá-lo. Pequenos cochilos durante o dia, porém, ainda são bastante importantes.
Além de tranqüilidade, o ambiente do sono também precisa ter segurança. No colchão do berço, use um lençol bem firme para evitar que o bebê cubra a cabecinha enquanto dorme e fique sem ar.
Deite-o de lado ou de barriga para cima, se necessário usando almofadas e travesseiros para manter a posição. Evite que ele durma deitado de bruços, pois essa posição é vinculada a muitos casos de morte súbita de bebês durante o sono.
Até agora, qual a sua maior dificuldade nos cuidados com seu bebê? Por quê?


"DICAS DE SAUDE"


Estrias e enjôos estão entre os males mais comuns da gestação. A boa notícia - ufa! - é que combatê-los também está longe de ser um bicho de sete cabeças.
"Percebi que minha dieta ajudou muito a ficar longe desse tipo de problema", afirma a cantora Kelly Key. "Evitei gorduras e frituras, além dos refrigerantes. Em compensação, me esbaldei comendo ensopadinhos de legumes variados".
A alimentação adequada não só previne os enjôos como, combinada a um bom hidratante, dificulta o surgimento das estrias.
Pequenos bocadinhos Durante a gravidez, você deve priorizar uma dieta de seis a oito porções diárias, abusando de frutas, verduras e legumes. As proteínas também colaboram na prevenção das estrias - as carnes brancas são uma boa fonte, mas não ignore as vermelhas: elas são boas fontes de ferro e combatem a anemia.
Fora isso, algumas táticas simples diminuem o problema, quando ele já deu as caras pela primera vez. "Comer três bolachas água e sal, em jejum, antes mesmo de se levantar, funciona bem", afirma o obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luiz. Ele ainda aconselha evitar qualquer tipo de líquido até as 10h da manhã e, depois desse horário, beber água de coco e chá de gengibre gelado.
"Atualmente, também existem diversos medicamentos que não prejudicam o feto e aliviam o desconforto das mães", afirma o Dr. José Bento. Basta pedir orientação ao seu médico - a mesma dica vale para os famosos chazinhos.
Sim, até mesmo as alternativas consideradas naturais podem causar danos ao bebê. Muitas ervas (como a camomila, a hortelã e a melissa) têm ação abortiva ou causam relaxamento uterino, em alguns casos. Para evitar qualquer prejuízo no desenvolvimento do feto, consulte um especialista.
As causas do enjôo e das estrias Os enjôos atacam, em média, 80% das gestantes e ocorrem basicamente devido à inexistência da placenta, que começa a ser formada só a partir da 12ª semana de gestação - não à toa, o momento em que o sintoma normalmente desaparece.
O inverso também acontece, ou seja, embrulhos no estômago provocados pelo excesso de placenta - como na gravidez de gêmeos ou de fetos com mais de quatro quilos. O bebê, muito grande, pressiona o tubo gástrico e o estômago, atrapalhando o funcionamento do sistema digestório, daí o desconforto.
"Só senti enjôo do sétimo ao nono mês", afirma a atriz Nívea Stelmann. "Os médicos disseram que isso aconteceu por causa dos quatro quilos do Miguel".
Já as estrias resultam da combinação de uma pele desidratada com o inevitável aumento de peso. As fibras de colágeno e elastina presentes na região são rompidas e formam uma cicatriz, as estrias. No primeiro estágio, elas são avermelhadas por causa do sangramento interno. No segundo, quando se tornam brancas, já estão cicatrizadas e a produção de melanina não ocorre mais no local, isso é, mesmo bronzeada você vai continuar com aquelas indesejáveis marquinhas pálidas.
Para evitá-las, no entanto, a dermatologista Lígia Kogos dá a receita. "A gestante deve ter duas preocupações essenciais: a hidratação profunda e o equilíbrio de peso, engordando, no máximo, dez quilos durante a gestação".
Use a hidratação no combate as estrias O melhor jeito de prevenir o rompimento das fibras é a hidratação constante, com óleos de preferência. Só é preciso atenção ao escolher, pois muitos produtos apenas lubrificam, mas não penetram na pele. Nívea Stelmann não dispensou cuidados. "Hidratei muito a pele e fiz drenagem com óleos próprios para gestantes a fim de evitar as estrias".
Cremes que permitam a absorção de água pelas células são os mais potentes, de acordo com a dermatologista - produtos que contenham proteína da uréia, avelã e uva estão entre os mais eficazes, segundo ela. O creme à base de silicone também é um bom aliado, pois forma uma camada que retém a umidade natural das células.
Os cuidados devem ser redobrados a partir do quarto mês. Nessa fase, a barriga costuma ter a maior variação de crescimento, favorecendo estrias mais largas e profundas. Mas, caso não consiga escapar às marcas, relaxe: atualmente existem vários tratamentos que recuperam o aspecto natural da pele - os de ácido retinóico, por exemplo.
Na dúvida, faça o teste Antes de entrar em crise com as marquinhas tomando conta da barriga, cuide para que elas não apareçam. Se você sentir a pele coçar, é sinal de desidratação - mesmo que tenha acabado de passar um creminho nela. Corra a um especialista e peça indicação de um bom cosmético ou de uma fórmula manipulada.
E não confunda: coçar a pele não forma estrias. Isso é puro mito! As unhas atingem apenas a camada superficial da pele, e não as regiões onde estão as fibras que se rompem.

"DICAS DE SAUDE"


Já foi o tempo em que gravidez era sinônimo de mulher feia e desengonçada. Hoje em dia, só abandona os cudiados com a beleza quem quer, pois existem tratamentos totalmente livres de riscos para a mulher e para a criança.Alguns procedimentos, no entanto, continuam vetados. Para acabar com as dúvidas, continuar linda e manter seu bebê longe de qualquer risco, a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Cristine Carvalho, fala sobre seis tratamentos estéticos bastante usados pelas mulheres.
Loira? Só natural Se este não é o seu caso, conforme-se em passar longe das tinturas pelo menos durante os quatro meses iniciais da gestação. "O couro cabeludo é muito vascularizado e absorve facilmente qualquer tipo de química", explica Cristine.
Encontrada na maioria dos produtos para tingir os fios, a amônia pode causar problemas na formação do feto. Com o bebê já formado (passados quatro, dos nove meses de gravidez), os tonalizantes livres de amônia entram como alternativa e estão liberados para as futuras mamães. "Mas é importantíssimo o acompanhamento e indicação de um profissional", lembra a especialista. Peeling de maçã contra as manchas da pele Por conterem ácido, sinal vermelho para todos os tipos de peeling, com exceção de um: o peeling de maçã. Feito à base da fruta, ele é capaz de limpar, esfoliar e enrijecer a pele do rosto como os outros tipos já bastante conhecidos. Com uma diferença, porém, bastante vantajosa para as grávidas. "O ácido usado neste tipo de peeling é o da própria maçã e em pouca quantidade", diz a dermatologista. Mas fique atenta. A história de aguardar os quatro meses em que o feto se forma se repete.Se você quer dar um fim nos cravos e nas acnes com uma simples limpeza de pele, vá em frente. "A limpeza de pele está liberada, desde que não contenha nenhum tipo de ácido". Drenagem linfática para dar fim nos inchaços Esqueça os pés inchados e a falta de disposição típicos da gestação. "A drenagem linfática não só é permitida, como indicada desde o primeiro dia em que a mulher descobre que está grávida", diz Cristine, aconselhando duas sessões semanais. Segundo a dermatologista, isso garante que a circulação sanguínea não fique comprometida, evitando os inchaços. Alerta, no entanto, para mamães que apresentem algum tipo de problema vascular, como varizes ou trombose. "A drenagem acaba intensificando o quadro". Outra restrição de Cristine está relacionada ao tipo de drenagem: "a estimulação elétrica pode influenciar no nascimento do bebê". Os aparelhos não passam de estimuladores dos músculos. Entre eles, o útero, que pode sofrer contração de maneira forçada. "Drenagem, só manual", ressalta a médica.Dando fim aos pêlos Se você é adepta da depilação com cêra, continue usando o método para acabar com os pêlos indesejáveis. Durante a gravidez, o perigo se esconde nos procedimentos a laser. "Qualquer tipo de radiação deve ser evitada nos nove meses de gestação", conta a especialista. Melhor prevenir que remediar. Como não existe nenhum estudo que comprove os efeitos do laser ou da luz pulsada sobre o feto, o melhor a fazer é manter-se longe dos raios.

sábado, 2 de maio de 2009

Proteja os fios do calor, do cloro e da água do mar


Danificados, queimados, ressecados. É assim que seus cabelos ficam no verão? Então está na hora de reforçá-los para encarar essa temporada repleta de piscinas, praias e passeios a céu e sol aberto.
O problema começa quando o sol, o vento e a areia abrem as escamas que formam a parte externa do fio (cutícula). Então o interior fica desprotegido e o cabelo pode ressecar, quebrar ou perder a elasticidade.
Para evitar esse tipo de agressão, basta tomar alguns cuidados que dão bem pouco trabalho. "Tem gente que passa uma quantidade exagerada de produtos. Não caia nessa", adverte a cabeleireira Danielle Massena, do salão Spalla Hair, em São Paulo.
Uma dica é sempre lavar os cabelos logo após voltar da praia ou da piscina. Também vale cobri-los com chapéu ou boné, para evitar a ação direta dos raios do sol. "Aplicar leave-in com protetor solar também é uma boa opção", recomenda Danielle. O produto não precisa de enxágüe e deve ser usado após a lavagem.
Agora, se a temporada na praia for longa, não deixe de visitar o cabeleireiro logo depois de voltar para casa. "Faça hidratação com uma máscara e passe silicone, que protege e recupera o fio", sugere Daniel
. No quadro abaixo, veja mais dicas de como sobreviver à temporada com os cabelos macios e sedosos.
5 dicas para proteger seu cabelo no verão 1. Evite fazer escova todos os dias
. Ela deixa os cabelos mais suscetíveis à ação dos raios solares. Nos tempos quentes, chapinha e secador também devem ser usados com moderação.2. Passe filtro solar especial para cabelos. Reaplique-o depois de entrar na água
.3. Apare as pontas antes de cair na estrada. Assim, eles ficam menos ressecados. 4. Ao ficar muito tempo exposta ao sol, prenda os cabelos. Vale fazer trança ou rabo de cavalo. Mas desembarece os fios antes e evite prendê-los enquanto ainda estiverem molhados, porque eles se quebram mais facilmente.5. Ao sair da piscina ou do mar, capriche na lavagem. E nunca deixe resíduos de produtos, como cremes ou máscaras de tratamento. Isso dificulta o fechamento das cutículas e, por conseqüência, favorece o ressecamento.

Defina seus cachos e faça do secador só mais uma alternativa


Cabelo bonito, só com escova. Se você pensa assim, está na hora de renovar a cabeça (por dentro e por fora). Maria Fernanda Candido, Ana Paula Arósio e Patrícia Pillar são provas incontestáveis da beleza do visual encaracolado. Apesar de muito comuns, os fios cacheados não agradam tanto as brasileiras , reconhece o cabeleireiro Alexandre Fontanini, do salão De La Lastra, em São Paulo. Acho que isso acontece porque, de fato, eles precisam de mais atenção .
Sim, você entendeu certo. É possível ter cabelos bonitos sem precisar pedir socorro para a chapinha ou para as perigosas escovas progressivas.
Como fazer isso? Os cuidados começam na lavagem e vão até o tipo de pente ou escova que você pode usar , explica o cabeleireiro Julinho do Carmo, que atende famosas como Claudia Rodrigues, Carla Perez e Joana Prado. A seguir, ele e Alexandre dão dicas para aumentar a auto-estima dos seus cachos.
1. Esqueça os cortes muito curtos Não é que você precise bancar a Rapunzel para o resto da vida. Mas das duas uma: assumir ou cachos ou mostrar a nuca. Os cachos têm de ter peso para ganhar forma. Com os fios curtos demais, isso fica impossível. O comprimento diminuto, aliás, compromete até a formação dos anéis, que ficam pela metade. Na altura do queixo, já conseguimos um visual mais alinhado. Mas, nestes casos, recomendo um leave-in (aquele creme que dispensa o enxágüe) para cachos ou uma mousse , indica o profissional do De La Lastra. Tanto um como o outro produto devem ser aplicados com o cabelo ainda úmido.
2. Tire todos os pentes e as escovas do armário O lugar de todos eles é no banheiro e só vale usar quando você for lavar o cabelo, para desembaraçar e tirar os nós. Prefira os modelos com os destes largos, que espalham bem os cremes e condicionadores. Terminando de lavar, passe novamente o pente ou a escova, amasse os fios com as mãos e deixe secar naturalmente. Também recomendo ter um borrifador cheio de água com um pouco de creme leave-in para cabelos cacheados. Na pressa, é só espirrar um pouco dessa água cremosa e deixar secar , recomenda Julinho.
3. Estreite relações com o difusor Este acessório, muitas vezes desprezado, rende penteados incríveis. A dica é lavar os cabelos como de hábito, aplicar a sua mousse ou leave-in preferido e, na seqüência, modelar os fios com o difusor. O cabelo fica lindo, pronto para o dia-a-dia ou até para uma festa para sofisticado , diz Alexandre. Bastidores dos salões: tem muita modelo e atriz que juram ter nascido com fios ondulados e que, na verdade, contam mesmo é com o efeito ondulado provocado pelo aparelho.
4. Corte com repicados por todo o comprimento Variar o comprimento dos fios dá mais movimento e leveza ao penteado. Esse é aquele volume bonito, que as mulheres adoram , afirma o cabeleireiro. Os cortes retos deixam o cabelo sem graça, duros e o máximo de ousadia que permitem é um coque se os fios tiverem comprimento para isso.
5. Franjas vintage para quem gosta do visual alternativo Testa de fora e cabelos encaracolados formam uma combinação clássica, ou seja, não tem erro. Mas se você quiser dar uma repaginada sem alisar, a dica é apostar nas franjas laterais. Vale usar com o cabelo repartido ao meio (e a franja modelando o queixo) ou pentear o cabelo para o lado e cobrir apenas um pedaço da testa, com alguns fios deixados atrás da orelha. Outra opção é cortar uma franjinha falsa e alisar só ela com o secador. O contraste com os cachos fica lindo e é superfácil de fazer , indica Julinho do Carmo.
6. Nunca faça reflexos ou luzes nas raízes O modelito zebra é comum: normalmente, quem tem cabelos cacheados e resolve inovar, com umas mechas mais claras, acaba ganhando uma série de listras espalhadas pela cabeleira. Isso porque, graças aos anéis, a distribuição da tintura fica mesmo numa reta só. Para evitar o problema e exibir uma tonalidade mais natural, peça ao seu cabeleireiro para fazer as mechas australianas, ou seja, mais claras nas pontas. Tintura na raiz só mesmo se você quiser se livrar dos fios brancos, que vão ficar da cor do seu cabelo e, portanto, imunes às terríveis listras. Só não abra mão das hidratações constantes, porque os anéis costumam comprometer a oleosidade natural, favorecendo fios mais ressecados.
7. Dome o volume sem parecer que tomou chuva A aparência molhada é, ainda, campeã de audiência entre as donas de cabelos cacheados. Se este é o seu caso, pode esquecer os contorcionismos embaixo da torneira para conservar o aspecto molhado. Para dar aos fios uma aparência úmida, sem enxaguar o seu estilo, adote um gel líquido, na versão spray de preferência. E, por favor, esqueça os cremes que deixam o cabelo com cara de que, há 10 dias, não vê uma gota de água. Os fios grudam na cabeça e, normalmente o cheiro é péssimo , afirma Alexandre
.

11 passos para fazer em casa uma escova igual à do salão



Bad hair day. As três palavrinhas resumem o inferno feminino quando não há milagre que faça o cabelo ficar ajeitado. Sim, estamos falando daqueles episódios em que muita mulher deseja, do fundo do coração, ter nascido muçulmana e sair por aí com metros de tecido escondendo a rebeldia dos cabelos. Há também aquelas que, no desespero, sonham com um emprego que exija um capacete, uma touca, um escafandro ou delírio dos mais graves até pedem aos céus a transformação instantânea em homem, jogador de futebol com a cabeça raspada de preferência. Tudo para se livrar da cara de espantalho.
Como as fantasias ficam presas à imaginação, o jeito é se virar como dá. Pois é, você acertou: trata-se do querido e implacável secador, socorro das horas mais aflitas e solução das crises mais insolúveis. O problema é que, quando a zica pega de verdade, parece que nem ele colabora. Mas aí, o jeito é respirar fundo e... desistir? Claro que não!
Pontas bagunçadas, fios arrepiados, nós por todos os lados, franja esquisita e mais todo o tipo de atropelos visuais somem num zás graças à sua potente bazuca modeladora. Basta saber usá-lo e ter um tiquinho de paciência. Mas os conselhos de um expert também fazem a diferença. Sabendo disso, fomos atrás de quem conhece, como poucos, o potencial desse seu aliado.
seguir, o cabeleireiro Cleber Lopes, do Cleber Lopes Beauty & Life Institute, em São Paulo, ensina 11passos para quem quer fazer, em casa, uma escova de salão. Os segredos são profissionais e já salvaram a pele de muita gente famosa, como a cantora Negra Lee e a apresentadora Vanessa Jardim. Ou você acha que os surtos de beleza têm alvo certo para acertar? Acompanhe.
1. Se o cabelo amanheceu (ou anoiteceu) horroroso, a primeira coisa a fazer é correr para o chuveiro. Lave com seu xampu e condicionador favoritos e, ainda no banho, desembarace os fios. Tire todo o condicionador e, se a crise for causada pelo volume de arapuca, aproveite para passar um leave-in (aqueles cremes que dispensam o enxágüe) só no comprimento.
2. Caso não pretenda passar as próximas quatro luas na frente do espelho, com cãibra no braço e punhos doloridos de tanto segurar o secador, o jeito é tirar o excesso da umidade com a toalha. Mas se você não tem vocação para poodle, esqueça aquela idéia de esfregar a dita-cuja na cabeça. Basta pressionar, com cuidado , ensina Cleber. Terminando, passe um pente de dentes largos para manter os fios soltos e sem nós.
3. Só para garantir, você está proibida de: torcer os fios (eles não são a sua toalha de banho); esfregar a toalha na cabeça e deixar aquele famoso restinho de condicionador. Isso tudo só enfraquece o cabelo, que quebra mais fácil , explica o mestre das tesouras.
4. Sabe os famosos cosméticos termoativados, que prometem dar vida ao cabelo com a ajuda do secador? Então, nem sempre o milagre acontece. Os impostores estão por toda a parte e, para evitar surpresas, dê uma conferida na textura do produto que você compra. Cleber indica os de consistência suave, assim o cabelo não perde o brilho natural.
5. Agora que a faxina está terminada e boa parte do mau humor tomara! já desceu pelo ralo do banheiro, é hora de partir para a escova em si. O primeiro passo? A escolha de uma boa escova, óbvio. As melhores têm cerdas de javali, mais macias , diz Cleber. Já as de nylon são recomendadas para mulheres de cabelo grosso. O tipo de fio, liso ou encaracolado, também interfere na decisão. Os lisos pedem uma escova térmica para modelar melhor a ponta, e os encaracolados exigem uma escova mista (de cerâmica, com íons e cerdas) para alisar e modelar.
6. Com tudo em mãos, comece a secar o cabelo com o secador e a ajuda das mãos com cuidado para não embaraçar. Quando os fios estiverem apenas úmidos, faça divisões em diagonais e trabalhe e madeixa por madeixa para que a raiz não fique marcada.
7. A forma como você direciona o secador também influencia e como! no resultado final. O bico precisa ser posicionado na diagonal e o jato de ar tem de seguir de cima para baixo (ou da raiz para as pontas). Assim, as escamas dos fios se fecham evitando o efeito arrepiado , desvenda Cleber.
8. Cada mecha separada deve receber o mesmo tratamento. Comece pela raiz, alisando bem. Passe para a metade do comprimento para dar brilho ao cabelo e, por último, modele as pontas. Os três passos são o segredo de uma escova linda e com movimento.
9. Para quem tem cabelo liso e com pouco volume, a dica é terminar a escova com um jato de ar frio. Ele dá mais movimento ao penteado. Mulheres com fios cacheados, que capricharam no look liso por um dia , precisam do toque final dado pela chapinha.
10. Um bom finalizador aumenta o prazo de validade do seu sossego. Mas fique atenta ao rótulo e evite aqueles que contêm silicone na fórmula, principalmente se você tiver tendência à oleosidade. As chances de ficar com uma aparência sujinha são altas.
11. Nos dias úmidos, principalmente, a fixação dá quase tanto trabalho quanto a escova em si. Há uma gama imensa de sprays, mas com diferentes níveis de fixação. É recomendável o uso do spray seco e de fixação média e sem exagero para que o cabelo não fique com o aspecto duro e sem balanço.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Posted by Picasa

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dieta Desintoxicante




Depois de festas como a Páscoa,carnava,natal e onde é muito difícil evitar os deslizes e exageros na comilança, o ideal é entrar em uma dieta para desintoxicar o organismo e voltar a dieta normal sem aqueles quilinhos a mais.EXEMPLO DE DIETA DESINTOXICANTE: realizar por 3 dias e depois retornar ao seu programa de dieta normalmente.
Primeiro dia:
Café da Manhã:
300 ml de suco de abacaxi com adoçante
1 banana média picada
½ mamão papaia em pedaços
1 colher de sopa de aveia em flocos
1 colher de sobremesa de mel (coloque o mel e a aveia com a banana e o mamão)
Lanche da Manhã:
1 iogurte natural desnatado batido com 1 colher de sobremesa de granolaAlmoço:
salada verde à vontade (alface + agrião)
1 prato de sobremesa de legumes refogados (abobrinha + vagem)
1 filé de pescada ou salmão temperado com alecrim, salsinha e cebolinha
Suco de maracujá natural com adoçante
1 fatia de melão

Lanche da Tarde:
1 xícara de chá verde
1 fatia de pão integral
2 fatias de queijo branco Jantar:
1 prato fundo de sopa Depurativa (receita)
200 ml de suco de caju com adoçante
1 taça de gelatina diet
Lanche da Noite: 2 torradas integrais
1 colher de sobremesa de geléia da preferência
1 xícara de chá de maçã
-------------------------------------------------------------------
Segundo dia:
Café da Manhã :
1 xícara de chá de erva - doce com adoçante
1 fatia de pão de centeio
1 fatia de presunto magro
1 fatia de queijo branco
1 pêra
Lanche da manhã:
Torrada integral
1 fatia de ricota + 1 colher de geléia qualquer sabor
200 ml de suco de abacaxi com 1 folhinha de hortelã + raspas de gengibre
Lanche da Tarde: 1 iogurte natural desnatado com pedaços de mamão
Jantar:
Prato de salada de folhas cruas com queijo branco, temperado com molho de iogurte com hortelã 1 Prato de Sopa de sopa de legumes e verdura (incluir 2 tipos de legumes, 2 folhas verdes e talos de brócolis ou beterraba) 200 ml de suco de melão com adoçante 1 taça de gelatina diet qualquer sabor
Lanche da Noite:
2 biscoitos integrais
1 colher de chá de geléia qualquer sabor
1 xícara de chá de erva - cidreira com adoçante
--------------------------------------------------------------------------
Terceiro dia:
Café da Manhã:
300 ml de suco de melancia
1 torrada integral
1 fatia de queijo branco
Lanche da Manhã: 1 copo de água de coco 1 pêra
Almoço:
1 prato de salada de cenoura crua com azeite e salsinha
salada verde à vontade
1 prato de sobremesa de mandioquinha refogada com cebolinha
1 filé de carne magra com alecrim e salsinha
200 ml de suco de uva com adoçante
1 kiwi
Lanche da Tarde:
1 prato fundo de sopa de abóbora
200 ml de suco de goiaba com adoçante
1 fatia de mamão formosa
Lanche da noite: 1 xícara de chá de camomila com adoçante 1 torrada com 1 fatia de queijo branco
RECEITA SOPA DEPURATIVARendimento:
1 porção (1 prato fundo)Calorias: 125 kcal Ingredientes: ? 1 xícara (chá) de abóbora (moranga)? 1/2 xícara (chá) de agrião? 1 xícara (chá) de inhame ou cará? 1/2 xícara e ½ de salsão? 1/2 xícara de folhas de folhas de chicória? ½ xícara de proteína de soja? 500 ml de água Modo de Preparo: Cozinhe todos os ingredientes por 35 minutos em panela de pressão e sirva quente.É importante que você siga estes cardápios por 3 dias consecutivos e depois volte a se alimentar normalmente.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

DICAS DE SAÚDE


Perguntas e respostas sobre endometriose
O QUE É ENDOMETRIOSE?Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. Endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação.
ONDE SE LOCALIZA? Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga, e parede da pélvis.
QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS?
O principal sintoma da endometriose é a dor, às vezes muito forte, na época da menstruação. Dores para ter relações também são comuns. Mas muitas mulheres que tem endometriose não sentem nada. Apenas têm dificuldade em engravidar. Por outro lado ter endometriose não é sinônimo de infertilidade, muitas mulheres com endometriose engravidam normalmente. 30 a 40 % das mulheres que tem endometriose tem dificuldade em engravidar.
QUAIS AS CAUSAS?
Há diversas teorias sobre as causas da endometriose. Há evidências que sugerem ser uma doença genética. Outras sugerem ser uma doença do sistema de defesa. Na realidade sabe-se que as células do endométrio podem ser encontradas no líquido peritoneal em volta do útero em grande parte das mulheres. No entanto apenas algumas mulheres desenvolvem a doença. Estima-se que 6 a 7 % das mulheres tenham endometriose
GRAUS DA DOENÇAPara finalidades didáticas a endometriose foi classificada em graus de I a IV. Na prática verificou-se que estes graus não refletem obrigatoriamente a gravidade da doença ou suas chances de tratamento. Muitas vezes uma endometriose grau I é pior, em termos de fertilidade e sintomas, que uma de grau IV.
DIAGNÓSTICOO diagnóstico de suspeita da endometriose é feito através da história clínica, ultra-som endovaginal na época da menstruação, exame ginecológico, e alguns exames de laboratório. A certeza, porém, só pode ser dada através do exame anatomopatológico da lesão, ou biópsia. Esta pode ser feita através de cirurgia, laparotomia, ou, preferível, laparoscopia. Laparoscopia é um procedimento de exame e manipulação da cavidade abdominal através de instrumentos de ótica e/ou vídeo bem como de instrumentos cirúrgicos delicados que são introduzidos através de pequenos orifícios no abdome. É um procedimento cirúrgico realizado geralmente com anestesia geral.
TRATAMENTO
Atualmente não há cura para a endometriose. No entanto a dor e os sintomas dessa doença podem ser diminuídos. Atualmente não há cura para a endometriose. No entanto a dor e os sintomas dessa doença podem ser diminuídos. As principais metas do tratamento são: . Aliviar ou reduzir a dor. . Diminuir o tamanho dos implantes. . Reverter ou limitar a progressão da doença. . Preservar ou restaurar a fertilidade. . Evitar ou adiar a recorrência da doença. O tratamento cirúrgico pode ser feito com laparotomia ou laparoscopia. Os implantes de endometriose são destruídos por coagulação a laser, vaporização de alta freqüência, ou bisturi elétrico. A decisão cirúrgica é importante. A maior parte dos sucessos terapêuticos ocorre após uma primeira cirurgia bem planejada. Cirurgias repetidas são desaconselhadas, pois aumentam a chance de aderências peritoneais tão prejudiciais como a própria doença. O tratamento clínico de formas brandas em mulheres que não pretendem engravidar pode ser feito com anticoncepcionais orais. Há certo consenso entre os estudiosos que o pior a fazer é não fazer nada já que a doença é evolutiva. Em mulheres que pretendem engravidar o tratamento pode ser feito com cirurgia e tratamento hormonal ou tratamento hormonal e depois cirurgia. O mais importante no tratamento da endometriose é o planejamento das ações terapêuticas em comum acordo com o planejamento da gravidez pelo casal. Em casos muito severos a gravidez só será possível através de técnicas de fertilização assistida e inseminação artificial.

"DICAS DE VERÃO"
















10 superalimentos que ajudam a emagrecer
A liga cheia de poderes especiais derrota a balança e combate doençasDieta saudável é sinônimo de variedade no prato, como você já sabe. Mas que tal incluir nessa seleção alguns alimentos superpoderosos quando o assunto é combater os quilinhos a mais? Não, não é história de gibi: essa liga cheia de boas intenções existe e tem todos os seus mistérios revelados pelo oráculo de nutrição do Minha Vida, Roberta Stella. Munida de todo seu aparato técnico, infalível contra qualquer gordurinha mais saliente, ela indica em primeira mão 10 delícias (entre elas, bebidas) favoráveis ao emagrecimento e à longevidade (nossa nutri tem um cardápio especial para você). Mas atenção: esses heróis na luta contra o ponteiro da balança não conseguem nada sozinhos, trata-se de um trabalho de equipe. "Não é porque a maçã está na lista que você pode riscar todas as outras frutas do cardápio", alerta Roberta sobre a importância de um menu balanceado.
1. ARROZ INTEGRAL: típico integrante das refeições dos brasileiros, o arroz tradicional deve ser substituído de vez pelo integral. Nessa versão, a película que reveste o grão é mantida e, com ela, são preservadas fibras, vitaminas e os minerais desperdiçados quando o arroz é polido. As calorias dos dois tipos são praticamente as mesmas.
2. FEIJÃO: mais um tradicional participante do prato brasileiro, esse tipo de leguminosa é rico em proteínas livres de gordura saturada. O que isso quer dizer? Simples, comilança sem preocupações com os níveis de mau colesterol.
3. PEIXES: são fontes de ômega-3, um tipo de gordura importante na composição da membrana celular. Também desempenha um papel relevante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Portanto, conte com as poucas calorias dos peixes para manter o equilíbrio da balança e da saúde.
4. GRANOLA: trigo e aveia integrais são a base dessa mistura, que torna o café-da-manhã muito mais energético. Os cereais integrais mantêm o sistema de açúcar no sangue equilibrado, prevenindo o desenvolvimento do diabetes. A granola ainda melhora o funcionamento do intestino, previne doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres.
5. NOZES: elas se destacam pelo alto valor nutricional: são ricas em proteínas, gordura insaturada, vitamina E, potássio e fibras. As nozes ajudam não só o emagrecimento, como a manutenção do peso. Só não exagere na dose, pois a ingestão excessiva pode levar ao ganho de peso. Elas rendem um ótimo lanche entre as refeições principais. Uma porção de seis unidades contém 115 calorias.
6. MAÇÃ: 83% da composição dessa fruta é derivada da água, fazendo com que seu valor calórico seja baixo (a unidade tem apenas 60 calorias). A maçã ainda é rica em fibras, vitaminas, minerais e pobre em gorduras. Na hora do consumo, nada de descartar a casca (talos e cascas rendem receitas incríveis). Ela é fonte de fibras e de diversos nutrientes.
7. TOMATE: entre tantos benefícios, o tomate está relacionado à prevenção de cânceres como o de próstata, pulmão e estômago. A melhor forma para usufruir de todas as vantagens do legume é ingeri-lo cozido ou processado.
8. ÁGUA: ainda está para existir uma bebida que supere a qualidade da água. Além de despontar como líder no ranking dos hidratantes, ela é capaz de espantar a sensação de fome se consumida regularmente ao longo do dia desde, é claro, que você não pule nenhuma refeição. E o melhor de tudo é que ela não agrega nenhuma caloria à sua dieta (some as calorias de cada escapadinha)
9. CHÁS: são ótimos estimulantes da função renal e ajudam a eliminar as toxinas com seu poder diurético. Durante a perda de peso, o chá favorece a pouca ingestão de alimentos, diminuindo assim, as calorias totais do dia.
10. LEITE DESNATADO: ele apresenta uma quantidade de gordura reduzida (e de calorias também), comparando à versão integral, e entra em cena contra a osteoporose, já que é uma excelente fonte de cálcio. Somando suas qualidades, o leite desnatado pode ser considerado um parceiro ideal para ficar de bem com a balança.






Dicas de alimentação:
esofagites, refluxo, gastrites, úlceras
1-ESOFAGITE
MEIO-REFLUXO
3-GASTRITE
Pessoas que tenham esofagites, gastrites ou úlceras, costumam tolerar mal alguns alimentos. Isto não significa que você seja, obrigatoriamente, uma delas, mas certamente sua eliminação ou redução no consumo ajudará bastante qualquer tratamento. Os mais comuns são:
1. BEBIDAS ALCOÓLICAS de quaisquer tipos, já que o álcool é um grande irritante para o aparelho digestivo.
2. CAFÉ PRETO puro, em grandes quantidades ou pequenas quantidades repetidas (copinhos, cafezinhos). Um pouco de café “pingado” no leite não costuma causar maiores problemas. O mesmo vale para o CHÁ PRETO. Os demais chás, bem fraquinhos e com pouco açúcar ou adoçante não costumam causar problemas.
3. LEITE pode ser consumido normalmente, sem abusos. Hoje sabemos que leite em excesso é prejudicial para estes problemas digestivos.
4. ÁCIDOS de um modo geral: COCA-COLA, LIMÃO PURO (caipirinhas), LARANJAS AZEDAS, VINAGRE, entre outros. Para temperar saladas, se achar indispensável, usar vinagre bem diluído em água.
5. CONDIMENTOS e CONDIMENTADOS, como as PIMENTAS (de quaisquer tipos: vermelha, verde, do reino, etc), as MOSTARDAS (preta e amarela), os PICKLES ou outros vegetais enlatados de tempero forte.
6. GORDURAS, em geral, frituras, milanesas, molhos, maioneses, costumam facilitar as AZIAS por abrirem a boca do estômago. Devem ser usadas sem abuso. O mesmo vale para os CHOCOLATES (em barra, bombons, Nescau®, etc), principalmente para quem tem “boca do estômago aberta” - hérnia de hiato).
Também deve ser ABANDONADO O USO DE FUMO (cigarros, charutos, cachimbo, fumo mascado, etc), pois o tabaco é prejudicial a tais problemas. Quem não consegue largar totalmente, deve reduzir o máximo possível o uso.
As pessoas devem, também, em especial quem tem hérnia na boca do estômago, EVITAR DEITAR-SE COM O ESTÕMAGO CHEIO, logo após uma refeição, pois isto facilita o refluxo e aumenta a azia e a esofagite. O ideal é fazer a última refeição pelo menos TRÊS HORAS antes de deitar-se. Se houver necessidade, comer algo leve para “enganar a fome”.
Um pouco de leite com um ou dois biscoitos água e sal ou cream-cracker, sem margarina. Poderá ainda ser colocado sob a CABECEIRA DA CAMA, um TOCO DE MADEIRA maciça de uns quinze centímetros para evitar o refluxo da comida.

"DICAS DE VERÃO"




Refeições coloridas ajudam a evitar várias doenças
O médico David Heber, do centro de Nutrição Humana da Universidade da Califórnia (EUA), defende que fazer refeições coloridas ajudam a evitar várias doenças, inclusive o câncer. Ele dividiu os alimentos em grupos de cores e sugere que se consuma meia xícara de chá de cada um deles diariamente:
Laranja: abóbora, caqui, cenoura, manga, pêssego.Ação: auxilia na prevenção do câncer
Laranja e amarelo: abacaxi, laranja, mamão, nectarina
Ação: fortalece a imunidade
Verde: alface, espinafre, kiwi, rúcula, vagem
Ação: tem poder antioxidante
Verde e amarelo: abacate, abobrinha, couve-de-bruxelas, pêra
Ação: importante para a visão
Verde e branco: alho-poró, aspargo, chuchu, maçã verde, repolho
Ação: atua contra as infecções
Vermelho: beterraba, morango, pimentão, tomate, uva
Ação: bom para o coração
Vermelho e roxo: amora, ameixa seca, berinjela, repolho roxo
Ação: impede a formação de coágulos no sangue

"DICAS DE VERÃO"







Dicas de alimentação no Verão

Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves

Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.

Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).

Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.

- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene

- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados.Procure saber a procedência dos alimentos.

- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

"DICAS DE VERÃO"







Dicas de alimentação no verão

As estações mais quentes causam mudanças no comportamento das pessoas. A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão. Neste calor, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.Algumas pessoas podem se sentir mais indispostas para comer, no verão, devido à própria temperatura. Segundo a nutricionista Angélica de Oliveira, integrante da Tônus - Fisioterapia Preventiva e Reabilitação, essa indisposição pode vir também por alimentação inadequada, que seria ficar sem se alimentar por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.No inverno há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. Já no verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares.Segundo a nutricionista, no verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, por isso a quantidade calórica ingerida deve ser reduzida, para não corrermos risco de ganhar peso nessa época do ano. Com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através do suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. "A ingestão de líquidos deve ser freqüente durante todo o dia. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação", alerta a Angélica.A nutricionista recomenda ainda um cuidado maior no verão com a hidratação das crianças e idosos. "Deve-se oferecer água em pequenos volumes, fresca, em uma temperatura agradável, mesmo que a criança não peça. Pelo menos uns 4 copos de água por dia. E tente fazer com que ela consuma sucos naturais no lugar de refrigerantes", explica Angélica. Segundo ela, para nos hidratarmos bem, as melhores fontes, são a água, os sucos naturais de frutas e vegetais, os chás e a água de coco é uma ótima opção.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

"GRAVIDEZ"


Grávida pode usar adoçantes ?

Os adoçantes artificiais estão entre os ingredientes mais pesquisados presentes nos alimentos de hoje em dia. Embora tenha havido muita polêmica sobre o uso de alguns deles, no geral os estudos indicam que eles são seguros para o consumo durante a gestação em doses moderadas. O Ministério da Saúde recomenda, contudo, que grávidas não usem a sacarina. Um dos primeiros tipos de adoçante artificial, a sacarina é bem menos usada atualmente. Ainda que não tenha sido provado que causa anomalias em fetos, estudos com animais mostraram que ela pode elevar o risco de câncer de bexiga. Quando uma futura mãe ingere a substância, ela a passa pela placenta para a corrente sanguínea do bebê. A pesquisa com macacos apontou que ela acaba sendo eliminada do corpo do bebê mais vagarosamente do que do corpo da mãe, daí a preocupação de que o feto possa, potencialmente, correr mais risco. Mas não se atormente se tiver usado sacarina antes de saber que estava grávida, já que os possíveis riscos relacionados a um pequeno consumo nas primeiras semanas de gestação são extremamente baixos. Um outro tipo de adoçante artificial é o aspartame, encontrado em muitas refeições prontas de baixa caloria, guloseimas e bebidas. Seu consumo é considerado seguro para as gestantes, porém deve ser evitado por pessoas que sofram de fenilcetonúria (PKU), uma doença hereditária, ou que tenham alta concentração de fenilalanina no sangue. Isso porque o corpo delas não consegue decompor a fenilalanina, um aminoácido contido no aspartame e cujo acúmulo pode causar retardo mental no bebê. Para se tranquilizar, fique de olho nos rótulos dos produtos. Mas o principal problema em relação aos adoçantes na gravidez é que as mulheres que os usam podem acabar não consumindo alimentos e bebidas mais nutritivos. Uma gestante que tome muito refrigerante diet à base de cola, por exemplo, pode não estar bebendo quantidades suficientes de água, leite ou sucos.

"GRAVIDEZ"


"COMIDA SAUDAVEL NA GRAVIDEZ"

A maioria dos peixes e frutos do mar é segura para se comer durante a gravidez, desde que bem cozidos. Alguns tipos de sushi também podem ser consumidos, mas prefira evitar os que contenham ingredientes crus. Frutos do mar frescos e crus podem ser perigosos pelo potencial de conter parasitas que roubem do seu corpo NUTRIENTES necessários para o crescimento do bebê. O processo de congelamento e cozimento mata os parasitas. Muitos restaurantes japoneses optam pelo peixe congelado para preparar sushis exatamente por esta razão. Não se acanhe de perguntar no seu restaurante preferido se é isso o que fazem, assim você pode degustar o que quiser bem mais tranquila. Outra coisa para ficar de olho é em peixes servidos malpassados, como postas de salmão ou atum. Peça para o seu vir mais cozido. Ostras e outros mariscos devem ser evitados na gestação, a menos que sejam parte de um prato quente e tenham sido bem cozidos. Crus, eles podem estar contaminados com bactérias e vírus que podem provocar intoxicação alimentar. A gravidez é uma fase particularmente suscetível a este tipo de intoxicação, porque o sistema imunológico da mulher fica suprimido. Em casa, cozinhe frutos do mar a uma temperatura interna de 63o Celsius, por 15 segundos. Caso não tenha um termômetro, os parâmetros abaixo podem ajudá-la a determinar quando frutos do mar estão prontos para o consumo:

Para peixes: coloque a ponta de uma faca afiada através da carne e puxe ligeiramente. As laterais devem estar opacas e o centro do peixe ligeiramente translúcido, com os pedacinhos da carne começando a se separar.

Deixe o peixe descansar por três a quatro minutos para finalizar o cozimento. • Camarões e lagostas ficam vermelhos quando cozidos, com a pele em um tom opaco. Vieiras ficam com uma coloração leitosa ou opaca e firme.

Para moluscos, mexilhões e ostras, fique atenta ao momento em que as conchas abrem, o que indica que estão prontos. Jogue fora todos aqueles que não se abrirem após o cozimento. Outra grande preocupação em relação aos frutos do mar, crus ou cozidos, é com a contaminação por poluentes químicos como as bifelinas policloradas (PCBs) e as dioxinas. Recomenda-se que grávidas evitem comer grande quantidade de peixes mais gordurosos, porque eles retêm mais poluentes. Por outro lado, alguns desses peixes são ricos em ômega-3 e outras vitaminas e nutrientes saudáveis para mães e bebês em desenvolvimento. Há uma grande variedade para se escolher:

salmão , truta ,cavala ,arenque ,sardinha ,enguia,atum fresco Gestantes devem evitar o consumo de cação, peixe-espada, garoupa e marlin devido aos altos índices de mercúrio presentes em sua carne, algo que pode ser prejudicial ao desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. O atum é outro peixe cuja ingestão deve ser mais limitada exatamente pelo mesmo motivo.

"GRAVIDEZ"



"COMIDA DAUDAVEL NA GRAVIDEZ"

Carnes (bovinas ou suínas) e aves cruas, malpassadas ou defumadas devem ser evitadas durante a gravidez, devido ao risco de conterem a bactéria da salmonela e o parasita da toxoplasmose, entre outros problemas. A intoxicação alimentar por salmonela pode ser uma doença grave, cujos sintomas incluem diarréia e vômitos severos, dor de cabeça, dor abdominal e febre. O tratamento exige antibióticos e reidratação com soro para suprir todo o líquido perdido pelo corpo. Dependendo do quadro, pode haver necessidade de hospitalização. Lembre-se de que, com a gravidez, o sistema imunológico não funciona tão bem como de costume, o que a deixa mais suscetível aos germes responsáveis pelas intoxicações alimentares. A salmonela não prejudica o bebê diretamente. A TOXOPLASMOSE é uma doença causada por um parasita às vezes encontrado em carnes cruas, incluindo as defumadas, como o presunto de parma, por exemplo. O parasita também pode estar no solo, em verduras não lavadas e em fezes de gatos. Geralmente, os sintomas da doença se parecem com uma gripe fraca, o que pode fazê-la nem perceber que teve algo mais sério. O problema é contrair a toxoplasmose pela primeira vez durante a gravidez, já que o parasita pode atravessar a placenta e atingir o bebê. A fase em que causa mais danos ao feto é o primeiro trimestre de gestação. Felizmente, as chances de se pegar toxoplasmose na gestação são baixas. Se você já teve uma vez, não vai pegar de novo. Caso tenha gatos em casa, as chances de que até tenha tido a doença e já tenha desenvolvido imunidade a ela são maiores. Não se preocupe, porque o teste para a doença faz parte da bateria de exame que seu médico pedirá para realizar antes ou assim que você descobrir que está grávida. Reduza os riscos de contrair salmonela ou toxoplasmose tomando as seguintes precauções de higiene com os alimentos (as observações abaixo se aplicam a todos os tipos de carne ou aves): • guarde a carne na geladeira de forma que seus líquidos não escorram em cima de outros alimentos • não use a mesma tábua para cortar ou bater carne e picar verduras ou fatiar alimentos cozidos sem limpá-la muito bem antes • mantenha marinadas de carne dentro da geladeira, em um recipiente coberto • lave bem as mãos e os utensílios depois de mexer com carne crua • cozinhe a carne até que não esteja mais rosada por dentro e o suco que sai dela esteja transparente (faça um teste com um garfo na parte mais grossa) • tenha cuidado especial com churrascos, já que a carne pode até parecer mais tostada por fora, mas ainda pode estar malpassada por dentro

"GRAVIDEZ"







Alimentação saudável na gravidez

Agora que você está grávida, é importante tentar aumentar a ingestão de determinadas vitaminas e sais minerais (como ácido fólico e FERRO). O consumo de calorias pode aumentar um pouquinho conforme a gravidez avança.

Se você não era de se preocupar muito com a comida, agora vale a pena passar a fazer refeições mais pensadas e equilibradas. Limite a quantidade de guloseimas e de fast food, que têm muitas calorias e poucos nutrientes. Durante a gravidez, seu corpo trabalha de forma ainda mais eficiente, tirando o máximo de energia do que você come. Por isso, nos primeiros seis meses de gestação a maioria das mulheres nem precisa comer mais do que já comia. Só nos últimos três é que é aconselhável comer 200 calorias a mais, mas isso não quer dizer quase nada, já que 200 calorias equivale a meras duas torradas com manteiga, por exemplo. Guie-se pelo seu apetite, que pode variar dependendo da fase da gravidez. Nas primeiras semanas ele pode sumir, por causa do ENJÔO. Mas às vezes, em especial à noite (ou no meio da madrugada), é provável que você sinta a necessidade súbita de comer alguma coisa para preencher um "buraco no estômago". No segundo trimestre, seu apetite deve ficar igual ao que era, ou um pouco maior. No terceiro, você deve ficar com mais fome, mas precisa tomar cuidado porque serão mais frequentes a AZIA e a MÁ DIGESTÃO. Se você estiver engordando pouco e seu médico estiver satisfeito, não precisa ficar controlando a alimentação. Só tente comer as comidas certas.

Quais são as comidas erradas?

A grávida pode comer quase tudo, mas deve evitar alguns tipos de alimentos. São eles: • peixes e frutos do mar crus, como ostras e sushi (o sushi pode ser ingerido se o peixe tiver sido congelado antes). • queijos de casca branca, como brie e camembert, e queijos com fungos, como roquefort e gorgonzola. Evite também queijos do tipo frescal (ou "minas"), que podem ser feitos com leite não-pasteurizado. O problema é a possível presença de uma bactéria que causa a listeriose, doença que pode prejudicar o bebê. • carne bovina malpassada ou crua (como carpaccio), carne de porco malpassada e ovos crus (como massa de bolo, gemada, ovo frito com gema mole e algumas sobremesas -- musses, por exemplo). A precaução é para evitar bactérias que possam afetar o bebê. • bife de fígado e miúdos, para evitar a sobrecarga da forma retinóica da vitamina A, que pode ser prejudicial ao feto. • cação, peixe-espada e tubarão, que podem conter níveis perigosos de mercúrio. O atum deve ser limitado a quatro latas por semana ou dois filés frescos por semana, pelo mesmo motivo. Outros peixes são seguros e fazem bem ao bebê e a você. As recomendações quanto ao mercúrio valem também para quem está pensando em engravidar e para o período de amamentação. • se você tiver na família pessoas com alergias (a nozes, castanhas ou amendoim, por exemplo), é bom evitar esses alimentos na gravidez. • bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool pode causar sérios problemas no bebê, por isso os especialistas recomendam cortar totalmente as bebidas alcoólicas na gravidez. Vale lembrar que, se um golinho (literal) de vez em quando não faz tão mal assim, passar da conta na bebida, nem que seja uma vez só, já é o suficiente para prejudicar seu filho.

bebidas e alimentos com cafeína. Pesquisas ligaram o consumo de mais de 300 mg de cafeína por dia ao risco de ABORTO ESPONTÃNEO e de a criança nascer com baixo peso, e um estudo especulou que até doses bem pequenas de cafeína já podem influenciar na perda do bebê. Não tome mais que três xícaras de café por dia, e, se possível, prefira bebidas descafeinadas.

Tome vitamina pré-natal

Num mundo ideal -- em que não existisse ENJÔO, por exemplo --, não seria tão difícil manter uma alimentação equilibrada. Mas, no mundo real, é mais garantido recorrer a um suplemento vitamínico pré-natal para ter certeza de que seu corpo receberá todos OS NUTRIENTES QUE PRECISA. Converse com seu obstetra. O ácido fólico é um suplemento especialmente importante, que deve ser tomado até antes de engravidar, e durante os três primeiros meses da gestação. A deficiência desse tipo de vitamina B está ligada a problemas na formação neurológica do bebê, como a espinha bífida. A recomendação mínima é de 400 mcg de ácido fólico ao dia. Os médicos costumam receitar um suplemento mais completo, com várias vitaminas e ferro, a partir do terceiro mês, quando os enjôos melhoram e a vitamina é mais bem tolerada pelo estômago. Se você for vegetariana ou tiver algum problema de saúde como diabete, DIABETE GESTACIONAL, PRE-ECLÂPSIA ou ANEMIA, ou se no passado já teve um bebê de baixo peso, o médico provavelmente terá orientações especiais para a sua alimentação, ou ele pode encaminhá-la para um nutricionista. Lembre-se, porém, de que nem sempre a vitamina é boa. Suplementos de vitamina A contêm retinol, por exemplo, que pode ser tóxico ao bebê em grandes quantidades.

Não faça regime

Fazer dieta durante a gravidez pode prejudicar o bebê e você também. Dependendo do tipo de regime, você pode ficar com deficiência de FERRO, de ácido fólico e de outras vitaminas e sais minerais importantes. Lembre-se de que engordar faz parte da gravidez. Mulheres que comem bem e que engordam o recomendável têm mais probabilidade de ter bebês saudáveis. Se você está comendo alimentos saudáveis e está engordando, relaxe: é isso que tem de acontecer! Quem era bem magra antes de engravidar tem mais "tolerância" para engordar. Se você já estava acima do peso antes de engravidar, pode melhorar a qualidade da sua alimentação, eliminando guloseimas e comidas gordurosas demais e começando a fazer atividade física (sempre consultando o médico antes). Nesse caso, pesquisas já mostraram que não há problema em não engordar nada durante a gravidez, ou até emagrecer, pois as reservas de gordura acumuladas no seu corpo vão suprir as necessidades calóricas do bebê.

Engorde aos poucos

O ganho de peso varia de mulher para mulher, e depende de vários fatores. Em países como o Reino Unido a balança já nem faz mais parte das consultas do pré-natal, porque os médicos não vêem necessidade de um controle rígido do peso. A média de ganho de peso na gravidez parece estar entre 8 e 15 kg. Mas, em vez de pensar na balança, concentre-se na qualidade do que come: muita fruta, legumes e verduras, boas quantidades de proteína e só um pouco de gordura e açúcar. Para saber mais, consulte nosso artigo sobre ganho de peso na gravidez.

Faça pequenas refeições em intervalos regulares

Mesmo que não esteja com fome, é melhor não deixar o estômago muito tempo vazio. É aconselhável fazer cinco ou seis pequenas refeições em vez das três grandes refeições tradicionais, principalmente se você estiver sofrendo muito com ENJÔO, AZIA ou MÁ DIGESTÃO. Não pule refeições, porque o bebê precisa estar constantemente alimentado.

Uma guloseima aqui ou ali não faz mal

Não há por que abrir mão de tudo o que você gosta só porque está grávida. Mas também não é bom deixar que alimentos industrializados, salgadinhos e doces formem a base da sua alimentação. Na hora da vontade de comer aquela guloseima, experimente colocar uma banana no microondas com um pouco de canela, ou tome uma batida de iogurte com frutas congeladas. Você só tem a ganhar se conseguir achar uma guloseima "mais saudável"! E, de vez em quando, por que não mergulhar naquele maravilhoso bolo de chocolate ou num brigadeiro? Aproveite cada pedacinho, você merece!

"Dicas de beleza"







Dicas para cosméticos

Para seu perfume durar mais, guarde-o em lugar fresco e dentro da caixa, como dentro do guarda-roupa por exemplo.

Nunca exagere na quantidade do perfume. Compre perfumes de qualidade comprovada, evitando os "alternativos".

Mantenha os cremes longe do sol e da umidade, tudo isso pode estragá-lo, e causar danos a sua pele e cabelos. Antes de usar produtos importados, olhe se sua formula pode ser usada em nosso clima tropical.

Nao misture os xampus e os condicionadores com água nem coloque pilulas anticoncepcionais, isso so compromete a qualidade do produto!

Se a sua pinça estiver perdendo o fio, passe uma lixa de unhas na lamina, isso a afiará.


Para nao desperdiçar pó facial, nao retire o platisco que vem, faça furinhos, e use o produto normalmente.

"Dicas de beleza"




Dicas para suas unhas

Quando for desembaraçar os cabelos, divida-o em mechas, e desembarace mecha por mecha, do meio ao final e depois pentei proximo a raiz. Evite desembaraçar debaixo do chuveiro, por que molhado o cabelo é mais frágil.

Use óleo de amendoas, é excelente para hidratar, amaciar e proteger as cuticulas e a pele em volta das unhas.

Nao corte as cutículas, elas protegem as unhas de infecçoes e micoses. O correto e aplicar um hidratante nas unhas, deixa-las de molho e depois empurrar as cutículas com uma espátula.

O jeito certo de passar esmalte é começando pelo centro, e depois partir para as laterais da unha. Para aumentar a durabilidade passe uma base incolor antes de aplicar o esmalte final. E e preferível passar duas camadas finas do que uma grossa.

Nunca use acetona, pois ela resseca as unhas, dê preferencia aos removedores de esmalte oleosos.

"Dicas de beleza"








Dicas para suas sombrancelhas
Para aparar as sombrancelhas, basta pentear para cima e cortar os pelos que estiverem muito compridos com uma tesourinha.
---------------------------------------------
Para descobrir o lugar exato onde suas sombrancelhas devem começar e terminar, olhe-se no espelho e coloque um lápis na lateral do nariz, o ponto onde o lapis encostar indica onde é o começo da sombrancelha. A seguir coloque o lápis no canto onde termina o olho; ali está onde a sombrancelha deve terminar.
--------------------------------------------------
Procure fazer as sombrancelhas logo depois do banho, assim, os poros estarao abertos com o vapor e os pelos sairao mais facilmente e com menos dor. E tire apenas os pelos que crescem pelas palpebras e os que crescem entre as sombrancelhas, estes deixam a fisionomia pesada.
-----------------------------------------------------------
As sombrancelhas podem ser escovadas com um mini-pente, usando-se um pouco de gel ou rímel incolor para fixá-las.

"Dicas de beleza"




RECOMENDAÇÕES PARA OS CUIDADOS DE LIMPEZA DE SUA PELE
Para ter um rosto belo e saudável, independente do tipo de pele, veja as dicas de um perfeito cuidado de limpeza e tonificação.
1- Os demaquiantes possuem duas funções: retirar a maquiagem e limpar a pele.
2- Deve-se fazer a limpeza com demaquiantes pela manhã e a noite. Pela manhã é necessário eliminar as impurezas produzidas pela pele durante a noite, enquanto que à noite é preciso retirar bem a maquiagem e as impurezas acumuladas durante o dia.
3- Os tônicos, ricos em princípios ativos, não só complementam a eliminação de impurezas da pele após o uso do demaquiante, mas principalmente condicionam a pele para receber melhor o tratamento habitual.
4- Pode-se obter mais espuma com os demaquiantes de gesto água molhando as mãos e rosto antes de aplicar o produto.

5- Para realizar sua demaquiagem mais rápido, deve-se começar a limpeza pelos olhos, para depois seguir para as demais partes do rosto. Também é recomendável a utilização de um demaquiante específico para a área dos olhos.
6- Quando a maquiagem é mais elaborada, é preferível aplicar primeiramente um demaquiante gesto sem água, com um algodão, para dissolver a maquiagem e as impurezas. Após, lava-se o rosto com um demaquiante gesto água.
7- Lembre-se de que, para cada tipo de pele, existe uma textura de produto de tratamento adequado: Pele Oleosa se adapta melhor à textura serum; Pele Normal absorve as texturas creme, emulsão ou fluida; Pele Seca pede textura creme; Pele Mista necessita de texturas serum ou fluida.
Agora, sua pele está preparada para absorver ao máximo o tratamento mais adequado às suas necessidades específicas (controle de oleosidade, anti-idade, firmeza, rejuvenescimento, hidratação).