sábado, 2 de maio de 2009

Defina seus cachos e faça do secador só mais uma alternativa


Cabelo bonito, só com escova. Se você pensa assim, está na hora de renovar a cabeça (por dentro e por fora). Maria Fernanda Candido, Ana Paula Arósio e Patrícia Pillar são provas incontestáveis da beleza do visual encaracolado. Apesar de muito comuns, os fios cacheados não agradam tanto as brasileiras , reconhece o cabeleireiro Alexandre Fontanini, do salão De La Lastra, em São Paulo. Acho que isso acontece porque, de fato, eles precisam de mais atenção .
Sim, você entendeu certo. É possível ter cabelos bonitos sem precisar pedir socorro para a chapinha ou para as perigosas escovas progressivas.
Como fazer isso? Os cuidados começam na lavagem e vão até o tipo de pente ou escova que você pode usar , explica o cabeleireiro Julinho do Carmo, que atende famosas como Claudia Rodrigues, Carla Perez e Joana Prado. A seguir, ele e Alexandre dão dicas para aumentar a auto-estima dos seus cachos.
1. Esqueça os cortes muito curtos Não é que você precise bancar a Rapunzel para o resto da vida. Mas das duas uma: assumir ou cachos ou mostrar a nuca. Os cachos têm de ter peso para ganhar forma. Com os fios curtos demais, isso fica impossível. O comprimento diminuto, aliás, compromete até a formação dos anéis, que ficam pela metade. Na altura do queixo, já conseguimos um visual mais alinhado. Mas, nestes casos, recomendo um leave-in (aquele creme que dispensa o enxágüe) para cachos ou uma mousse , indica o profissional do De La Lastra. Tanto um como o outro produto devem ser aplicados com o cabelo ainda úmido.
2. Tire todos os pentes e as escovas do armário O lugar de todos eles é no banheiro e só vale usar quando você for lavar o cabelo, para desembaraçar e tirar os nós. Prefira os modelos com os destes largos, que espalham bem os cremes e condicionadores. Terminando de lavar, passe novamente o pente ou a escova, amasse os fios com as mãos e deixe secar naturalmente. Também recomendo ter um borrifador cheio de água com um pouco de creme leave-in para cabelos cacheados. Na pressa, é só espirrar um pouco dessa água cremosa e deixar secar , recomenda Julinho.
3. Estreite relações com o difusor Este acessório, muitas vezes desprezado, rende penteados incríveis. A dica é lavar os cabelos como de hábito, aplicar a sua mousse ou leave-in preferido e, na seqüência, modelar os fios com o difusor. O cabelo fica lindo, pronto para o dia-a-dia ou até para uma festa para sofisticado , diz Alexandre. Bastidores dos salões: tem muita modelo e atriz que juram ter nascido com fios ondulados e que, na verdade, contam mesmo é com o efeito ondulado provocado pelo aparelho.
4. Corte com repicados por todo o comprimento Variar o comprimento dos fios dá mais movimento e leveza ao penteado. Esse é aquele volume bonito, que as mulheres adoram , afirma o cabeleireiro. Os cortes retos deixam o cabelo sem graça, duros e o máximo de ousadia que permitem é um coque se os fios tiverem comprimento para isso.
5. Franjas vintage para quem gosta do visual alternativo Testa de fora e cabelos encaracolados formam uma combinação clássica, ou seja, não tem erro. Mas se você quiser dar uma repaginada sem alisar, a dica é apostar nas franjas laterais. Vale usar com o cabelo repartido ao meio (e a franja modelando o queixo) ou pentear o cabelo para o lado e cobrir apenas um pedaço da testa, com alguns fios deixados atrás da orelha. Outra opção é cortar uma franjinha falsa e alisar só ela com o secador. O contraste com os cachos fica lindo e é superfácil de fazer , indica Julinho do Carmo.
6. Nunca faça reflexos ou luzes nas raízes O modelito zebra é comum: normalmente, quem tem cabelos cacheados e resolve inovar, com umas mechas mais claras, acaba ganhando uma série de listras espalhadas pela cabeleira. Isso porque, graças aos anéis, a distribuição da tintura fica mesmo numa reta só. Para evitar o problema e exibir uma tonalidade mais natural, peça ao seu cabeleireiro para fazer as mechas australianas, ou seja, mais claras nas pontas. Tintura na raiz só mesmo se você quiser se livrar dos fios brancos, que vão ficar da cor do seu cabelo e, portanto, imunes às terríveis listras. Só não abra mão das hidratações constantes, porque os anéis costumam comprometer a oleosidade natural, favorecendo fios mais ressecados.
7. Dome o volume sem parecer que tomou chuva A aparência molhada é, ainda, campeã de audiência entre as donas de cabelos cacheados. Se este é o seu caso, pode esquecer os contorcionismos embaixo da torneira para conservar o aspecto molhado. Para dar aos fios uma aparência úmida, sem enxaguar o seu estilo, adote um gel líquido, na versão spray de preferência. E, por favor, esqueça os cremes que deixam o cabelo com cara de que, há 10 dias, não vê uma gota de água. Os fios grudam na cabeça e, normalmente o cheiro é péssimo , afirma Alexandre
.

Nenhum comentário: