sábado, 11 de julho de 2009

"DICAS DE SAUDE"


Estrias e enjôos estão entre os males mais comuns da gestação. A boa notícia - ufa! - é que combatê-los também está longe de ser um bicho de sete cabeças.
"Percebi que minha dieta ajudou muito a ficar longe desse tipo de problema", afirma a cantora Kelly Key. "Evitei gorduras e frituras, além dos refrigerantes. Em compensação, me esbaldei comendo ensopadinhos de legumes variados".
A alimentação adequada não só previne os enjôos como, combinada a um bom hidratante, dificulta o surgimento das estrias.
Pequenos bocadinhos Durante a gravidez, você deve priorizar uma dieta de seis a oito porções diárias, abusando de frutas, verduras e legumes. As proteínas também colaboram na prevenção das estrias - as carnes brancas são uma boa fonte, mas não ignore as vermelhas: elas são boas fontes de ferro e combatem a anemia.
Fora isso, algumas táticas simples diminuem o problema, quando ele já deu as caras pela primera vez. "Comer três bolachas água e sal, em jejum, antes mesmo de se levantar, funciona bem", afirma o obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luiz. Ele ainda aconselha evitar qualquer tipo de líquido até as 10h da manhã e, depois desse horário, beber água de coco e chá de gengibre gelado.
"Atualmente, também existem diversos medicamentos que não prejudicam o feto e aliviam o desconforto das mães", afirma o Dr. José Bento. Basta pedir orientação ao seu médico - a mesma dica vale para os famosos chazinhos.
Sim, até mesmo as alternativas consideradas naturais podem causar danos ao bebê. Muitas ervas (como a camomila, a hortelã e a melissa) têm ação abortiva ou causam relaxamento uterino, em alguns casos. Para evitar qualquer prejuízo no desenvolvimento do feto, consulte um especialista.
As causas do enjôo e das estrias Os enjôos atacam, em média, 80% das gestantes e ocorrem basicamente devido à inexistência da placenta, que começa a ser formada só a partir da 12ª semana de gestação - não à toa, o momento em que o sintoma normalmente desaparece.
O inverso também acontece, ou seja, embrulhos no estômago provocados pelo excesso de placenta - como na gravidez de gêmeos ou de fetos com mais de quatro quilos. O bebê, muito grande, pressiona o tubo gástrico e o estômago, atrapalhando o funcionamento do sistema digestório, daí o desconforto.
"Só senti enjôo do sétimo ao nono mês", afirma a atriz Nívea Stelmann. "Os médicos disseram que isso aconteceu por causa dos quatro quilos do Miguel".
Já as estrias resultam da combinação de uma pele desidratada com o inevitável aumento de peso. As fibras de colágeno e elastina presentes na região são rompidas e formam uma cicatriz, as estrias. No primeiro estágio, elas são avermelhadas por causa do sangramento interno. No segundo, quando se tornam brancas, já estão cicatrizadas e a produção de melanina não ocorre mais no local, isso é, mesmo bronzeada você vai continuar com aquelas indesejáveis marquinhas pálidas.
Para evitá-las, no entanto, a dermatologista Lígia Kogos dá a receita. "A gestante deve ter duas preocupações essenciais: a hidratação profunda e o equilíbrio de peso, engordando, no máximo, dez quilos durante a gestação".
Use a hidratação no combate as estrias O melhor jeito de prevenir o rompimento das fibras é a hidratação constante, com óleos de preferência. Só é preciso atenção ao escolher, pois muitos produtos apenas lubrificam, mas não penetram na pele. Nívea Stelmann não dispensou cuidados. "Hidratei muito a pele e fiz drenagem com óleos próprios para gestantes a fim de evitar as estrias".
Cremes que permitam a absorção de água pelas células são os mais potentes, de acordo com a dermatologista - produtos que contenham proteína da uréia, avelã e uva estão entre os mais eficazes, segundo ela. O creme à base de silicone também é um bom aliado, pois forma uma camada que retém a umidade natural das células.
Os cuidados devem ser redobrados a partir do quarto mês. Nessa fase, a barriga costuma ter a maior variação de crescimento, favorecendo estrias mais largas e profundas. Mas, caso não consiga escapar às marcas, relaxe: atualmente existem vários tratamentos que recuperam o aspecto natural da pele - os de ácido retinóico, por exemplo.
Na dúvida, faça o teste Antes de entrar em crise com as marquinhas tomando conta da barriga, cuide para que elas não apareçam. Se você sentir a pele coçar, é sinal de desidratação - mesmo que tenha acabado de passar um creminho nela. Corra a um especialista e peça indicação de um bom cosmético ou de uma fórmula manipulada.
E não confunda: coçar a pele não forma estrias. Isso é puro mito! As unhas atingem apenas a camada superficial da pele, e não as regiões onde estão as fibras que se rompem.

Nenhum comentário: