sábado, 11 de julho de 2009

"DICAS DE SAUDE"


Já foi o tempo em que gravidez era sinônimo de mulher feia e desengonçada. Hoje em dia, só abandona os cudiados com a beleza quem quer, pois existem tratamentos totalmente livres de riscos para a mulher e para a criança.Alguns procedimentos, no entanto, continuam vetados. Para acabar com as dúvidas, continuar linda e manter seu bebê longe de qualquer risco, a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Cristine Carvalho, fala sobre seis tratamentos estéticos bastante usados pelas mulheres.
Loira? Só natural Se este não é o seu caso, conforme-se em passar longe das tinturas pelo menos durante os quatro meses iniciais da gestação. "O couro cabeludo é muito vascularizado e absorve facilmente qualquer tipo de química", explica Cristine.
Encontrada na maioria dos produtos para tingir os fios, a amônia pode causar problemas na formação do feto. Com o bebê já formado (passados quatro, dos nove meses de gravidez), os tonalizantes livres de amônia entram como alternativa e estão liberados para as futuras mamães. "Mas é importantíssimo o acompanhamento e indicação de um profissional", lembra a especialista. Peeling de maçã contra as manchas da pele Por conterem ácido, sinal vermelho para todos os tipos de peeling, com exceção de um: o peeling de maçã. Feito à base da fruta, ele é capaz de limpar, esfoliar e enrijecer a pele do rosto como os outros tipos já bastante conhecidos. Com uma diferença, porém, bastante vantajosa para as grávidas. "O ácido usado neste tipo de peeling é o da própria maçã e em pouca quantidade", diz a dermatologista. Mas fique atenta. A história de aguardar os quatro meses em que o feto se forma se repete.Se você quer dar um fim nos cravos e nas acnes com uma simples limpeza de pele, vá em frente. "A limpeza de pele está liberada, desde que não contenha nenhum tipo de ácido". Drenagem linfática para dar fim nos inchaços Esqueça os pés inchados e a falta de disposição típicos da gestação. "A drenagem linfática não só é permitida, como indicada desde o primeiro dia em que a mulher descobre que está grávida", diz Cristine, aconselhando duas sessões semanais. Segundo a dermatologista, isso garante que a circulação sanguínea não fique comprometida, evitando os inchaços. Alerta, no entanto, para mamães que apresentem algum tipo de problema vascular, como varizes ou trombose. "A drenagem acaba intensificando o quadro". Outra restrição de Cristine está relacionada ao tipo de drenagem: "a estimulação elétrica pode influenciar no nascimento do bebê". Os aparelhos não passam de estimuladores dos músculos. Entre eles, o útero, que pode sofrer contração de maneira forçada. "Drenagem, só manual", ressalta a médica.Dando fim aos pêlos Se você é adepta da depilação com cêra, continue usando o método para acabar com os pêlos indesejáveis. Durante a gravidez, o perigo se esconde nos procedimentos a laser. "Qualquer tipo de radiação deve ser evitada nos nove meses de gestação", conta a especialista. Melhor prevenir que remediar. Como não existe nenhum estudo que comprove os efeitos do laser ou da luz pulsada sobre o feto, o melhor a fazer é manter-se longe dos raios.

Nenhum comentário: