segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

"GRAVIDEZ"


"COMIDA SAUDAVEL NA GRAVIDEZ"

A maioria dos peixes e frutos do mar é segura para se comer durante a gravidez, desde que bem cozidos. Alguns tipos de sushi também podem ser consumidos, mas prefira evitar os que contenham ingredientes crus. Frutos do mar frescos e crus podem ser perigosos pelo potencial de conter parasitas que roubem do seu corpo NUTRIENTES necessários para o crescimento do bebê. O processo de congelamento e cozimento mata os parasitas. Muitos restaurantes japoneses optam pelo peixe congelado para preparar sushis exatamente por esta razão. Não se acanhe de perguntar no seu restaurante preferido se é isso o que fazem, assim você pode degustar o que quiser bem mais tranquila. Outra coisa para ficar de olho é em peixes servidos malpassados, como postas de salmão ou atum. Peça para o seu vir mais cozido. Ostras e outros mariscos devem ser evitados na gestação, a menos que sejam parte de um prato quente e tenham sido bem cozidos. Crus, eles podem estar contaminados com bactérias e vírus que podem provocar intoxicação alimentar. A gravidez é uma fase particularmente suscetível a este tipo de intoxicação, porque o sistema imunológico da mulher fica suprimido. Em casa, cozinhe frutos do mar a uma temperatura interna de 63o Celsius, por 15 segundos. Caso não tenha um termômetro, os parâmetros abaixo podem ajudá-la a determinar quando frutos do mar estão prontos para o consumo:

Para peixes: coloque a ponta de uma faca afiada através da carne e puxe ligeiramente. As laterais devem estar opacas e o centro do peixe ligeiramente translúcido, com os pedacinhos da carne começando a se separar.

Deixe o peixe descansar por três a quatro minutos para finalizar o cozimento. • Camarões e lagostas ficam vermelhos quando cozidos, com a pele em um tom opaco. Vieiras ficam com uma coloração leitosa ou opaca e firme.

Para moluscos, mexilhões e ostras, fique atenta ao momento em que as conchas abrem, o que indica que estão prontos. Jogue fora todos aqueles que não se abrirem após o cozimento. Outra grande preocupação em relação aos frutos do mar, crus ou cozidos, é com a contaminação por poluentes químicos como as bifelinas policloradas (PCBs) e as dioxinas. Recomenda-se que grávidas evitem comer grande quantidade de peixes mais gordurosos, porque eles retêm mais poluentes. Por outro lado, alguns desses peixes são ricos em ômega-3 e outras vitaminas e nutrientes saudáveis para mães e bebês em desenvolvimento. Há uma grande variedade para se escolher:

salmão , truta ,cavala ,arenque ,sardinha ,enguia,atum fresco Gestantes devem evitar o consumo de cação, peixe-espada, garoupa e marlin devido aos altos índices de mercúrio presentes em sua carne, algo que pode ser prejudicial ao desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. O atum é outro peixe cuja ingestão deve ser mais limitada exatamente pelo mesmo motivo.

Nenhum comentário: