Com seu fantástico poder de cura, é previsível que o seu óleo essencial, extraído de suas cascas do limão, faça parte importante do "kit pronto-socorro" da Aromaterapia.
Na Europa a casca do limão-siciliano é a mais utilizada para tal extração, enquanto no Brasil cresce a produção e consumo do óleo essencial do limão-tahiti.
Para a obtenção de 1 litro de óleo essencial de limão são necessárias as cascas de cerca de 2.500 limões. Trata-se de um líquido oleoso de cor amarela (limão Siciliano) ou esverdeada (limão Tahiti), que apresenta inconfundível e agradável aroma de limões frescos.
O componente químico que predomina (65%) nestes óleos essenciais é um aldeído chamado d-limoneno. Mas, na verdade, trata-se de uma mistura natural de diversos monoterpenos, entre eles, cerca de 10-20%, de pinenos e, aproximadamente, 10% de gama-terpineno.
Na Aromaterapia este óleo da casca de limão (todas as variedades) é muito requisitado por sua leveza e elevado poder terapêutico.
Ele é indicado para aliviar todas as tensões da cabeça e mentais, quer se tenha uma dor de cabeça, um resfriado ou a mente exausta. Traz energia, ativa a circulação periférica, sangüínea e linfática, tratando desde a celulite, a desintoxicação interna, periférica, até a temperatura das extremidades como da cabeça, mãos e pés.
Ele é tonificante, diurético, carminativo (elimina gases), digestivo e imuno-estimulante. Adstringente, desodorizante, anti-séptico, antibiótico e cicatrizante. Estimulante e antidepressivo, ao mesmo tempo calmante, sedativo, antiespasmódico e antiesclerótico.
Tônico geral, trata infecções - por ser bactericida e anti-séptico -, intoxicações (tanto renal quanto intestinal), digestão - por ser tônico e depurativo -, obesidade, problemas de pele, cansaços, depressão, câncer, sistema imunológico - ao estimular a produção de leucócitos -, reumatismo, resfriado, gripe e juntas inflamadas.
O óleo essencial de limão é especial para - no emocional - estimular o resgate da alegria de viver, pois ativa a consciência e válvulas de escape dos estados de ansiedade, depressão e desânimo; dispersa e refresca confusões emocionais e dúvidas.
Melhora o foco da consciência e da busca do auto-conhecimento, clareando e elevando o intelecto.
Acalma, deixa o emocional mais leve. É um promotor eficaz do positivismo e bom humor, ao interromper situações e pensamentos de má-vontade, negativismo e desistência.
Ativa as atitudes mentais de persistência e determinação.
Encoraja, dá confiança e segurança. Ajuda a abrir o coração, aliviando medos e envolvimentos emocionais. Trabalha, em paralelo, a mágoa oculta ou reprimida.
No livro O poder de cura do Limão (editora Alaúde), recomendo como possibilidades seguras de ingestão do óleo essencial de limão as formas descritas abaixo, lembrando que o tempo de tratamento não deve ultrapassar a 3 meses.
- No preparo dos sucos desintoxicantes adicionar 1 limão inteiro (polpa + casca). O suco deverá ser coado e ingerido imediatamente após seu preparo. Aqui, dependendo do tamanho e tipo de limão, pode-se chegar a 5-6 gotas deste óleo, e algumas pessoas encontram dificuldade com seu sabor forte e amargo, por vezes sentindo ardor no estômago após a ingesta. Ou seja, foi muita casca. O certo, no caso, é fazer uso de limões de tamanho médio; ou
- No preparo dos sucos desintoxicantes adicionar 1 limão parcialmente descascado. O suco deverá ser coado e ingerido imediatamente após seu preparo. Aqui o sabor fica mais agradável, pois a quantidade aproximada de óleo de limão adicionada são 2-3 gotas; ou
- No preparo dos sucos desintoxicantes adicionar 1 colher (chá) de raspas da casca de limão. O suco não precisa ser coado, mas precisa ser ingerido imediatamente. Aqui o sabor fica bem agradável pois a quantidade aproximada de óleo de limão deve ser algo como 1-2 gotas; ou
- No preparo dos sucos desintoxicantes ou vitaminas adicionar diretamente 1 colher (chá) de farinha de limão e bater; ou
- No preparo dos sucos desintoxicantes ou vitaminas adicionar diretamente 3 gotas de óleo de limão e bater.
Alerta: essa forma de consumo deve ser acompanhada pela leitura na íntegra do livro em referência e por um profissional competente da aromaterapia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário